Questões de Pedagogia

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A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos

considera que os adultos reagem melhor a estímulos externos, como notas, promoções e salários mais altos, que a fatores motivacionais internos, como autoestima e qualidade de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Carmen Basil, in Coll (org.), afirma que a paralisia cerebral, apesar de não ser a única, é uma das formas de deficiência motora mais frequentes entre a população em idade escolar, podendo, ainda, na escola, encontrar também alunos com outros transtornos, como por exemplo, a deficiência motora de origem “espinhal”. De acordo com essa autora, as deficiências motoras de origem “espinhal” são:

  • A.

    poliomielite, espinha bífida, lesões medulares degenerativas e traumatismo medular.

  • B.

    paralisia cerebral, traumatismo cranioencefálico e tumores.

  • C.

    malformações congênitas, distróficas, microbianas e reumatismos infantis.

  • D.

    miopatias (distrofia muscular progressiva de Duchenne e distrofia escapular de Landouzy-Djerine).

  • E.

    lesões osteoarticulares por desvio do ráquis (cifose, escoliose, lordose).

A elaboração do projeto político pedagógico da escola inclui a definição de um conjunto de princípios norteadores da prática escolar. Analise os princípios abaixo e a seguir marque a alternativa correta:

( ) privilegiar os conteúdos e as metodologias.

( ) refletir sobre o futuro da sociedade e o dever ser.

( ) atender na medida do possível aos interesses coletivos, respeitando o aluno como centro do processo educativo.

( ) promover uma educação dentro de uma visão de homem e de sociedade.

São consideradas corretas:

  • A.

    I e IV

  • B.

    I, II e III

  • C.

    II, III e IV

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    III e IV

Com base na reflexão acima, podemos concluir que

  • A.

    a relevância dos meios nos processos de ensino está condicionada mais pelos conteúdos apresentados e menos pelo contexto da situação educativa.

  • B.

    os meios são meros depositários de informação e sua importância depende dos usos que os sujeitos fizerem no processo de ensino e aprendizagem.

  • C.

    os meios de ensino não diferem de outros meios de comunicação social, uma vez que estes podem se converter em meio de ensino.

  • D.

    em qualquer meio material de ensino deve existir algum tipo de sistema de símbolo ou referente que represente algo diferente de si mesmo.

Explorar o universo da música é uma tarefa a ser desenvolvida na Educação Infantil, porque:

  • A.

    distrai a criança que está no espaço educativo, facilitando a sua permanência nesse espaço, permanecendo às vezes, oito horas na instituição.

  • B.

    a música é uma atividade agradável e lúdica, apropriada para a criança ficar calada quando está ouvindo, facilitando as tarefas do educador infantil, já sobrecarregado com muitas atribuições.

  • C.

    ouvindo, cantando, imitando, dançando, a criança constrói seu conhecimento sobre música, como ser rítmico-mímico, usando espontaneamente os seus gestos diante das sensações.

  • D.

    cantando, a criança desenvolve sua habilidade vocal, imitando cantores já conhecidos, distraindo-se no espaço escolar, não se cansando porque está realizando uma tarefa interessante.

  • E.

    ajuda ao educador nas tarefas do dia a dia que ele planejou, tornando o ambiente mais apropriado para as exigências disciplinares e contribuindo para que a criança aprenda a ouvir em silêncio.

O planejamento é uma ferramenta que facilita ou possibilita um bom trabalho. Neste caso, para a escola organizar suas ações, ela deve trabalhar com o planejamento

  • A.

    estratégico, voltado a uma Gestão da Qualidade Total na Escola, que incentiva a participação dos educadores na sua totalidade e motiva todos os envolvidos a construírem o Projeto Político-Pedagógico.

  • B.

    administrativo, que estabelece níveis de prioridades, funções detalhadas, metas a serem atingidas; para isso, o gestor da escola deve esclarecer que conta com a colaboração de todos para execução do trabalho cotidiano e o bom funcionamento da unidade.

  • C.

    participativo, que contenha uma proposta bem determinada, uma filosofia, conceitos e modelos próprios, e instrumentos e técnicas próprios. Pretende servir para o planejamento político, não apenas estratégico para a instituição, mas também para o planejamento administrativo a serviço deste planejamento político, contribuindo para a construção de uma determinada sociedade.

  • D.

    coletivo, que contenha a missão da escola e desenvolva um processo educativo ligado ao bem comum e voltado à informação de todos. Para isso, a equipe gestora se compromete a avaliar o processo percorrido ao longo do ano letivo, dando devolutivas sistematicamente nas reuniões pedagógicas.

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos

atribui ao professor o papel de facilitador da aprendizagem, pressupondo que a relação entre professor e aluno é horizontal, e orienta-se a partir do diálogo, do respeito, da colaboração e da confiança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mantoan afirma que a escola aberta a todos é o grande alvo e, ao mesmo tempo, o grande problema da educação nestes novos tempos. Mudar a escola é ter que enfrentar muitas frentes de trabalho com tarefas fundamentais para a sua realização. Na visão da autora, essas tarefas são:

I. criar estratégias de parceria entre as diversas instituições com trabalho social e comunitário, governamental e não governamental;

II. recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos;

III. garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que não segregue e que reprove a repetência;

IV. acompanhar o processo de aprendizagem do aluno com necessidades educacionais especiais, favorecendo a interlocução dos segmentos da comunidade escolar;

V. articular a mediação entre a sala de aula com o atendimento educacional especializado, o atendimento com a saúde e assistência à família.

Está correto o contido apenas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    IV e V.

Uma das exigências atuais dos sistemas de ensino sobre a escola é a elaboração do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Sobre este tema é correta a afirmativa:

  • A.

    somente a equipe dirigente da escola deve participar da elaboração do PPP.

  • B.

    é um documento de uso exclusivo dos professores, por isto, apenas a equipe docente deve elaborá-lo.

  • C.

    somente um grupo específico de docentes, de preferência os que tiverem maior titulação participam da elaboração do projeto.

  • D.

    é uma tarefa complexa, é necessário contar com idéias de um grupo especializado de consultores.

  • E.

    envolve a participação efetiva da comunidade escolar com base na responsabilidade coletiva com elemento norteador.

No quadro a seguir, apresentam-se três desses axiomas e duas perguntas relacionadas a cada um deles. Relacione a primeira coluna com a segunda e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.

  • A.

    1A – 3B – 2C – 1D – 3E – 2F.

  • B.

    2A – 2B – 1C – 3D – 3E – 1F.

  • C.

    3A – 2B – 1C – 3D – 1E – 2F.

  • D.

    3A – 2B – 2C – 1D – 1E – 3F.

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