Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os pais, diante da superdotação, devem atuar paralelamente e em integração com a escola, estando mais atentos à amplitude e à extensão do processo educativo. Para que isso ocorra, é conveniente que os pais:
I. Participem apenas das reuniões escolares.
II. Se interessem por artigos e publicações sobre superdotação.
III. Façam regularmente passeatas para mobilizar a opinião pública.
IV. Procurem organizar grupos de debates e trocas de experiências que tratam da questão.
V. Se aproximem de profissionais de Educação e tentem juntos, levantar dados e subsídios mais adequados a cada situação.
Apenas as afirmativas I, II e Vestão corretas.
Apenas a afirmativa V está correta.
Apenas as afirmativas s II, IV e Vestão corretas.
Apenas as afirmatirvas III e IV estão corretas.
Apenas afirmativas s I e IV estão corretas.
Ao organizar sua rotina do 1º ano do Ensino Fundamental I, a professora Andréa privilegia um tempo para as brincadeiras cantadas, como cantigas de roda, trava-línguas e rimas. O objetivo dessa professora é
criar situações para o desenvolvimento da oralidade, pois muitas crianças demonstram dificuldade na pronúncia de algumas palavras.
favorecer a interação das crianças, visto que há muitos problemas de relações entre os alunos no cotidiano escolar.
favorecer a interação das crianças e a professora, visto que há muitos problemas disciplinares no cotidiano escolar.
criar situações lúdicas para que as crianças operem com as sílabas, rimas e repetições de fonemas em uma frase ou palavra.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
O Livro Digital Acessível (LIDA), desenvolvido no Brasil pela Fundação Dorina Nowill, para cegos, permite
I. ao leitor cego ou com baixa visão um amplo acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa;
II. ao usuário amplas possibilidades e facilidades de exploração de textos, tanto em áudio como em letras ampliadas;
III. ser utilizado em qualquer computador com as configurações mínimas solicitadas.
Está correto o contido em
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Pedagogia - Relação de Educação e Sociedade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Alarcão afirma que na década de 70, em nome da eficiência e da eficácia, defendidas por abordagens de influência taylorista que subjazem a filosofias tecnocráticas, o supervisor é considerado o
mediador e o avaliador da execução das políticas centralmente decididas.
instrumento e o verificador de execução das políticas centralmente decididas.
avaliador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.
mediador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.
instrumento e o estimulador de execução das políticas centralmente decididas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Esse texto refere-se à postura teórica sobre o desenvolvimento cognitivo desenvolvida por
Jean Piaget.
Carl Rogers.
Emília Ferreiro.
B. F. Skinner.
Lev S. Vygotsky.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Os cursos de Pedagogia têm, historicamente, formado profissionais para o exercício de funções ligadas à gestão educacional: administradores escolares, orientadores educacionais e supervisores de ensino.Aexistência e a permanência do orientador educacional na rede escolar é bastante questionada, e o enfoque dado às atividades que desempenha passa por modificações, de acordo com os Estados, em suas regulamentações. Talvez, por ranços do passado, hoje seja necessária a construção de parâmetros para a atuação desse profissional numa perspectiva:
crítica e emancipatória.
social e educacional.
construtivista e crítica.
social e emancipatória.
educacional e crítica.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
São conhecidas como as principais Teorias de Aprendizagem:
Social ista, Expressionista, Int imista e Psicomotora.
Cognitiva, Linguística e Psicomotora.
Afetiva, Cognitiva eAvaliativa.
Comportamentalista, Cognitiva, Afetiva e Psicomotora.
Psicomotora, Psicológica, Humanizadora e Construtivista.
De acordo com o Plano Curricular de Minas Gerais, as propostas de Alfabetização e Letramento são diferentes, porém complementares e indissociáveis, devendo ocorrer de maneira articulada e simultânea no cotidiano escolar. Nesse sentido, o professor deve desenvolver ações para
I. Promover situações de Letramento para preparar o período da Alfabetização.
II. Identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes.
III. Conhecer as famílias silábicas, por intermédio da progressão do mais fácil para o mais difícil.
IV. Fazer diferenciação entre as formas escritas e outras formas de expressão.
V. Proporcionar contato com diferentes gêneros e suportes de textos.
VI. Conhecer a orientação e o direcionamento da escrita da língua portuguesa.
São ações que deixam mais clara a complementariedade entre a Alfabetização e o Letramento
I, II, III e IV, apenas.
II, IV, V e VI, apenas.
I, II, V e VI, apenas.
III, IV, V e VI, apenas.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.
Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.
Alguns recursos de sistema de voz sintetizada podem ser complementados com os sistemas de ampliação de texto e imagens denominados
Motrix e Zoomtext.
Magic e Motrix.
Magic e Zoomtext.
Linux e Motrix.
Zoomtext e Linux.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Alarcão faz uma revisão das concepções e práticas de supervisão e conclui destacando uma série de tendências percebidas. Dentre as tendências percebidas, encontra-se
a evolução da concepção de ensino como atividade altamente contextualizada para o ensino como atividade estruturada.
a escola como local em que os professores não influem e não são influenciados.
o trajeto no sentido da pessoalidade, deixando para trás a impessoalidade descaracterizadora.
a não valorização da aprendizagem experiencial, de reflexão sobre a prática e para a prática.
o movimento que caminha de uma perspectiva crítica para uma perspectiva funcionalista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...