Questões de Pedagogia

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A escola inclusiva baseia-se na defesa de princípios e valores éticos, nos ideais de cidadania, justiça e igualdade para todos. Para que se torne realidade, a escola precisa responder às necessidades dos alunos. Nesse sentido, é fundamental

  • A.

    uma transformação e democratização da educação que envolva o compromisso de pais, professores, especialistas, agentes do poder público e de outros atores sociais.

  • B.

    que a escola seja um espaço que receba todas as crianças indistintamente e possa se adaptar de tal forma que não precise de aparelhamento específico, professores especializados e nem reformas do espaço físico.

  • C.

    evitar discussões na sala de aula que possam evidenciar posicionamentos diferenciados, pois cada grupo deve garantir sua identidade podendo se defender da perda de suas características, mantendo-as intactas.

  • D.

    um currículo diferenciado para cada segmento da sociedade, adaptando os conteúdos escolares às especificidades dos alunos, sejam elas de fundo social, econômico, cultural, étnico, religioso, político, físico ou intelectual.

A família é responsável pela colocação e manutenção do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) de cada criança. Uma das condições favoráveis para que o aluno deficiente auditivo tenha um bom aproveitamento em sala de aula é que o AASI esteja funcionando adequadamente. Portanto, o professor deverá

  • A.

    solicitar avaliação fonoaudiológica semestralmente.

  • B.

    verificar o funcionamento do AASI todos os dias.

  • C.

    solicitar reposição das pilhas às Secretarias de Educação.

  • D.

    encaminhar o AASI periodicamente para manutenção técnica.

  • E.

    adequar a frequência de recepção do AASI à necessidade auditiva do surdo.

Em uma escola municipal de Campinas, ocorrerá uma reunião extraordinária do Conselho de Escola para tratar de assuntos constantes em uma pauta previamente elaborada. Porém, a reunião acontecerá, excepcionalmente, sem os representantes dos alunos, uma vez que foi marcada às 9h, período em que os alunos estão em aula, devido à dificuldade de encontrar no calendário data mais conveniente, por tratar-se de novembro. Diante do exposto, é correto afirmar que

  • A.

    a situação descrita não é possível de ocorrer, pois as reuniões extraordinárias do Conselho não devem ocorrer jamais no período da manhã, devido à legislação vigente.

  • B.

    a situação descrita é possível de ocorrer, pois as reuniões extraordinárias, quando marcadas com urgência, podem coincidir com o horário das aulas e, para estes casos excepcionais, os alunos não precisam participar.

  • C.

    a situação descrita não é possível de ocorrer, pois os alunos como representantes do Conselho devem participar de todas as reuniões, inclusive as extraordinárias.

  • D.

    a situação descrita é possível de ocorrer, pois, dependendo da reunião, se na pauta não há um assunto que compete aos alunos, eles são dispensados de participar.

Transformar as atividades escolares em situações que contribuam efetivamente para a formação integradora dos alunos é uma meta de todo educador. Para isso, é essencial que o professor tenha clareza de alguns princípios coerentes com essa prática, como, dentre outros:

  • A.

    No cotidiano escolar deve-se saber diferenciar os momentos para ensinar, em que os alunos devem saber ouvir e aprender, e os momentos voltados para a discussão de valores como a solidariedade e respeito.

  • B.

    Uma pergunta desafiadora, um limite proposto no momento adequado ou mesmo um elogio encorajador durante as atividades de sala de aula frequentemente prejudicam o planejamento do professor e interferem negativamente na aprendizagem dos alunos.

  • C.

    Diferentes dimensões da formação não podem coexistir em atividades tão diferenciadas quanto observar um fenômeno científico e apreciar um poema.

  • D.

    Para considerar as várias ações como intervenções pedagogicamente apropriadas, é preciso que todo educador reveja constantemente seus valores, seus conhecimentos e consequentemente suas ações para transformar as atividades escolares em situações de formação individual e coletiva.

Segundo Álvaro Marchesi, o desenvolvimento comunicativo e linguístico de crianças surdas com uma perda auditiva profunda, por exemplo,

  • A.

    apresenta aspectos semelhantes daquelas com perdas leves ou hipoacúsicas.

  • B.

    torna-se completamente impossível, ainda que a criança use prótese.

  • C.

    apresenta aspectos muito distintos daquelas com perdas leves ou hipoacúsicas.

  • D.

    torna-se completamente inviável ao se considerar a modalidade oral.

  • E.

    será satisfatório se for baseado no uso da Libras, desde que elas usem próteses.

É dia de reunião para composição de Conselho de Escola de uma escola pública municipal de Campinas. Devem participar da constituição do Conselho alunos, pais, professores e funcionários da escola e, neste caso, também um representante da Associação de Moradores do Bairro. Sabendo-se que se trata de uma escola de Ensino Fundamental com 20 classes, assinale a alternativa que apresenta qual será a proporcionalidade de Conselheiros e professores que comporão o Conselho de Escola.

  • A.

    19 Conselheiros e 40% de professores.

  • B.

    5 professores e 5 Conselheiros.

  • C.

    O número é variável, depende da necessidade constatada pela equipe gestora da escola.

  • D.

    40% de professores e 1 Conselheiro.

O princípio da gestão democrática hoje substitui a organização burocrática, herança do modelo clássico de administração escolar. Nessa perspectiva, é correto afirmar que

  • A.

    o olhar da escola deve estar voltado para o que lhe é externo, aguardando as diretrizes a serem executadas e incluídas no seu Projeto Político-Pedagógico.

  • B.

    a escola deve ser concebida como uma organização social, inserida em um contexto local e que possui identidade e cultura próprias, e seu Projeto Político-Pedagógico deve ser construído com a participação da coletividade.

  • C.

    o Projeto Político-Pedagógico da escola reúne as diretrizes definidas pelo gestor para orientar as ações que devem ser assumidas como prioritárias pelos educadores.

  • D.

    as equipes escolares devem obedecer às decisões centrais na definição e avaliação do Projeto Político-Pedagógico de sua unidade educacional.

Na surdez severa, a criança

  • A.

    é capaz de perceber os sons da fala; adquire e desenvolve a linguagem oral espontaneamente.

  • B.

    a criança terá dificuldades em adquirir fala e linguagem espontaneamente; poderá adquirir vocabulário do contexto familiar.

  • C.

    pode demorar um pouco para desenvolver a fala e a linguagem; apresenta trocas na fala por não perceber todos os sons com clareza.

  • D.

    facilmente desenvolverá a linguagem oral espontaneamente; só responde auditivamente a sons muito intensos.

  • E.

    é capaz de perceber perfeitamente a fala, porém apresenta extrema dificuldade de oralização e comunicação por Libras.

Na primeira reunião pedagógica, a equipe gestora de uma escola municipal de Campinas, por considerar a importância de sustentar a gestão democrática para o bom andamento dos trabalhos realizados na escola, conversou com o grupo de professores e funcionários em geral sobre a aplicação da verba recebida. Espontaneamente, cada um disse o que considerava que precisava melhorar na escola no tocante às questões físicas ou pedagógicas. De acordo com o Plano de Aplicação de Recursos, é possível afirmar que na lista dos produtos ou serviços a serem adquiridos, certamente, não faz parte

  • A.

    a construção de casinha de bonecas.

  • B.

    o material de limpeza, que é considerado de consumo urgente e necessário.

  • C.

    a compra de uniforme para o coral.

  • D.

    o serviço de chaveiro centralizado na administração da Secretaria Municipal de Educação.

A partir da concepção de que o erro é elemento intrínseco ao processo de aprendizagem, é fundamental que o professor

  • A.

    analise os resultados, em uma concepção classificatória, para identificar quais alunos serão aprovados e quais serão reprovados.

  • B.

    conheça melhor os alunos de modo que possa identificar quais intervenções são adequadas e necessárias para propiciar novas aprendizagens.

  • C.

    identifique o que os alunos sabem e em que precisam melhorar em relação às práticas de leitura em uma avaliação específica de domínio da Língua Portuguesa.

  • D.

    questione constantemente “se os alunos devem passar de ano sem saber”.

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