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Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Diante das necessidades educacionais do país, a proposta da Supervisão Escolar deve ser:
atuar como a fundamentação teórica atualizada que facilite compreender melhor as competências do planejamento, tão importantes no exercício de sua função, seja qual for o caráter da instituição educativa, e tendo em vista verificar o rendimento escolar dos alunos.
exercer suas funções pedagógicas, nos diversos âmbitos de sua atuação educacional, com base numa prática socioeducativa voltada para a superação das discriminações e exclusões e comprometida com os anseios de uma sociedade mais justa e humana.
romper com o tecnicismo que marcou durante décadas a trajetória da Supervisão Escolar no Brasil, ultrapassando este limite, no intuito de garantir um ensino mais objetivo e necessário para os alunos.
desenvolver as atividades de supervisão na educação básica, desde aquelas dirigidas para as creches até as relativas ao Ensino Médio, principalmente, dirigindo os docentes das diversas áreas de ensino e, os coordenadores pedagógicos e orientando as secretarias das unidades escolares.
realizar as suas competências pedagógicas, desde o planejamento à avaliação da aprendizagem, com base em cr i tér ios psicossociais, objetivando a conquista de ambientes socioeducativos privilegiados, facilitadores da adaptação individual de cada aluno.
Uma professora da 2ª série trabalhou com a profissão do pai de um aluno da classe para ensinar as primeiras noções de unidades de medida. Ela considerou importante trazer situações cotidianas da comunidade para a sala de aula, integrando o trabalho pedagógico com a vivência cultural dos alunos. Esta professora
deixa de resgatar o interesse dos alunos da sala, pois a vivência cultural não representa desafios apropriados a serem assumidos e transpostos durante o aprendizado.
segue os avanços teóricos que comprovam que a aprendizagem não se dá pelo treino mecânico descontextualizado, ou pela exposição exaustiva do professor.
preocupa-se mais com o que ensinar e menos com os modos pelos quais os alunos aprendem.
segue por avanços estratégicos, sem levar em conta o conteúdo e a proposta curricular pré-estabelecidos.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Mazzotta, a inclusão da educação de deficientes, da educação dos excepcionais ou da educação especial na política educacional brasileira vem ocorrer somente no final dos anos
30 e início dos anos 40.
40 e início dos anos 50.
50 e início dos anos 60.
60 e início dos anos 80.
80 e início dos anos 90.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Identifique abaixo qual atitude NÃO está de acordo com a utilização crítica do livro didático pelo professor.
Descobrir a melhor forma de estabelecer o necessário diálogo entre o que diz o livro e o que pensam os alunos.
Escolher um livro que desenvolva, em seu aluno, o raciocínio indutivo e dedutivo visto como uma ferramenta estimulante.
Trabalhar com um livro que tenha uma linguagem dosada ao nível da série e vocabulário que esclareça o texto.
Verificar se as ilustrações são adequadas, auxiliando também na compreensão dos textos, e se o livro incentiva o raciocínio indutivo e dedutivo do aluno.
Evitar fazer correções nos conteúdos do livro e operar com os significados propostos, sem retificar o que for necessário.
Entende-se alfabetização como o processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita e a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilitam ao aluno ler e escrever com autonomia. Entende-se letramento como o processo de inserção e participação na cultura escrita; um processo que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade (placas, rótulos, embalagens comerciais, revistas, etc.) e se prolonga por toda a vida, designando o conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessários para usar a língua em práticas sociais.
Diante dessas afirmações, a proposta da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais para os diferentes momentos do Ciclo Inicial de Alfabetização no contexto do Ensino Fundamental de nove anos éconsiderar alfabetização e letramento como processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparáveis, sendo ambos indispensáveis.
entender que a ação pedagógica mais adequada e produtiva é aquela que primeiramente contempla a alfabetização, para em um segundo momento, contemplar o letramento.
focar-se no letramento, uma vez que grande parte dos indicadores do SAEB mostra que muitas crianças, embora alfabetizadas, não são letradas ou manifestam diferentes graus de analfabetismo funcional.
dedicar sempre a maior ênfase à alfabetização, por ser o mecanismo pelo qual a criança se apropria do sistema alfabético, já que este envolve aprendizados muito específicos e totalmente independentes do letramento e dos componentes do sistema fonológico da língua.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As adaptações curriculares constituem possibilidades educacionais de atuar frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos. Pressupõem que se realize a adaptação do currículo regular, quando necessário, para torná-lo apropriado às peculiaridades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
Nessas circunstâncias, as adaptações curriculares implicam a planificação pedagógica e as ações docentes fundamentadas em critérios que definema interatividade na relação do aluno como aprendente e da escola como ensinante, estabelecendo uma associação entre o ensinar e o aprender.
o que o aluno deve aprender, como e quando aprender e avaliar e que formas de organização do ensino são mais eficientes para o processo de aprendizagem.
a transitoriedade das dificuldades de aprendizagem ao considerar as particularidades do aluno em dado momento do ensino.
a necessidade de professores especializados, serviços de apoio e outros, não convencionais, para favorecer o processo educacional.
o desenvolvimento de atividades que leve o aluno à resolução de problemas, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem.
Uma professora, de cujas aulas são dinâmicas e envolventes, notou que muitos de seus alunos obtiveram notas baixas ao final do trimestre. As perguntas feitas em sua prova final eram descontextualizadas da realidade e desarticuladas das aulas. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta qual seria a melhor postura de avaliação desses alunos.
A professora poderia favorecer a interação grupal como forma única de avaliar, pois além de ser coerente com sua postura dinâmica em sala de aula, poderia auxiliar no processo cognitivo, ampliando as visões dos alunos.
A professora poderia utilizar diversas estratégias para avaliar os alunos, sem a necessidade de realizar registros para tal.
A professora poderia adotar o processo avaliativo mediador, considerando o desenvolvimento diário dos alunos, contemplando uma linha semelhante àquela trabalhada nas aulas e envolvendo na prova o processo do dia a dia.
A professora poderia propor uma autoavaliação e realizar atividades interdisciplinares conclusivas, pois durante o processo de realização de avaliações pelos alunos não há mais aprendizagem.
A respeito da relação entre Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação, assinale a opção incorreta.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) foram introduzidas na educação para informatizar as atividades administrativas, visando agilizar o controle e a gestão técnica.
O uso das TICs na sala de aula contribui para facilitar a aprendizagem e dinamizar o ensino se for relacionado a projetos e atividades dinâmicas.
A relação inicial entre TICs e o ensino e a aprendizagem foi sem uma integração às atividades de sala de aula, representando uma atividade adicional ou compondo projetos.
As TICs favorecem uma nova relação com o saber ultrapassando os limites dos materiais instrucionais tradicionais e favorecendo a criação de comunidades de colaboração.
As TICs privilegiam a comunicação e permitem eliminar os muros que separam a instituição da sociedade e a articulação da escola com outros espaços produtores de conhecimento e podem resultar em mudanças interessantes.
A sociologia é uma das ciências que contribuem na prática educativa. A afirmação que melhor explicita a relação sociologia X educação
somente auxilia na compreensão do contexto social da escola.
a prática sócio educativa apenas ocorre na sala de aula.
as instituições escolares não refletem as características do sistema social.
as instituições escolares são antes de tudo instituições sociais.
N. D. A.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Pearpoint, Forest e OBrien, in Stainback, o processo de planejamento de ação cooperativa reúne os principais agentes da vida de uma criança, o aluno, sua família, seus familiares e outras pessoas importantes para discutir os sonhos e os objetivos pessoais dessa criança e da família e as maneiras de transformá-los em uma realidade. Esse processo de planejamento de ação cooperativa é conhecido por
MAPs Making Action Plans.
PATH Planaring Alternative Tomorrows With Hope.
COACH Choosing Optins and Accomodations for Children.
CASE Council of Administrators of Special Education.
TEACCH Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children.
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