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O grupo de professores da escola Aprender realiza provas para os alunos retirando atividades dos livros didáticos, enquanto os professores da Saber é Viver têm uma prática mais adequada. Assinale a alternativa que apresenta a ação que poderia ser considerada uma prática da escola Saber é Viver, considerando os pressupostos de avaliação na perspectiva atual de construção de conhecimento, avanço e reorganização curricular.
A elaboração de um instrumento com questões que sirvam especificamente à composição da avaliação àquela turma, juntamente com outros instrumentos avaliativos, também criados a este fim.
A elaboração de uma prova para que os alunos, em grupos, respondam as questões e dela seja extraída a nota final.
A utilização de um portfólio com provas feitas por todos os alunos, para que possam ser comparadas entre si pelo professor e classificá-los de acordo com suas potencialidades e defasagens.
A observação do processo de aprendizagem, sem a necessidade de registro ou sistematização pelo professor ou pelos alunos.
A promoção da cidadania na escola tem como meta contribuir na formação dos alunos, para que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres e possam se conduzir na sociedade de forma crítica e autônoma. Educar para a construção de uma sociedade plena em direitos requer provocar, estimular educadores e educandos a pensarem sobre sua própria realidade, a realidade de sua comunidade, de seu País e do mundo. A partir desse diagnóstico, refletir sobre sua responsabilidade e conceber uma prática individual, e também coletiva, para interferir e modificar esta realidade. A construção de uma cultura de paz requer uma prática educativa que promova a capacidade de crítica e a formulação de propostas, e não a passividade, que termina por ser cúmplice dos mecanismos de injustiça e violação de direitos.
Analise as afirmativas abaixo:
I Constituem direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 64, de 2010);
II - A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social;
III - Os PCNs apresentam uma proposta de organização curricular na perspectiva da educação comprometida com a cidadania, elegendo os princípios norteadores: dignidade humana; igualdade de direitos; participação e co-responsabilidade pela vida social;
IV - A prática pedagógica voltada para a construção da cidadania democrática é essencialmente romper com a cultura autoritária, de submissão, de mando, impregnada nas diferentes relações sociais; é criar uma nova cultura a partir do entendimento de que todo e qualquer indivíduo é portador de direitos e deveres; é garantir o acesso ao conhecimento que permita-lhe apreender a complexidade das relações e determinações do conjunto da sociedade; é prepará-lo para sua inserção no mundo do trabalho, para compreender o avanço tecnológico e a participação ativa na organização da sociedade;
V - Para que a escola possa desenvolver um trabalho nesta perspectiva, faz-se necessária a construção de um projeto pedagógico, democrático e participativo, em que a formação do sujeito possa ser assumida coletivamente.
Esse processo se desenvolve na prática diária, através da apreensão dos conteúdos curriculares e na vivência do exercício da cidadania. Estão corretos os itens:
I III IV, apenas
I II V, apenas
II III V, apenas
Todos os itens estão corretos
Considere as afirmativas abaixo e em seguida marque a alternativa correta:
I A reflexão filosófica sobre a educação permite a compreensão dos valores que direcionam a prática educacional.
II Permite exclusiva e unicamente a desenvolver o senso crítico.
III A filosofia é o corpo de entendimento que compreende e direciona a existência humana.
IV Não é área responsável pela reflexão dos problemas reais apresentados no ambiente da educação.
Estão corretas:
I e III
II e IV
I e II
II e III
I e IV
raciocínio lógico
conteúdos procedimentais
conteúdos atitudinais
conteúdos de língua portuguesa
conteúdos conceituais
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para Karagiannis e Stainback, os benefícios do ensino inclusivo podem atingir todos os alunos, professores e a sociedade em geral. Por isso, segundo os autores, o principal propósito da inclusão é
adaptar as escolas às necessidades, aos interesses e às capacidades particulares dos alunos.
assegurar que os ambientes educacionais sejam adaptados, melhorados e preparados para atender a diversidade.
prover estratégias de aprendizagem de acordo com os aspectos cognitivos dos alunos.
facilitar e ajudar a aprendizagem e o ajustamento de todos os alunos.
romper as barreiras da ignorância e do preconceito nos espaços formais de aprendizagem dos alunos.
Uma professora percebeu que sua turma de 1º ano do Ensino Médio estava apresentando muitas dificuldades em relação às irregularidades ortográficas S, SS e Ç. Isso somente foi notado a partir de levantamento e tabulação dos erros cometidos pelos alunos em suas produções textuais durante todo o trimestre. Assim, a professora, embora não tivesse previsto desenvolver esse conteúdo no planejamento anual, elaborou uma sequência didática para desenvolver o conteúdo apontado, a fim de contribuir para amenizar a presença de erros nos textos dos alunos. O coordenador pedagógico considerou a ação da professora bastante pertinente no que se refere ao currículo repensado a partir de avaliação e solicitou que ela compartilhasse na reunião de trabalho com os professores sua vivência relatada. Acerca desse assunto, é correto afirmar que
a avaliação feita pela professora na etapa descrita é somativa, pois agregou um novo saber àquele já desenvolvido, embora não estivesse previsto no currículo da série.
a avaliação feita pela professora é classificatória, pois verificar dados e tabulá-los mostra que alguns alunos sabem determinados conteúdos e outros alunos não sabem.
a avaliação feita pela professora é formativa, pois reorientou o processo a partir de uma necessidade real dos alunos.
a avaliação feita pela professora pode, na verdade, ser considerada falha, pois se desviou do programa inicial e, provavelmente, ao final do ano não serão cumpridos os objetivos essenciais, o que não foi notado pelo coordenador.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
4, 3, 2, 5, 1
1, 3, 2, 5, 4
1, 2, 3, 4, 5
4, 2, 3, 5, 1
4, 3, 2, 1, 5
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Mittler declara que, nos Estados Unidos, famílias da zona rural com filhos que apresentam atraso no desenvolvimento recebem apoio domiciliar de agentes comunitários para ajudar a criança a atingir determinados objetivos no desenvolvimento de suas potencialidades. O apoio domiciliar concedido às famílias fazia parte do programa
Booster.
Portage.
Sure Start.
Further Education Funding Council-Fefc.
Training and Enter Prise Councils-Tecs.
A coordenadora e os professores do 1º ano do Ensino Fundamental elaboraram uma aula de história sobre família. Para isso, selecionaram uma imagem em que há um casal e dois filhos, todos sorrindo. A coordenadora pedagógica agendou assistir à aula da professora, seguindo um cronograma regular de observação de aulas. Ao chegar à sala, viu todas as crianças dispostas em círculo, sentadas no chão, juntamente com a professora, que já iria iniciar a roda de conversa. Então, mostrou aos alunos a imagem e perguntou a eles como a família é formada. Em coro, os estudantes responderam que é composta de pai, mãe e filhos. A professora interveio questionando a importância da mãe e do pai para o lar e como os filhos precisam se comportar serem prestativos, educados e não brigarem entre si. Finalizou-se a roda de conversa. Pensando na formação do currículo, a aula descrita
foi planejada adequadamente, porque os alunos de 1º ano são pequenos para compreender que a família pode ser formada de outros modos. Além disso, é importante para esta faixa etária saber que é preciso valorizar os pais e respeitá-los.
não foi planejada adequadamente, porque a professora não deixou que os alunos participassem mais. Cada um poderia falar como ajuda em casa ou como trata seus pais.
foi planejada adequadamente, porque os alunos estavam em círculo e não enfileirados, todos puderam ver a figura e apreender o saber que estava sendo transmitido.
não foi planejada adequadamente, porque a professora não considerou que muitos alunos vivem em famílias estruturadas de outro modo. A figura utilizada transmitiu uma visão restrita de família, a condução da aula foi moralista e desviou-se do assunto principal, inibindo a participação dos alunos.
identificar os problemas de aprendizagem de alguns alunos para homogeneizar o trabalho de sala de aula
compartilhar o plano de trabalho com a turma para que os alunos reconheçam seus progressos e dificuldades em relação ao que está sendo estudado
investigar como os alunos aprendem para sanar as dificuldades específicas de cada um
incentivar a participação de todos no grupo e a capacidade de autoavaliação
avaliar o próprio trabalho para planejar novas situações de ensino e aprendizagem
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