Questões de Pedagogia

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Na atualidade, um dos assuntos mais discutidos no mundo da educação são as COMPETÊNCIAS. Para Philippe Perrenoud, sociólogo suíço, especialista em práticas pedagógicas e instituições de ensino, COMPETÊNCIA em educação é

  • A.

    o currículo que defende o agrupamento de assuntos para serem memorizados e uma sequência de exercícios a serem praticados até serem dominados pelos alunos.

  • B.

    o referencial de conteúdos curriculares que os alunos precisam aprender para se assumirem como cidadãos capazes de desenvolver e expressar opiniões, analisar e julgar comportamentos e fatos do cotidiano.

  • C.

    a faculdade de mobilizar simultaneamente um conjunto de recursos cognitivos − como saberes, habilidades e informações − para se posicionar com clareza e solucionar com pertinência e eficácia variadas situações de aprendizagem.

  • D.

    a capacidade indispensável da escola de constituir-se em um lugar no qual as gerações transmitam umas às outras o acervo dos conhecimentos historicamente construídos.

Acerca da educação e da esfera do trabalho, julgue os itens a seguir.

A escola está relacionada ao processo de desenvolvimento do capitalismo, como agência educativa ligada às necessidades do progresso e às necessidades de hábitos civilizados, que corresponde à vida nas cidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Goldfeld, para alcançar seus objetivos, a filosofia oralista utiliza diversas metodologias de oralização, que podem se basear em pressupostos diferentes. O que as une é o fato de acreditarem que a língua oral é

  • A.

    muito adequada na comunicação do surdo, independentemente da sua perda auditiva, ainda que sem apoio nos resíduos auditivos.

  • B.

    a única forma desejável de comunicação do surdo e rejeitarem qualquer forma de gestualização, bem como as línguas de sinais.

  • C.

    uma das melhores formas de comunicação do surdo e, quanto ao ensino da escrita, pode se apoiar na comunicação total.

  • D.

    a única forma desejável de comunicação do surdo, não cabendo a ele, e nem à sua família, optar por utilização de outra forma de comunicação.

  • E.

    a única forma desejável de comunicação do surdo, porém percebem-no como um deficiente que não se beneficia da estimulação auditiva.

Quando os sistemas de ensino não conseguem atender às diversidades de necessidades presentes nas escolas, deixando de identificar onde se localizam as inadaptações à aprendizagem, não conseguem levar o aluno a descobrir sua própria modalidade de aprendizagem, considerando como ponto crucial seu modo particular de se relacionar com o conhecimento, ou seja, a aprendizagem escolar, estamos diante do chamado:

  • A.

    fracasso familiar.

  • B.

    fracasso escolar.

  • C.

    fracasso social.

  • D.

    fracasso geral.

A concepção de avaliação vai além da visão tradicional, que focaliza o controle externo do aluno mediante notas ou conceitos, para ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo educacional. A avaliação, ao não se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno, é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído:

  • A.

    pelo aluno.

  • B.

    pelo professor.

  • C.

    pelo docente.

  • D.

    pela escola.

Os pressupostos de uma gestão participativa fundamentam-se em valores inquestionáveis subjacentes a todos os desdobramentos da gestão. É um desses pressupostos:

  • A.

    A realidade e o conhecimento são construídos individualmente conforme as habilidades de cada membro do grupo.

  • B.

    O reconhecimento de que os grupos sociais são pluralistas, e que eles constituem sistemas de pessoas e grupos heterogêneos.

  • C.

    O poder de influência de um indivíduo é vinculado apenas ao papel que ele desempenha na gestão escolar.

  • D.

    O condicionamento de todos a uma participação em atividades promovidas pelos gestores da unidade escolar.

A “palavra complementada” é um sistema elaborado por Cornett. Seu objetivo é permitir que a criança surda

  • A.

    aprenda a linguagem por meio de leitura do movimento dos lábios com a ajuda de sinais suplementares.

  • B.

    utilize a Libras como estratégia para aprendizagem da gramática da língua portuguesa.

  • C.

    opte pela metodologia oralista na qual a comunicação oral é considerada língua materna.

  • D.

    opte pela metodologia oralista na qual a comunicação oral é considerada a segunda forma de comunicação do surdo.

  • E.

    utilize a língua portuguesa como apoio quando ela esquece um sinal manual da Libras.

Sabe-se que o que dá sentido aos processos de aprendizagem é o grau de comprometimento emocional que o grupo de alunos e professores atribui aos atos de ensinar e aprender. Sabe-se ainda que a emoção tem papel fundamental nas relações que se estabelecem dentro da sala de aula e na construção de vínculos entre as pessoas do grupo, o que favorece o desabrochar do interesse pelo conhecimento. Partindo dessa premissa, cabe ao professor

  • A.

    solicitar que os alunos se coloquem de maneira passiva diante da aprendizagem e que aguardem que o professor os oriente sobre o que devem fazer para garantir altos níveis de concentração.

  • B.

    explicar para os alunos, no início do ano escolar, as diferentes aprendizagens e conhecimentos que terão no espaço escolar, despertando seu interesse em diversificar os aprendizados, alternando aqueles obtidos no cotidiano com os construídos na escola.

  • C.

    colocar-se disponível para os alunos, saber escutar o grupo e compreender as demandas de conhecimento que surgem entre eles, através da observação, das conversas, da investigação das expressões corporais e das brincadeiras.

  • D.

    intervir sempre que o grupo de crianças apresentar perguntas do tipo: "Por que chove? O que tem dentro do nosso corpo? Por que os homens fazem guerra?", informando que haverá um momento propício para responder às indagações.

(...) É com base na leitura, ajudado pelo professor, que o aluno surdo vai construir o conhecimento de língua, de texto e de mundo para que ele tenha conteúdo para se expressar e a forma de fazê-lo (...) (Pereira).

Baseado nessa afirmação, pode-se dizer que

  • A.

    a escrita é consequência da aprendizagem da leitura.

  • B.

    os alunos surdos somente aprenderão Libras após a aprendizagem da gramática da língua portuguesa.

  • C.

    após a aprendizagem da leitura, os alunos surdos terão maior desenvolvimento em Libras.

  • D.

    a escrita deve estar intimamente relacionada à leitura.

  • E.

    com a leitura, os alunos terão mais facilidade de compreender as estruturas gramaticais da Libras.

Em uma das reuniões do Conselho Municipal de Educação de Campinas, decidiu-se alterar alguns itens na merenda de modo que a alimentação escolar pudesse ser mais saudável e que fosse proveniente da agricultura familiar. Propor critérios e modificações para o melhor andamento dos serviços educacionais faz parte das atribuições do Conselho Municipal de Educação. Além dessa, assinale a alternativa que apresenta quais são algumas das outras funções atribuídas a esse órgão.

  • A.

    Redistribuir a verba recebida nos diversos setores da Educação, elaborar o Plano de Aplicação dos Recursos e auxiliar na escolha dos livros que serão adotados nas instituições.

  • B.

    Assessorar as famílias que tenham dúvidas quanto à distribuição da verba destinada à Educação e solicitar bolsa-família para os alunos que se encontram em situação de risco.

  • C.

    Providenciar a vinda de profissionais capacitados para atuarem diretamente nas escolas, gerenciar o trabalho pedagógico desenvolvido e reunir pais e alunos representantes do Conselho de Escola para firmarem parcerias e pensarem em medidas que elevem a qualidade das escolas.

  • D.

    Subsidiar o Plano de Aplicação dos Recursos Públicos, opinar sobre assuntos educacionais e estudar, sugerir e deliberar juntamente com a Secretaria Municipal de Educação medidas que visam a expansão qualitativa do Ensino Municipal.

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