Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os pais, diante da superdotação, devem atuar paralelamente e em integração com a escola, estando mais atentos à amplitude e à extensão do processo educativo. Para que isso ocorra, é conveniente que os pais:

I. Participem apenas das reuniões escolares.

II. Se interessem por artigos e publicações sobre superdotação.

III. Façam regularmente passeatas para mobilizar a opinião pública.

IV. Procurem organizar grupos de debates e trocas de experiências que tratam da questão.

V. Se aproximem de profissionais de Educação e tentem juntos, levantar dados e subsídios mais adequados a cada situação.

  • A.

    Apenas as afirmativas I, II e Vestão corretas.

  • B.

    Apenas a afirmativa V está correta.

  • C.

    Apenas as afirmativas s II, IV e Vestão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmatirvas III e IV estão corretas.

  • E.

    Apenas afirmativas s I e IV estão corretas.

Ao organizar sua rotina do 1º ano do Ensino Fundamental I, a professora Andréa privilegia um tempo para as brincadeiras cantadas, como cantigas de roda, trava-línguas e rimas. O objetivo dessa professora é

  • A.

    criar situações para o desenvolvimento da oralidade, pois muitas crianças demonstram dificuldade na pronúncia de algumas palavras.

  • B.

    favorecer a interação das crianças, visto que há muitos problemas de relações entre os alunos no cotidiano escolar.

  • C.

    favorecer a interação das crianças e a professora, visto que há muitos problemas disciplinares no cotidiano escolar.

  • D.

    criar situações lúdicas para que as crianças operem com as sílabas, rimas e repetições de fonemas em uma frase ou palavra.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

O Livro Digital Acessível (LIDA), desenvolvido no Brasil pela Fundação Dorina Nowill, para cegos, permite

I. ao leitor cego ou com baixa visão um amplo acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa;

II. ao usuário amplas possibilidades e facilidades de exploração de textos, tanto em áudio como em letras ampliadas;

III. ser utilizado em qualquer computador com as configurações mínimas solicitadas.

Está correto o contido em

  • A.

    III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Alarcão afirma que na década de 70, em nome da eficiência e da eficácia, defendidas por abordagens de influência taylorista que subjazem a filosofias tecnocráticas, o supervisor é considerado o

  • A.

    mediador e o avaliador da execução das políticas centralmente decididas.

  • B.

    instrumento e o verificador de execução das políticas centralmente decididas.

  • C.

    avaliador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.

  • D.

    mediador e o observador da execução das políticas centralmente decididas.

  • E.

    instrumento e o estimulador de execução das políticas centralmente decididas.

Esse texto refere-se à postura teórica sobre o desenvolvimento cognitivo desenvolvida por

  • A.

    Jean Piaget.

  • B.

    Carl Rogers.

  • C.

    Emília Ferreiro.

  • D.

    B. F. Skinner.

  • E.

    Lev S. Vygotsky.

Os cursos de Pedagogia têm, historicamente, formado profissionais para o exercício de funções ligadas à gestão educacional: administradores escolares, orientadores educacionais e supervisores de ensino.Aexistência e a permanência do orientador educacional na rede escolar é bastante questionada, e o enfoque dado às atividades que desempenha passa por modificações, de acordo com os Estados, em suas regulamentações. Talvez, por ranços do passado, hoje seja necessária a construção de parâmetros para a atuação desse profissional numa perspectiva:

  • A.

    crítica e emancipatória.

  • B.

    social e educacional.

  • C.

    construtivista e crítica.

  • D.

    social e emancipatória.

  • E.

    educacional e crítica.

São conhecidas como as principais Teorias de Aprendizagem:

  • A.

    Social ista, Expressionista, Int imista e Psicomotora.

  • B.

    Cognitiva, Linguística e Psicomotora.

  • C.

    Afetiva, Cognitiva eAvaliativa.

  • D.

    Comportamentalista, Cognitiva, Afetiva e Psicomotora.

  • E.

    Psicomotora, Psicológica, Humanizadora e Construtivista.

De acordo com o Plano Curricular de Minas Gerais, as propostas de Alfabetização e Letramento são diferentes, porém complementares e indissociáveis, devendo ocorrer de maneira articulada e simultânea no cotidiano escolar. Nesse sentido, o professor deve desenvolver ações para

I. Promover situações de Letramento para preparar o período da Alfabetização.

II. Identificar as finalidades e funções da leitura de alguns textos a partir do exame de seus suportes.

III. Conhecer as famílias silábicas, por intermédio da progressão do mais fácil para o mais difícil.

IV. Fazer diferenciação entre as formas escritas e outras formas de expressão.

V. Proporcionar contato com diferentes gêneros e suportes de textos.

VI. Conhecer a orientação e o direcionamento da escrita da língua portuguesa.

São ações que deixam mais clara a complementariedade entre a Alfabetização e o Letramento

  • A.

    I, II, III e IV, apenas.

  • B.

    II, IV, V e VI, apenas.

  • C.

    I, II, V e VI, apenas.

  • D.

    III, IV, V e VI, apenas.

As autoras Lima, Nassif e Felippe afirmam que a tecnologia vem contribuindo cada vez mais na reabilitação do deficiente visual para as atividades nas áreas educacional, profissional e social.

Nesse contexto, responda às questões de números 57 a 60.

Alguns recursos de sistema de voz sintetizada podem ser complementados com os sistemas de ampliação de texto e imagens denominados

  • A.

    Motrix e Zoomtext.

  • B.

    Magic e Motrix.

  • C.

    Magic e Zoomtext.

  • D.

    Linux e Motrix.

  • E.

    Zoomtext e Linux.

Alarcão faz uma revisão das concepções e práticas de supervisão e conclui destacando uma série de tendências percebidas. Dentre as tendências percebidas, encontra-se

  • A.

    a evolução da concepção de ensino como atividade altamente contextualizada para o ensino como atividade estruturada.

  • B.

    a escola como local em que os professores não influem e não são influenciados.

  • C.

    o trajeto no sentido da pessoalidade, deixando para trás a impessoalidade descaracterizadora.

  • D.

    a não valorização da aprendizagem experiencial, de reflexão sobre a prática e para a prática.

  • E.

    o movimento que caminha de uma perspectiva crítica para uma perspectiva funcionalista.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...