Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numa gestão escolar, deve haver uma parceria entre escola e família. Para isso, o convívio social é importante. Qual a ação mais indicada para viabilizar esse convívio?

  • A.

    Exigir a presença de pais nas reuniões pedagógicas.

  • B.

    Pedir aos pais que apenas acompanhem as anotações da caderneta escolar.

  • C.

    Constituir a associação de pais e mestres (APM).

  • D.

    Disponibilizar somenteumespaço à comunidade.

  • E.

    O educador tomar para si a responsabilidade de aspectos gerais da educação do aluno.

São competências diretamente relacionadas à “administração da progressão das aprendizagens”, EXCETO:

  • A.

    Cenceber e administrar situaçõesproblema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos;

  • B.

    Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem informativa;

  • C.

    Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno;

  • D.

    Adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino.

O cadastro escolar, fruto de parceria entre o Estado e os municípios, pretende garantir a cada aluno uma vaga na rede pública de ensino. Como instrumento de gestão, tal levantamento permite

  • A.

    analisar a demanda escolar e compatibilizá-la com a capacidade física das escolas.

  • B.

    destinar parte das taxas de matrícula para o fundo de construção de novas escolas.

  • C.

    verificar o nível de desempenho do corpo docente e propor ações de reciclagem.

  • D.

    selecionar os alunos mais capazes, encaminhandoos para escolas particulares.

Os cinco padrões apresentados nos documentos orientadores do sistema educacional do Estado de Minas Gerais que explicitam as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos professores são:

  • A.

    A criança e a aprendizagem nos anos iniciais; O ensino e a avaliação da aprendizagem; A sala de aula inclusiva; A escola e seu contexto social e legal; A responsabilidade e o desenvolvimento profissional.

  • B.

    Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a aprender; Aprender a ser; Aprender a conviver.

  • C.

    Ciclo Inicial de Alfabetização; Alfabetizando; Preparando a escola e a sala de aula; Diagnosticando, Acompanhando e Avaliando.

  • D.

    Diagnóstico; Planejamento; Aplicação; Avaliação e Socialização.

Belloni e Fernandes compreendem a avaliação como um processo:

I. de construção coletiva pelo qual se discutem rumos, ritmos e ajustes e se procede à intervenção, em forma de gestão participativa;

II. que depende do referencial teórico que o fundamenta, isto é, da concepção de educação que se pratica;

III. que não se limita ao pedagógico da sala de aula, mas atinge toda a escola.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

À inteligência ligada à maneira como a pessoa se comunica e se relaciona com outras pessoas dá-se o nome de inteligência:

  • A.

    impessoal.

  • B.

    musical.

  • C.

    intrapessoal.

  • D.

    interpessoal.

  • E.

    cinestésica.

Representam competências relacionadas à prática de ensinar, EXCETO:

  • A.

    Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho;

  • B.

    Utilizar novas tecnologias;

  • C.

    Não participar ou interferir na administração da escola;

  • D.

    Informar e envolver os pais.

Uma das características fundamentais do professor alfabetizador para trabalhar a autoestima dos alunos é sua

  • A.

    capacidade de avaliação e comparação dos resultados obtidos por cada um dos alunos para sua classificação.

  • B.

    crença nas capacidades de aprendizagem de todos os seus alunos, independentemente de sua origem social e cultural.

  • C.

    aptidão em reconhecer as habilidades já adquiridas pelos alunos e trabalhar com atividades conhecidas por eles.

  • D.

    habilidade para comunicar os resultados das avaliações realizadas com seus alunos para as famílias.

Belloni e Fernandes distinguem três modalidades básicas de avaliação institucional. Avaliação

  • A.

    de informação; avaliação de emersão; avaliação de comparação.

  • B.

    diagnóstica inicial; avaliação de comparação; avaliação de resultados.

  • C.

    de informação; avaliação de emersão; avaliação do processo.

  • D.

    diagnóstica inicial; avaliação do processo; avaliação de resultados.

  • E.

    de informação; avaliação do processo; avaliação de comparação.

Os períodos de desenvolvimento no processo evolutivo, segundo Piaget, seguem, correta e respectivamente, a seguinte sequência:

  • A.

    sensório-motor; pré-operatório e operatório formal.

  • B.

    sensório-motor; pré-operatório e operatório concreto.

  • C.

    sensório-motor e pré-operatório.

  • D.

    sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto e operatório formal.

  • E.

    pré-operatório; sensório-motor; operatório concreto e operatório formal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...