Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Numa gestão escolar, deve haver uma parceria entre escola e família. Para isso, o convívio social é importante. Qual a ação mais indicada para viabilizar esse convívio?
Exigir a presença de pais nas reuniões pedagógicas.
Pedir aos pais que apenas acompanhem as anotações da caderneta escolar.
Constituir a associação de pais e mestres (APM).
Disponibilizar somenteumespaço à comunidade.
O educador tomar para si a responsabilidade de aspectos gerais da educação do aluno.
São competências diretamente relacionadas à administração da progressão das aprendizagens, EXCETO:
Cenceber e administrar situaçõesproblema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos;
Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem informativa;
Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno;
Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.
O cadastro escolar, fruto de parceria entre o Estado e os municípios, pretende garantir a cada aluno uma vaga na rede pública de ensino. Como instrumento de gestão, tal levantamento permite
analisar a demanda escolar e compatibilizá-la com a capacidade física das escolas.
destinar parte das taxas de matrícula para o fundo de construção de novas escolas.
verificar o nível de desempenho do corpo docente e propor ações de reciclagem.
selecionar os alunos mais capazes, encaminhandoos para escolas particulares.
Os cinco padrões apresentados nos documentos orientadores do sistema educacional do Estado de Minas Gerais que explicitam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos professores são:
A criança e a aprendizagem nos anos iniciais; O ensino e a avaliação da aprendizagem; A sala de aula inclusiva; A escola e seu contexto social e legal; A responsabilidade e o desenvolvimento profissional.
Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a aprender; Aprender a ser; Aprender a conviver.
Ciclo Inicial de Alfabetização; Alfabetizando; Preparando a escola e a sala de aula; Diagnosticando, Acompanhando e Avaliando.
Diagnóstico; Planejamento; Aplicação; Avaliação e Socialização.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Belloni e Fernandes compreendem a avaliação como um processo:
I. de construção coletiva pelo qual se discutem rumos, ritmos e ajustes e se procede à intervenção, em forma de gestão participativa;
II. que depende do referencial teórico que o fundamenta, isto é, da concepção de educação que se pratica;
III. que não se limita ao pedagógico da sala de aula, mas atinge toda a escola.
Está correto o contido em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
À inteligência ligada à maneira como a pessoa se comunica e se relaciona com outras pessoas dá-se o nome de inteligência:
impessoal.
musical.
intrapessoal.
interpessoal.
cinestésica.
Representam competências relacionadas à prática de ensinar, EXCETO:
Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;
Utilizar novas tecnologias;
Não participar ou interferir na administração da escola;
Informar e envolver os pais.
Uma das características fundamentais do professor alfabetizador para trabalhar a autoestima dos alunos é sua
capacidade de avaliação e comparação dos resultados obtidos por cada um dos alunos para sua classificação.
crença nas capacidades de aprendizagem de todos os seus alunos, independentemente de sua origem social e cultural.
aptidão em reconhecer as habilidades já adquiridas pelos alunos e trabalhar com atividades conhecidas por eles.
habilidade para comunicar os resultados das avaliações realizadas com seus alunos para as famílias.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Belloni e Fernandes distinguem três modalidades básicas de avaliação institucional. Avaliação
de informação; avaliação de emersão; avaliação de comparação.
diagnóstica inicial; avaliação de comparação; avaliação de resultados.
de informação; avaliação de emersão; avaliação do processo.
diagnóstica inicial; avaliação do processo; avaliação de resultados.
de informação; avaliação do processo; avaliação de comparação.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Os períodos de desenvolvimento no processo evolutivo, segundo Piaget, seguem, correta e respectivamente, a seguinte sequência:
sensório-motor; pré-operatório e operatório formal.
sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.
sensório-motor e pré-operatório.
sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal.
pré-operatório; sensório-motor; operatório concreto e operatório formal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...