Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Considere as duas informações a seguir para responder a esta questão.
Estão corretas I, II, III e IV.
Estão corretas apenas I, II e III.
Estão corretas apenas I, III e IV.
Estão corretas apenas II e IV.
Considerando que a escola ocupa um espaço e um lugar que são transformados pelas relações ali estabelecidas e, portanto, não é neutra, e que carrega signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais entre todos os que o habitam, os educadores devem
repensar na organização interna da escola para que esta seja coerente com sua concepção de ensino-aprendizagem e com a proposta de gestão participativa, e buscar outros espaços formadores na cidade e no campo para planejar sua ação pedagógica.
saber organizar os espaços para que os adultos possam controlar todas as situações, previsíveis ou não, e atuar para além da transmissão de conhecimentos.
planejar estudos do meio para suas crianças, transformando o território em um livro aberto. A experiência com múltiplas linguagens e com diversidade pode deixar as crianças confusas, demandando maior atenção dos educadores.
acompanhar detalhadamente o que os alunos estão aprendendo e, para isso, o centro das atenções do grupo deve ser o quadro negro.
A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.
Uma das premissas da andragogia é que os adultos apresentam numerosas experiências de vida, segundo as quais constroem a base de seu aprendizado. Essas experiências devem, portanto, ser incluídas no processo educativo.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A surdez é uma realidade heterogênea e multifacetada e cada sujeito surdo é único, pois
sua identidade se constituirá a depender exclusivamente das experiências sensoriais que deixou de compartilhar ao longo de sua vida.
sua identidade se constituirá a depender das experiências socioculturais que compartilhou ao longo de sua vida.
a deficiência, por ser extremamente específica, o afasta do convívio social e o impede de interagir com as outras pessoas.
a deficiência, por ser extremamente específica, faz com que recursos adaptativos sejam criados e que não possam ser utilizados para dois sujeitos diferentes.
sua identidade é construída pautada na deficiência que não é alterada pelo tipo de convivência sociofamiliar.
Juliana está cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola construtivista. Sua mãe está muito preocupada com os erros gramaticais que Juliana vem cometendo em suas produções de texto. Então, resolveu conversar com a professora sobre a sua insatisfação quanto ao ensino da escola.
Partindo dessas informações, qual seria a resposta da professora diante da angústia da mãe?
Partindo dessas informações, qual seria a resposta da professora diante da angústia da mãe?
Também percebo que Juliana é uma aluna fraca, sugiro que ela retorne para o último período da pré-escola.
Juliana está tendo liberdade para construir textos, e isto é importante para o seu processo de alfabetização. Mandarei para casa mais exercícios para que ela possa treinar gramática.
Sabemos que sua escrita está incorreta, mas o que valorizamos é a produção criativa da criança e seu entendimento a respeito de como organizar a história.
Juliana é uma menina muito inteligente e criativa, mas se distrai facilmente conversando com os colegas, acredito que, por esta razão, esteja errando tanto.
O estudo da realidade (diagnóstico), a análise e discussão dos dados, a determinação dos objetivos, dos recursos e de como proceder para modificar uma realidade, dá-se o nome de:
Acompanhamento
Avaliação.
Plano.
Planejamento.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, o mundo vem assistindo a um vertiginoso avanço das tecnologias da informação e da comunicação com sérias implicações para as sociedades. Dentre essas implicações, podemos assinalar a
perda de importância dos setores econômicos ligados ao lazer, aos serviços e à comunicação.
consolidação dos modos de produção fundados no paradigma organizacional taylorista-fordista.
alteração da estrutura de interesses, do caráter dos símbolos e da natureza da comunidade.
diminuição da fadiga, principalmente para o grupo de trabalhadores do chamado trabalho imaterial.
Segundo CURY (1997), as bases da educação nacional definidas na Lei nº 9.394/1996 − atual LDB − avançaram consideravelmente em três grandes eixos da organização do sistema educacional: Autonomia, Avaliação e Cooperação. Nesta perspectiva, cabe às escolas
atribuir aos professores participação ativa na elaboração da proposta pedagógica da escola e colaboração na articulação. A organização deve ser seriada e a avaliação tanto dos alunos como dos professores deverá ser classificatória, sendo que estes últimos devem estar habilitados em nível superior.
ampliar a duração do ano letivo (250 dias) e da carga horária anual de efetivo trabalho escolar (900 h), podendo flexibilizar esta carga horária após ouvir a comunidade. A avaliação deve ser realizada nos estabelecimentos de Ensino Fundamental de forma integrada ao Sistema Nacional de Avaliação Escolar.
responsabilizar-se pela elaboração e execução de propostas pedagógicas próprias e com uma atuação integrada com a comunidade. Incentivar o espírito de cooperação dos agentes educacionais entre si e com a comunidade. A avaliação deve revisar as aprendizagens básicas necessárias a todos os cidadãos.
criar momentos de estudos para os alunos que apresentam atraso escolar − programas de aceleração de estudos − com o cuidado de não avançar o tempo determinado para a conclusão dos cursos. Essa avaliação deve ser realizada pelo professor desde as séries iniciais, incluindo alfabetização, até o ensino médio.
A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.
A andragogia e a pedagogia transformadora são modelos pedagógicos antagônicos, inexistindo, entre eles, elementos que evidenciem semelhanças nos pressupostos que os fundamentam.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na educação dos surdos, a adequação do ensino da língua portuguesa ocorre, dentre outros, por meio de
I. escolha prévia de textos de acordo com a competência linguística dos educandos;
II. apresentação de referências irrelevantes sobre o texto, em língua de sinais ou utilizando outros recursos, antes de sua leitura;
III. exploração do vocabulário e da estrutura do texto (decodificação de vocábulos desconhecidos, por meio do emprego de associações e analogias).
Está correto o contido em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...