Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O orientador escolar precisa entender aspectos teóricos que influenciam a educação brasileira. Neste sentido é correta a afirmativa:

  • A.

    os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais.

  • B.

    as instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais.

  • C.

    a organização do sistema escolares não alteram quando mudam as relações de poder entre seus membros.

  • D.

    as instituições educacionais não refletem as características do sistema social.

  • E.

    os docentes e a equipe pedagógica administrativa não se envolvem com as questões sociais.

Num projeto de trabalho, segundo Hernandez, alunos e professores têm a responsabilidade de aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações, atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco. Assinale a alternativa correspondente.

  • A.

    Aplicar seus conhecimentos prévios sobre determinado tema, buscando, elaborando, pesquisando novas informações atribuindo um sentido mais amplo ao assunto em foco.

  • B.

    Em grande grupo de debate sobre determinado tema e apresentá-lo aos colegas.

  • C.

    Respeitar o conteúdo estabelecido no currículo da escola, não podendo ir além dele.

  • D.

    Respeitar uns aos outros, mas seguir as orientações de professor somente.

  • E.

    Não sair fora do que foi acordado em sala de aula sob pena de alterar o planejamento previamente fixado.

Na EaD, desde muito tempo, trabalha-se com a ideia de formação de equipes multidisciplinares para a estruturação e ofertas de cursos. Uma das funções que ganhou maior importância foi a do designer instrucional, termo que enfrenta algumas resistências ao ponto de alguns teóricos preferirem chamar de projetista pedagógico. Comumente o profissional encarregado de atuar nessa parte em um curso a distância tem a responsabilidade de

  • A.

    analisar a produção final dos materiais organizados somente para cursos on-line, no que diz respeito às possíveis falhas na configuração de design gráfico que de alguma forma possam dificultar a leitura pelo aluno usuário.

  • B.

    projetar soluções para problemas educacionais específicos em situações de aprendizagem por meios eletrônicos ou por outros meios, em níveis diferenciados, restringindo-se às iniciativas educacionais intencionais.

  • C.

    avaliar especificamente o nível de coerência entre os objetivos de aprendizagem, a apresentação dos conteúdos e a estrutura das atividades de fixação, principalmente no que diz respeito à clareza dos enunciados e dos comandos.

  • D.

    revisar o material didático impresso no estágio em que ele é finalizado na busca de identificar possíveis erros no processo de formatação gráfica, tais como erros de digitação, deslocamentos de textos ou imagens, entre outros.

Neste contexto, é CORRETO afirmar:

  • A.

    A Avaliação é o instrumento mais importante na construção do conhecimento, pois avalia o momento e não o processo.

  • B.

    A Avaliação é construída de forma desarticulada da metodologia de trabalho da sala de aula.

  • C.

    A avaliação não pode ser discutida de forma isolada de um projeto político pedagógico, inserido num projeto social mais amplo.

  • D.

    A Avaliação como instrumento de treinamento para exames e concursos.

A leitura denominada como objetiva, instrumental ou utilitária, que se faz com o objetivo de estudo, pesquisa e informação, denomina-se leitura

  • A.

    racional.

  • B.

    facilitada.

  • C.

    científica.

  • D.

    informativa.

  • E.

    comportamental.

A compreensão e valorização das funções sociais da escrita é uma aprendizagem que deve acontecer desde os primeiros momentos da chegada da criança à escola e deve continuar até o final de sua formação estudantil. O professor orientará seus alunos para a compreensão e a valorização dos diferentes usos e funções da escrita, em diferentes gêneros e suportes, quando ler em voz alta

  • A.

    histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula textos escritos de diferentes gêneros, em diversos suportes ou portadores, fazendo uso da escrita com diferentes finalidades, envolvendo os alunos.

  • B.

    histórias que tenham mais ilustrações do que textos escritos, trazendo para sala de aula exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e fazer uso da escrita individual ou coletiva de diferentes textos.

  • C.

    histórias, notícias, propagandas, trazendo para a sala de aula diferentes tipos de textos e atividades de escrita com textos de memórias, músicas, listas e nomes envolvendo os alunos.

  • D.

    textos de memórias, músicas, quadrinhas e propor atividades com exercícios grafo-motores como copiar o próprio nome e usar textos escritos de diferentes gêneros e com diferentes suportes, fazendo uso da escrita com a finalidade de ler para aprender.

Em determinado momento da vida escolar, alguns alunos podem apresentar necessidades educacionais especiais, e em algumas situações, requerem, da escola, uma série de recursos e apoios de caráter mais especializados, que proporcionem ao aluno meios para o acesso ao currículo. Para encontrar soluções de objetos que auxiliem o aprendizado de pessoas com necessidades especiais, os profissionais da educação devem seguir algumas etapas para o desenvolvimento das ajudas técnicas.

Assinale a sequência de desenvolvimento de ajudas técnicas apresentada no material do Portal de ajudas técnicas para educação (2002) (MEC/SEESP).

  • A.

    1. Identificação das necessidades, 2. entender a situação, 3.construir o objeto, 4. representar a ideia, 5. compra do equipamento indicado, 6. acompanhar o uso e 7. avaliar o uso.

  • B.

    1. Entender a situação, 2. gerar ideias, 3. escolher alternativas, 4. representar a ideia, 5. construir o objeto, 6. avaliar o uso e 7. acompanhar o uso.

  • C.

    1. Histórico, 2. testagem dos equipamentos, 3. identificação das necessidades, 4. avaliação das habilidades, 5. identificação dos resultados desejados, 6. implementação tecnológica e 7. feed-back.

  • D.

    1. Avaliação das habilidades, 2. entender a situação, 3. representar a ideia, 4. escolher alternativas, 5. acompanhar o uso, 6. feed-back e 7. construir o objeto.

  • E.

    1.Identificar as necessidades, 2.definir materiais, 3. experimentar na situação real de uso, 4. acompanhar o uso, 5. representar a ideia, 6. comprar o equipamento indicado e 7. conversar com o usuário.

Numere cada abordagem de aprendizagem a sua característica. A seguir marque a alternativa correta:

1 – Ambientalista

2 – Inatista

3 – Interacionista

( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.

( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.

( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.

( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.

( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.

A afirmativa correta é:

  • A.

    1, 1, 2, 2, 3.

  • B.

    3, 3, 1, 1, 2.

  • C.

    1, 2, 1, 3, 1.

  • D.

    2, 3, 2, 1, 3.

  • E.

    3, 2, 3, 1, 2.

Várias razões devem ser consideradas, a fim de entender de forma satisfatória alguma das características básicas dos projetos interdisciplinares. Para Silva (LUDKE, 2006, p. 68-73), esses pontos, entre outros, devem ser considerados pelos professores como características básicas dos projetos, EXCETO:

  • A.

    Ruptura com o esquema tradicional de ensino por disciplina.

  • B.

    Possibilidade de reunir o que já foi aprendido pelo aluno e o que pode vir a sê-lo, nos vários campos do conhecimento.

  • C.

    Participação ativa e dinâmica dos alunos, desencadeando forças em geral apassivadas no modelo escolar tradicional.

  • D.

    Construção de conhecimento pela investigação própria dos alunos.

  • E.

    Desarticulação entre trabalho individual e coletivo e valorização de atitudes e comportamentos sociais.

Relacione as categorias e fatores da primeira coluna com seu significado na segunda coluna e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

  • A.

    3A – 5B – 4C – 2D – 1E – 6F.

  • B.

    3A – 2B – 5C – 6D – 1E – 3F.

  • C.

    4A – 5B – 6C – 2D – 3E – 1F.

  • D.

    5A – 6B – 3C – 4D – 2E – 1F.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...