Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O orientador escolar precisa entender aspectos teóricos que influenciam a educação brasileira. Neste sentido é correta a afirmativa:
os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais.
as instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais.
a organização do sistema escolares não alteram quando mudam as relações de poder entre seus membros.
as instituições educacionais não refletem as características do sistema social.
os docentes e a equipe pedagógica administrativa não se envolvem com as questões sociais.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Num projeto de trabalho, segundo Hernandez, alunos e professores têm a responsabilidade de aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações, atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco. Assinale a alternativa correspondente.
Aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco.
Em grande grupo de debate sobre determinado tema e apresentá-lo aos colegas.
Respeitar o conteúdo estabelecido no currículo da escola, não podendo ir além dele.
Respeitar uns aos outros, mas seguir as orientações de professor somente.
Não sair fora do que foi acordado em sala de aula sob pena de alterar o planejamento previamente fixado.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Na EaD, desde muito tempo, trabalha-se com a ideia de formação de equipes multidisciplinares para a estruturação e ofertas de cursos. Uma das funções que ganhou maior importância foi a do designer instrucional, termo que enfrenta algumas resistências ao ponto de alguns teóricos preferirem chamar de projetista pedagógico. Comumente o profissional encarregado de atuar nessa parte em um curso a distância tem a responsabilidade de
analisar a produção final dos materiais organizados somente para cursos on-line, no que diz respeito às possíveis falhas na configuração de design gráfico que de alguma forma possam dificultar a leitura pelo aluno usuário.
projetar soluções para problemas educacionais específicos em situações de aprendizagem por meios eletrônicos ou por outros meios, em níveis diferenciados, restringindo-se às iniciativas educacionais intencionais.
avaliar especificamente o nível de coerência entre os objetivos de aprendizagem, a apresentação dos conteúdos e a estrutura das atividades de fixação, principalmente no que diz respeito à clareza dos enunciados e dos comandos.
revisar o material didático impresso no estágio em que ele é finalizado na busca de identificar possíveis erros no processo de formatação gráfica, tais como erros de digitação, deslocamentos de textos ou imagens, entre outros.
Neste contexto, é CORRETO afirmar:
A Avaliação é o instrumento mais importante na construção do conhecimento, pois avalia o momento e não o processo.
A Avaliação é construída de forma desarticulada da metodologia de trabalho da sala de aula.
A avaliação não pode ser discutida de forma isolada de um projeto político pedagógico, inserido num projeto social mais amplo.
A Avaliação como instrumento de treinamento para exames e concursos.
A leitura denominada como objetiva, instrumental ou utilitária, que se faz com o objetivo de estudo, pesquisa e informação, denomina-se leitura
racional.
facilitada.
científica.
informativa.
comportamental.
A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta
histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores, fazendo uso da escrita com diferentes finalidades, envolvendo os alunos.
histórias que tenham mais ilustrações do que textos escritos, trazendo para sala de aula exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e fazer uso da escrita individual ou coletiva de diferentes textos.
histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula diferentes tipos de textos e atividades de escrita com textos de memórias, músicas, listas e nomes envolvendo os alunos.
textos de memórias, músicas, quadrinhas e propor atividades com exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e usar textos escritos de diferentes gêneros e com diferentes suportes, fazendo uso da escrita com a finalidade de ler para aprender.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em determinado momento da vida escolar, alguns alunos podem apresentar necessidades educacionais especiais, e em algumas situações, requerem, da escola, uma série de recursos e apoios de caráter mais especializados, que proporcionem ao aluno meios para o acesso ao currículo. Para encontrar soluções de objetos que auxiliem o aprendizado de pessoas com necessidades especiais, os profissionais da educação devem seguir algumas etapas para o desenvolvimento das ajudas técnicas.
Assinale a sequência de desenvolvimento de ajudas técnicas apresentada no material do Portal de ajudas técnicas para educação (2002) (MEC/SEESP).1. Identificação das necessidades, 2. entender a situação, 3.construir o objeto, 4. representar a ideia, 5. compra do equipamento indicado, 6. acompanhar o uso e 7. avaliar o uso.
1. Entender a situação, 2. gerar ideias, 3. escolher alternativas, 4. representar a ideia, 5. construir o objeto, 6. avaliar o uso e 7. acompanhar o uso.
1. Histórico, 2. testagem dos equipamentos, 3. identificação das necessidades, 4. avaliação das habilidades, 5. identificação dos resultados desejados, 6. implementação tecnológica e 7. feed-back.
1. Avaliação das habilidades, 2. entender a situação, 3. representar a ideia, 4. escolher alternativas, 5. acompanhar o uso, 6. feed-back e 7. construir o objeto.
1.Identificar as necessidades, 2.definir materiais, 3. experimentar na situação real de uso, 4. acompanhar o uso, 5. representar a ideia, 6. comprar o equipamento indicado e 7. conversar com o usuário.
Numere cada abordagem de aprendizagem a sua característica. A seguir marque a alternativa correta:
1 Ambientalista
2 Inatista
3 Interacionista
( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.
( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.
( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.
( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.
( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.
A afirmativa correta é:
1, 1, 2, 2, 3.
3, 3, 1, 1, 2.
1, 2, 1, 3, 1.
2, 3, 2, 1, 3.
3, 2, 3, 1, 2.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Várias razões devem ser consideradas, a fim de entender de forma satisfatória alguma das características básicas dos projetos interdisciplinares. Para Silva (LUDKE, 2006, p. 68-73), esses pontos, entre outros, devem ser considerados pelos professores como características básicas dos projetos, EXCETO:
Ruptura com o esquema tradicional de ensino por disciplina.
Possibilidade de reunir o que já foi aprendido pelo aluno e o que pode vir a sê-lo, nos vários campos do conhecimento.
Participação ativa e dinâmica dos alunos, desencadeando forças em geral apassivadas no modelo escolar tradicional.
Construção de conhecimento pela investigação própria dos alunos.
Desarticulação entre trabalho individual e coletivo e valorização de atitudes e comportamentos sociais.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Relacione as categorias e fatores da primeira coluna com seu significado na segunda coluna e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
3A 5B 4C 2D 1E 6F.
3A 2B 5C 6D 1E 3F.
4A 5B 6C 2D 3E 1F.
5A 6B 3C 4D 2E 1F.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...