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Em relação à avaliação formativa podemos afirmar, EXCETO:
Fornece informações que permitem a reorganização do trabalho pedagógico em atendimento às diferenças individuais.
Propicia a utilização de todas as informações disponíveis sobre o aluno para assegurar a aprendizagem.
Permite ajustamentos sucessivos durante o desenvolvimento e a experimentação de um novo currículo ou método de ensino.
Apresenta perspectivas unilateral (somente o aluno é avaliado e apenas pelo professor), classificatória, punitiva e excludente.
Usada para denominar os documentos não convencionais e semipublicados, a literatura ______________ é produzida no âmbito governamental, acadêmico, comercial e da indústria. Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
cinzenta
moderna
científica
parcial
restrita
O problema do analfabetismo é alvo de discussões e estudos desde a independência do Brasil, quando apenas 0,20% da população era alfabetizada. Desde então, sabe-se quais grupos sociais não têm acesso à escolarização. Os dados do SAEB são exemplos disso e apontam que o problema do analfabetismo, na escola ou fora dela, é parte de problemas maiores, de natureza política, que são o da
igualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.
igualdade social, o da justiça social e o da exclusão social.
desigualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.
desigualdade social, o da injustiça social e o da inclusão social.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos
recomenda a aplicação de níveis crescentes de diretividade e ensino transmitido pelo facilitador, especialmente em situações em que os aprendentes têm pouca vivência de processos autodirigidos de aprendizagem.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Carmen Basil, in Coll (org.), afirma que o termo paralisia cerebral engloba um conjunto de sintomatologias diversas. Diante disso, a paralisia cerebral consiste em
lesões no encéfalo, produzidas por acidentes de trânsito ou domésticos, agressões, etc. As sequelas variam em função da gravidade da lesão, da duração e da profundidade da perda da consciência.
anomalia congênita que pode produzir diversos graus de paralisia, perda de sensibilidade cutânea, problemas de circulação do líquido cefalorraquidiano e hidrocefalia com afecções cognitivas e de linguagem.
malformação congênita da estrutura primitiva que dá origem ao cérebro e à medula espinhal. As principais complicações podem ser: paralisia de membros inferiores, dificuldades de aprendizagem, dentre outros aspectos.
transtorno motor complexo, que pode incluir aumento ou diminuição do tônus em determinados grupos musculares, alterações da postura ou do equilíbrio, e/ou da coordenação e da precisão dos movimentos.
doença que causa desordem cerebral degenerativa, caracterizada por déficits cognitivos manifestados por distúrbios de memória que podem estar associados com distúrbios de linguagem, apraxia, agnosia, dentre outros.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o tratamento dos conteúdos em três grandes categorias, abaixo especificadas. Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª. Indique em seguida a alternativa correta:
1ª coluna
(1)Conceituais.
(2)Atitudinais.
(3)Procedimentais.
2ª coluna
( ) Aprender/responder com êxito a sua tarefa.
( ) Aprendizagem de conceitos, fatos e informações significativas.
( ) Expressam um saber fazer atribuindo significados as tarefas executadas.
( ) Construção ativa das capacidades intelectuais.
( ) Aprendizagem de valores, regras, normas essenciais a uma convivência saudável.
A sequência correta é:
1,2,3,1,2.
2,3,1,2,1.
1,1,2,2,3
3,1,3,1,2.
2,2,3,3,1.
Para o educador Paulo Freire, a educação é
uma ação neutra, enquanto a alfabetização deve focar a leitura crítica da realidade do aluno.
a forma como os grupos opressores organizaram a sociedade visando a reprodução do status quo.
um ato político-partidário que possibilita a tomada de poder das mãos dos opressores pelos grupos oprimidos.
um ato político que visa a formação da autonomia intelectual do educando e a sua intervenção na realidade.
o momento em que os educandos podem, sem pressão do poder, discutir os problemas sociais que afligem o trabalhador.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Com base nessa premissa, julgue verdadeiro ou falso as afirmativas seguintes e, depois, assinale a opção correta.
( ) É necessário que o professor crie oportunidades para que os alunos articulem os conceitos a serem estudados com temas que possam ser aprofundados em informações oriundas das mídias audiovisuais, a fim de que os estudantes desenvolvam representações diversas que entrelacem forma e conteúdo nos significados que eles (re)elaboram.
( ) O fundamental para o trabalho com a integração das mídias é investir em infraestrutura tecnológica para que o professor familiarize-se com essas mídias e possa incorporá-las à sua prática educativa de forma a desenvolver nos alunos a percepção crítica dos significados implícitos que se pretende impor por meio dessas mídias.
( ) O fundamental para o uso das mídia audiovisuais em sala de aula é superar a concepção de mera distribuição de informações de um centro emissor para receptores passivos e considerar todos os envolvidos como sujeitos ativos de um processo de aprendizagem, comunicação e interação multidirecional.
( ) É necessário que o professor compreenda as características constitutivas, bem como as potencialidades e as limitações das mídias audiovisuais em relação às formas de interação e construção de significados para que possa incorporá-las ao processo educativo de forma significativa para os estudantes.
V V F F.
V F V V.
F F V V.
F V F F.
Os jogos e as brincadeiras são atividades desenvolvidas na Educação Infantil como recursos que contribuem para:
distrair a criança, para não ficar cansada durante sua permanência no espaço da instituição educativa.
socializar as crianças mais rebeldes, a fim de melhorar o seu comportamento na hora do recreio.
desenvolver a sociabilidade, a criatividade, o respeito ao outro, a iniciativa e a imaginação da criança.
proporcionar momentos de descanso para o educador, porque as crianças ficam ocupadas durante as atividades.
estimular a criança a aceitar melhor a sua permanência na unidade escolar infantil.
Entende-se por avaliação formativa aquela que
é voltada à compreensão dos processos sociocognitivos dos alunos; ela permite ao professor aproximar-se dos processos de aprendizagem do aluno, compreender como ele está elaborando seu conhecimento e fazer as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam.
exige do professor uma correta elaboração técnica, pois tem como finalidade o controle total da aprendizagem escolar e permite com isso constatar quais foram os reais avanços de seus alunos e ainda tomar decisões com relação à aprovação/reprovação.
recupera os fatos nas memórias individuais e coletivas dos alunos e possibilita avaliar os conceitos apreendidos, devendo partir sempre de uma avaliação inicial.
parte da premissa de que a escola deve avaliar somente a dimensão cognitiva e, para isso, o instrumento mais adequado a ser utilizado são as provas escritas.
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