Questões de Pedagogia

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Com base nas informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Martín (et al) delimita o conceito de incapacidade motora como

  • A.

    alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

  • B.

    perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, comprometendo o desempenho de atividade.

  • C.

    transtorno funcional específico do desenvolvimento que ocorreu ou se estabilizou durante um período de tempo.

  • D.

    anomalia da estrutura corporal qualquer que seja a sua causa, resultando em uma redução do desempenho de alguma função.

  • E.

    consequência da deficiência do ponto de vista do rendimento funcional e da atividade do indivíduo.

Luckesi considera a filosofia da educação com uma ciência que:

  • A.

    ajuda na reflexão sobre a educação e os valores que direcionam a prática educativa.

  • B.

    permite única e exclusivamente no desenvolvimento do senso crítico.

  • C.

    dispensa o envolvimento do professor nas questões filosóficas educacionais.

  • D.

    não é área responsável pela reflexão dos problemas reais apresentados na área educacional.

  • E.

    N.D.A

No que se refere ao conhecimento, a necessidade de se pensar numa organização crítica à estrutura disciplinar, à fragmentação e ao isolamento dos saberes, sugere o uso de abordagens globalizadas ou interdisciplinares como formas de aproximação do conhecimento que permitem sua inter-relação e integração. Dentre os vários componentes vinculados ao saber numa perspectiva inovadora, Carbonell ressalta alguns, devido à sua grande importância no curso das transformações pelas quais passa o conhecimento e a sociedade, hoje. Assinale a alternativa correta.

  • A.

    É preciso construir uma noção de conhecimento mais democrática, inclusiva e vinculada à formação integral do ser humano, superando a tradição cultural que estabelece rupturas entre razão e afetividade, pensamento e sentimento, subjetividade e objetividade.

  • B.

    Construir conhecimento é uma ação que envolve todos os aspectos do desenvolvimento humano, de ordem biológica, psíquica, social, cultural, afetiva, intelectual, entre outros.

  • C.

    O conhecimento tem de ser relevante, ou seja, revestido de valor cultural e social que tenha sentido e significado para os alunos, abrangendo conteúdos conceituais, procedimentos e habilidades que favoreçam o desenvolvimento de diferentes tipos de inteligências.

  • D.

    O conhecimento deve ser uma busca incessante da emancipação, da libertação e da verdade. Nesse sentido, deve estar comprometido com ideais democráticos, com o bem-estar, com a convivência solidária e a felicidade de todos.

  • E.

    O conhecimento renovador deve desenvolver o pensamento reflexivo, abrangente, complexo, de forma que a compreensão da realidade em que vivemos seja mais global e profunda.

  • A.

    1A – 4B – 5C – 3D – 2E – 6F.

  • B.

    3A – 6B – 5C – 4D – 1E – 2F.

  • C.

    4A – 6B – 1C – 2D – 5E – 3F.

  • D.

    5A – 3B – 6C – 1D – 2E – 4F.

Segundo Vera Maria Candau (1999, p. 153), Luckesi define avaliação como “Um juízo de valor sobre dados relevantes, objetivando uma tomada de decisão”. O que conclui Luckesi com essa afirmativa?

  • A.

    A avaliação tem como objetivo principal medir o conhecimento do aluno.

  • B.

    Em geral, os professores não apresentam um claro entendimento sobre o que seja avaliação.

  • C.

    Aavaliação deve ser considerada um fato comum por fazer parte do dia a dia dos indivíduos.

  • D.

    Basta aplicar uma avaliação para se ter um perfil do processo de aprendizagem.

  • E.

    Avaliar é uma mera formalidade do sistema.

O princípio da autonomia das escolas

  • A.

    não se coloca para o setor público, já que este deve constituir uma rede unificada de ensino.

  • B.

    preserva a instituição das ingerências dos órgãos centrais, que têm o papel estrito de autorização de funcionamento e financiamento.

  • C.

    garante aos professores a possibilidade de atuação segundo as suas concepções individuais acerca do ensino.

  • D.

    refere-se à elaboração e implementação do seu projeto pedagógico, pelo qual a equipe escolar norteia o trabalho coletivo.

  • E.

    está prevista na legislação, mas contradiz o que na realidade acontece frente a quantidade de regulamentações oficiais.

A fonte de informação que relata a vida e a atividade de alguém denomina-se

  • A.

    biocenia.

  • B.

    biogenia.

  • C.

    biografia.

  • D.

    bibliofilia.

  • E.

    bibliografia.

Analise as afirmativas sobre escrituração em arquivo escolar.

I. Deve guardar documentos, formulários e papéis referentes ao estabelecimento de forma ordenada.

II. Deve possibilitar a reconstituição do passado, sendo um centro ativo de informações.

III. Quanto mais complexo for o sistema de arquivamento, menores serão as possibilidades de erros e maiores as probabilidades de funcionamento eficiente.

IV. Todos os registros de atividades e atos escolares dos alunos deverão estar no arquivo escolar.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A.

    I, III

  • B.

    I, IV

  • C.

    II, III

  • D.

    I, II, IV

  • E.

    I, II, III, IV

Há situações sociais que requerem planejamento do que e como falar. A escola pode desenvolver as capacidades necessárias para se ter sucesso nestas circunstâncias, a partir de proposta como

  • A.

    produção escrita de um texto para publicação no mural da escola, debates na comunidade escolar e extraescolar, produção escrita de uma carta ao leitor para ser publicada na revista de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos, escrita de um folheto informativo sobre a dengue, por exemplo.

  • B.

    realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, produção de jornais escritos, debates e entrevistas na TV e no rádio, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, apresentação em eventos escolares que envolva a turma da sala de aula (jograis, entrevistas,etc).

  • C.

    criação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, escrita de uma carta ao leitor para ser publicada em revistas de circulação nacional, produção escrita de um folheto informativo sobre a importância da vacina contra a raiva.

  • D.

    simulação de jornais falados, entrevistas e debates na TV e rádio, realização de entrevistas com pessoas da comunidade escolar e extraescolar, apresentação em eventos escolares que envolvam outras turmas e outros turnos (festas, desfiles, sorteios, torneios esportivos), campanhas públicas de convencimento a serem efetivados pelos alunos junto a outras turmas e outros turnos, nas vizinhanças da escola e em outros bairros.

Martin Bax, in Finnie (org.), declara que muitas vezes, as pessoas com paralisia cerebral não podem realizar absolutamente ou tão bem como nós, os movimentos amplos que fazemos quando caminhamos, corremos ou pulamos.

Na paralisia cerebral hemiplégica,

  • A.

    os membros inferiores são mais severamente afetados que os superiores.

  • B.

    os quatro membros são severamente afetados.

  • C.

    somente um membro é afetado (braço ou perna) em um dos lados do corpo.

  • D.

    metade do corpo é afetado: o braço direito e a perna direita ou o braço esquerdo e a perna esquerda.

  • E.

    os quatro membros estão envolvidos, mas os braços parecem muito mais afetados que as pernas.

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