Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos
considera que os adultos reagem melhor a estímulos externos, como notas, promoções e salários mais altos, que a fatores motivacionais internos, como autoestima e qualidade de vida.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Carmen Basil, in Coll (org.), afirma que a paralisia cerebral, apesar de não ser a única, é uma das formas de deficiência motora mais frequentes entre a população em idade escolar, podendo, ainda, na escola, encontrar também alunos com outros transtornos, como por exemplo, a deficiência motora de origem espinhal. De acordo com essa autora, as deficiências motoras de origem espinhal são:
poliomielite, espinha bífida, lesões medulares degenerativas e traumatismo medular.
paralisia cerebral, traumatismo cranioencefálico e tumores.
malformações congênitas, distróficas, microbianas e reumatismos infantis.
miopatias (distrofia muscular progressiva de Duchenne e distrofia escapular de Landouzy-Djerine).
lesões osteoarticulares por desvio do ráquis (cifose, escoliose, lordose).
A elaboração do projeto político pedagógico da escola inclui a definição de um conjunto de princípios norteadores da prática escolar. Analise os princípios abaixo e a seguir marque a alternativa correta:
( ) privilegiar os conteúdos e as metodologias.
( ) refletir sobre o futuro da sociedade e o dever ser.
( ) atender na medida do possível aos interesses coletivos, respeitando o aluno como centro do processo educativo.
( ) promover uma educação dentro de uma visão de homem e de sociedade.
São consideradas corretas:
I e IV
I, II e III
II, III e IV
I, III e IV
III e IV
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Com base na reflexão acima, podemos concluir que
a relevância dos meios nos processos de ensino está condicionada mais pelos conteúdos apresentados e menos pelo contexto da situação educativa.
os meios são meros depositários de informação e sua importância depende dos usos que os sujeitos fizerem no processo de ensino e aprendizagem.
os meios de ensino não diferem de outros meios de comunicação social, uma vez que estes podem se converter em meio de ensino.
em qualquer meio material de ensino deve existir algum tipo de sistema de símbolo ou referente que represente algo diferente de si mesmo.
Explorar o universo da música é uma tarefa a ser desenvolvida na Educação Infantil, porque:
distrai a criança que está no espaço educativo, facilitando a sua permanência nesse espaço, permanecendo às vezes, oito horas na instituição.
a música é uma atividade agradável e lúdica, apropriada para a criança ficar calada quando está ouvindo, facilitando as tarefas do educador infantil, já sobrecarregado com muitas atribuições.
ouvindo, cantando, imitando, dançando, a criança constrói seu conhecimento sobre música, como ser rítmico-mímico, usando espontaneamente os seus gestos diante das sensações.
cantando, a criança desenvolve sua habilidade vocal, imitando cantores já conhecidos, distraindo-se no espaço escolar, não se cansando porque está realizando uma tarefa interessante.
ajuda ao educador nas tarefas do dia a dia que ele planejou, tornando o ambiente mais apropriado para as exigências disciplinares e contribuindo para que a criança aprenda a ouvir em silêncio.
O planejamento é uma ferramenta que facilita ou possibilita um bom trabalho. Neste caso, para a escola organizar suas ações, ela deve trabalhar com o planejamento
estratégico, voltado a uma Gestão da Qualidade Total na Escola, que incentiva a participação dos educadores na sua totalidade e motiva todos os envolvidos a construírem o Projeto Político-Pedagógico.
administrativo, que estabelece níveis de prioridades, funções detalhadas, metas a serem atingidas; para isso, o gestor da escola deve esclarecer que conta com a colaboração de todos para execução do trabalho cotidiano e o bom funcionamento da unidade.
participativo, que contenha uma proposta bem determinada, uma filosofia, conceitos e modelos próprios, e instrumentos e técnicas próprios. Pretende servir para o planejamento político, não apenas estratégico para a instituição, mas também para o planejamento administrativo a serviço deste planejamento político, contribuindo para a construção de uma determinada sociedade.
coletivo, que contenha a missão da escola e desenvolva um processo educativo ligado ao bem comum e voltado à informação de todos. Para isso, a equipe gestora se compromete a avaliar o processo percorrido ao longo do ano letivo, dando devolutivas sistematicamente nas reuniões pedagógicas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos
atribui ao professor o papel de facilitador da aprendizagem, pressupondo que a relação entre professor e aluno é horizontal, e orienta-se a partir do diálogo, do respeito, da colaboração e da confiança.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Mantoan afirma que a escola aberta a todos é o grande alvo e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação nestes novos tempos. Mudar a escola é ter que enfrentar muitas frentes de trabalho com tarefas fundamentais para a sua realização. Na visão da autora, essas tarefas são:
I. criar estratégias de parceria entre as diversas instituições com trabalho social e comunitário, governamental e não governamental;
II. recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos;
III. garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprove a repetência;
IV. acompanhar o processo de aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais, favorecendo a interlocução dos segmentos da comunidade escolar;
V. articular a mediação entre a sala de aula com o atendimento educacional especializado, o atendimento com a saúde e assistência à família.
Está correto o contido apenas em
I e II.
I e III.
II e III.
III e IV.
IV e V.
Uma das exigências atuais dos sistemas de ensino sobre a escola é a elaboração do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Sobre este tema é correta a afirmativa:
somente a equipe dirigente da escola deve participar da elaboração do PPP.
é um documento de uso exclusivo dos professores, por isto, apenas a equipe docente deve elaborá-lo.
somente um grupo específico de docentes, de preferência os que tiverem maior titulação participam da elaboração do projeto.
é uma tarefa complexa, é necessário contar com idéias de um grupo especializado de consultores.
envolve a participação efetiva da comunidade escolar com base na responsabilidade coletiva com elemento norteador.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
No quadro a seguir, apresentam-se três desses axiomas e duas perguntas relacionadas a cada um deles. Relacione a primeira coluna com a segunda e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
1A 3B 2C 1D 3E 2F.
2A 2B 1C 3D 3E 1F.
3A 2B 1C 3D 1E 2F.
3A 2B 2C 1D 1E 3F.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...