Questões de Pedagogia

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Atividades pedagógicas desenvolvidas no espaço da escola podem ajudar a criança com dificuldades na aprendizagem da linguagem oral e da linguagem escrita. Podem-se enumerar algumas atividades facilitadoras do processo da aquisição de linguagem pela criança:

  • A.

    leitura de textos didáticos, cópia de trechos de estórias, redações sobre gravuras apresentadas, ditados de textos com palavras compostas e de frases com palavras que tenham dígrafos.

  • B.

    aumento dos recursos audiovisuais em sala de aula, incentivo ao desempenho das rotinas, leitura de frases ou pequenos textos motivadores, cantigas de roda e uso de recursos tecnológicos acessíveis.

  • C.

    cantigas de roda, de músicas atuais, leitura de textos com palavras que tenham dois ss, z, lh, r, nh, tr, pr, dr, ditados de palavras compostas e nomes próprios.

  • D.

    leitura de textos contendo palavras compostas, provas orais, cópias das palavras corretas, substituindo aquelas com erros ortográficos, elaborar enunciados claros e concisos.

  • E.

    utilização de filmes cômicos, desenhos animados, repetição das leituras que foram entrecortadas e com pouca entonação, leitura de legendas, organização e elaboração de textos escritos.

A respeito da responsabilidade de educar as crianças, está correto afirmar:

  • A.

    É importante ter a clareza de que hoje as crianças e jovens estão sem parâmetros e sem saber “quem educa quem”. No entanto, é preciso reconhecer que, em meio a tantas dúvidas, o melhor é deixar a “poeira abaixar”, pois não é fácil nem para os pais e nem para escola assumir alguma posição neste momento.

  • B.

    Cabe aos pais colocar os limites necessários às crianças, pois a criança que cresce sem entender a importância dos limites necessários para a convivência social torna-se, na maioria das vezes, um indivíduo com desvio de comportamento. Os bancos escolares são responsáveis somente pela educação informativa.

  • C.

    O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) deixa claro que "é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária." Quanto à educação propriamente dita, a responsabilidade fica somente para a escola.

  • D.

    Com relação aos valores que vão orientar e formar o indivíduo em sua trajetória de vida, é de responsabilidade da família assumir o papel na formação do indivíduo. A função da escola é assegurar a continuidade dessa formação paralelamente ao desenvolvimento intelectual e deixar claro para os pais e para todos envolvidos que a formação ética faz parte das atribuições de todo educador, sendo necessária a imposição de alguns valores, principalmente no que se refere à qualidade do convívio social escolar.

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos

presume que grande parte da responsabilidade pelo aprendizado advém do aprendente, o qual deve ser estimulado a ter autonomia no processo de planejamento e na condução de sua aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Skliar, (...) mais de cem anos de práticas enceguecidas pela tentativa de correção, normalização e pela violência institucional; instituições especiais que foram reguladas tanto pela caridade e pela beneficência, quanto pela cultura social vigente que requeria uma capacidade para controlar, separar e negar a existência da comunidade surda, da língua de sinais, das identidades surdas e das experiências visuais que determinam o conjunto de diferenças dos surdos em relação a qualquer outro grupo de sujeitos.

Esse texto denuncia

  • A.

    uma visão segregacionista.

  • B.

    uma visão inclusiva.

  • C.

    a comunicação bilíngue.

  • D.

    o respeito à individualidade.

  • E.

    a liberdade de expressão.

Cool (1990) fundamenta a sua idéia de currículo como uma proposta vinculada a um projeto social e cultural. Por currículo podemos entender como:

  • A.

    documento de uso exclusivo do professor, que é diretamente responsável pela sua execução.

  • B.

    instrumento útil que orienta a prática pedagógica de escola.

  • C.

    descrição sucinta das ações da administração da escola.

  • D.

    enumeração de todas as disciplinas, conteúdos e atividades a serem desenvolvidas numa série, durante o ano letivo.

  • E.

    programa escolar previsto na Lei 9394/96.

Sobre a utilização desses meios técnicos na Educação a Distância, é correto afirmar que

  • A.

    o uso integrado de recursos básicos e complementares substitui totalmente o professor e/ou tutor, uma vez que os instrumentos virtuais assumem os papéis que seriam deles.

  • B.

    assim como no ensino presencial, os meios técnicos na EaD podem ser substituídos totalmente pela atuação de professores sem prejuízos para o processo de aprendizagem.

  • C.

    o uso integrado de recursos básicos e complementares é considerado como característica própria, que tem impulsionado o recente crescimento dessa modalidade de ensino.

  • D.

    a eficácia de um programa ou curso de EaD depende exclusivamente da capacidade de estudo autônomo do aluno, o que não diz respeito à escolha e ao uso dos meios técnicos.

A avaliação é parte integrante e fundamental do processo educativo. Por meio dela, o professor fica sabendo como está a aprendizagem dos alunos e obtém indícios para refletir e melhorar a sua própria prática pedagógica. Um bom processo de ensino– aprendizagem na escola inclui uma avaliação inicial para o planejamento do professor e uma avaliação ao final de uma etapa de trabalho (seja ele um tópico da matéria, um bimestre ou um ciclo). Com base no processo avaliativo, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A avaliação deve ser um processo, ou seja, deve acontecer durante todo o ano, em vários momentos e de diversas formas. Avaliar a escola como um todo e periodicamente é muito importante. Apoiar a comunidade escolar para que a avaliação seja um instrumento participativo para a melhoria da qualidade da escola não deve ser esquecido

  • B.

    Quando o aluno avalia a si próprio – é uma ótima estratégia de aprendizagem e construção da autonomia, facilitando a tomada de consciência de seus avanços, suas dificuldades e suas possibilidades

  • C.

    A avaliação deve se deter apenas na aprendizagem do aluno. Este é o objetivo principal

  • D.

    A comunidade escolar (pais, diretor, professores, demais funcionários, alunos, etc.) é informada sobre as estatísticas educacionais produzidas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação) ou pelas Secretarias de Educação sobre o desempenho da escola e da rede escolar da qual faz parte (tais como taxas de evasão, abandono, distorção entre idade e série, avaliações de aprendizagem, etc)

Segundo os PCN's, para o aluno descrever e representar o mundo em que vive, ele precisa saber se localizar no espaço, movimentar-se nele, dimensionar sua ocupação, perceber a forma e o tamanho de objetos e a relação disso com o seu uso. Neste contexto, cabe ao professor das séries iniciais do Ensino Fundamental

  • A.

    saber que a criança inicia sua fase escolar possuindo muitas noções matemáticas incompletas e informais e que parte do ponto zero em relação à construção das noções espaciais.

  • B.

    considerar que, enquanto a criança observa, compara e manipula objetos, ela vai descobrindo formas, percebendo dimensões, observando semelhanças e diferenças, já trabalhando com a geometria.

  • C.

    conduzir a criança a explorar, descobrir e construir conceitos geométricos por meio de aulas visuais e de uma boa literatura, para que ela possa trabalhar a habilidade que organiza a percepção espacial: a coordenação motora visual.

  • D.

    trabalhar a linguagem geométrica correta desde o momento inicial em que a criança chega à escola ouvindo a nomenclatura correta dos objetos, a criança trabalha sua memória auditiva.

A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.

Entre os elementos essenciais que caracterizam a andragogia como modelo para a educação de adultos estão a participação dos alunos, a flexibilidade e o foco no processo, em substituição à ênfase no conteúdo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Recursos tecnológicos constituem instrumentos ricos e atuais para se trabalhar com novos códigos e linguagens em sala de aula. Assinale o item que contém apenas recursos tecnológicos.

  • A.

    Mímica, dramatização, desenhos e computador.

  • B.

    Vídeo/TV, retroprojetor, computador e slides.

  • C.

    Desenhos, ilustrações, cadernos e slides.

  • D.

    Mímica, dramatização, desenhos e retroprojetor.

  • E.

    Fotografias, desenhos e vídeo/TV.

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