Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Na perspectiva do Pós-modernismo, que se propõe a explicar os esforços individuais para explanar o mundo real, a realidade somente emerge a partir da interpretação individual.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O professor que ministra aulas em Libras deve ser qualificado para realizar o atendimento das exigências básicas do ensino por meio da Libras
apoiado na emissão da fala em língua portuguesa para que a potencialidade dos alunos atinja níveis máximos.
sem que haja a exigência de uma organização metodológica e didática especializada.
e também, para não praticar o bimodalismo, ou seja, misturar a Libras e a língua portuguesa.
de forma que a Libras seja tão suficiente que dispense o uso de material de apoio.
de forma que a Libras seja tão suficiente que dispense o uso de material de apoio.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Leia atentamente as descrições dos modelos que seguem e, em seguida, marque a opção que identifica, respectivamente, os modelos apresentados.
I Modelo que se desenvolveu nos anos de 1970-1980 e preconizava o uso regular do rádio e da televisão integrados ao material impresso.
II Modelo que se pauta na avaliação das condições de possibilidade econômica e social e na possibilidade de combinar ambientes de EaD e presenciais.
III Modelo mais antigo que ainda é empregado por ser simples e barato: o material é impresso e durante 150 anos esse modelo desenvolveu um número de abordagens típicas para EaD.
IV Modelo de EaD que também utilizava o rádio e a televisão como mídia de ensino, pincipalmente para palestras de eminentes professores.
Híbrido Baseado em rede Educação por correspondência Multimídia
Multimídia - Híbrido - Educação por correspondência - EaD em grupo
Educação por correspondência Ead em Grupo Híbrido Baseado em rede
Preparação para exames EaD em grupo Baseado em rede Híbrido
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Sobre alguns significados existentes do termo tecnologia, leia as proposições dadas e, em seguida, assinale a opção correta.
I A tecnologia aparece como a teoria, a ciência, o estudo, a discussão da técnica, abrangida nesta última uma noção de artes, as habilidades do fazer, as profissões e, generalizadamente, os modos de produzir alguma coisa.
II A tecnologia equivale, pura e simplesmente, à técnica. Indiscutivelmente constitui esse o sentido mais frequente e popular da palavra.
III Tecnologia diz respeito ao conjunto de todas as técnicas de que dispõe uma determinada sociedade em qualquer fase de seu desenvolvimento. IV O termo tecnologia é usado também condensadamente como a ideologia da técnica.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
O Fórum Mineiro de Educação Infantil − FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas. Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:
Diagnóstico, Planejamento, Regulamentação, Gestão, Financiamento, Formação de Profissionais, Proposta Pedagógica.
Avaliação de viabilidade do plano de carreira dos professores, da estratégia de reforma arquitetônica das escolas, bem como da relação entre as unidades escolares e a Secretaria de Educação.
Aprofundamento do diagnóstico psicológico das crianças pequenas e de suas famílias, objetivando compreender as dificuldades de adaptação da criança ao meio escolar.
Envolvimento da comunidade de educadores em um estudo que investigue se a evasão e o fracasso no ensino fundamental são consequências de repetências consecutivas por conta da idade inapropriada da criança pequena matriculada no 1º ano.
Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.
Segundo Paulo Freire, a transformação do meio só acontece com uma educação libertadora em que o homem opere a realidade. Nesse sentido, a organização deve facilitar o processo de expressão e reflexão para que as pessoas se sintam importantes para o processo de aprendizagem.
Pedagogia - Educação Especial/Inclusiva - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A perda auditiva é avaliada por sua intensidade em cada um dos ouvidos em função de diversas frequências. A intensidade do som é medida em decibéis (dB), assim como o grau da perda auditiva.
Assinale a alternativa que corresponde a uma perda auditiva classificada como média.20 dB fala em cochicho.
40 dB fala suave.
70 dB conversa normal.
80 dB trânsito ruidoso.
100 dB escavadeira.
Um grau de interação entre disciplinas próximas sempre acontece, porém a forma e a intensidade desse processo podem variar. Segundo Piaget, as relações entre as disciplinas podem se dar em três níveis, exceto:
Multidisciplinaridade.
Interdisciplinaridade.
Disciplinaridade.
Transdisciplinaridade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É característica da avaliação formativa ser:
quantitativa.
contínua.
classificatória.
somativa.
genérica.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Observe atentamente a charge e, em seguida, assinale a opção que melhor se relaciona com a situação apresentada por ela.
As TIC são muitas vezes usadas para reforçar crenças existentes sobre ambientes de ensino em que ensinar é explicar e aprender é escutar.
A contribuição mais significativa das tecnologias da informação e da comunicação é a capacidade para intervir como mediadoras nos processos de aprendizagem.
As escolas planejam a utilização dos recursos tecnológicos como um investimento na capacidade dos alunos de adquirir sua própria educação.
A utilização das TIC na escola é resultado de decisões colegiadas que respondam, de forma satisfatória, às iniciativas dos professores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...