Questões de Pedagogia

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Mittler afirma que a maioria dos locais tem, hoje em dia, um centro de desenvolvimento da criança vinculado ao hospital, com equipes multidisciplinares, constituído por pediatra, enfermeira especialista, professoras com experiência em criança com atraso no desenvolvimento e com dificuldades. Idealmente, esses centros também podem contar com outros profissionais, tais como: fonoaudiólogos, fisioterapeutas e

  • A.

    psicólogos educacionais ou neurologistas.

  • B.

    psicólogos clínicos ou psiquiatras.

  • C.

    psicólogos clínicos ou geneticistas.

  • D.

    psicólogos ou terapeutas ocupacionais.

  • E.

    psicólogos clínicos ou educacionais.

Na escola Futuro Cidadão, os professores utilizam em todas as séries os livros enviados pelo PNLD para compor o currículo do modo em que estão organizados no sumário. Assim, na semana de planejamento, a coordenadora observou que os conteúdos programáticos de Ciências dos 2º e do 3º anos estavam muito semelhantes e propôs uma modificação, pois os alunos que estudaram no 2º ano e passaram para o 3º ano precisavam aprofundar seus saberes e não praticamente repeti-los de um ano para outro. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os problemas de aprendizagem não têm relação com a organização do currículo, falta laudo médico que oriente a prática pedagógica.

  • B.

    A lógica estruturante do currículo não deve priorizar o aluno, e sim o conhecimento a ser ensinado.

  • C.

    Ao criar protótipos de alunos, é mais fácil ao professor estruturar o currículo adequadamente.

  • D.

    A prática educativa deve ser repensada e reorganizada de forma coletiva a fim de que o currículo reveja a identidade dos educadores e dos educandos. O que deve ser priorizado e que atividades devem ser propostas são reflexões importantes para a construção do currículo.

  • A.

    pesquisa participante

  • B.

    pesquisa-ação

  • C.

    pesquisa de campo

  • D.

    estudo de caso

  • E.

    pesquisa ex-post facto

São princípios que os sistemas de ensino devem respeitar para a definição das normas da gestão democrática do ensino público na educação básica:

I. participação dos governos locais na elaboração do projeto pedagógico da escola;

II. participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;

III. participação das empresas privadas na elaboração do projeto pedagógico da escola e no financiamento de atividades extracurriculares;

IV. participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

De acordo com a Lei n.o 9.394/96, está correto apenas o contido em

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

Para Mittler, os locais destinados à primeira infância, incluindo as escolas, necessitam estar acessíveis ou mostrar planos para todos os “ajustes razoáveis” necessários para que a criança com deficiência seja identificada precocemente e receba apoio dos serviços regulares em atenção às suas necessidades. Esses serviços incluem

  • A.

    escolas maternais e classes maternais vinculadas às escolas regulares, berçários e grupos de recreação.

  • B.

    escolas especiais em tempo parcial e escolas comuns em tempo parcial.

  • C.

    escolas maternais como base e tempo parcial em classes especiais.

  • D.

    escolas comuns, apoio para o professor, apoio para atendimento pessoal e grupos de recreação.

  • E.

    escolas comuns como base e classes maternais em tempo parcial.

Luana nunca frequentou a escola e já está com 8 anos. Ao chegar a uma escola municipal da rede pública, a coordenadora percebeu que a aluna já apresentava alguns saberes, embora nunca os tenha aprendido formalmente. Os pais de Luana estudaram apenas nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental e não puderam auxiliá-la em sua alfabetização. A partir de conversa com a aluna e sondagem diagnóstica realizada sistematicamente, é correto afirmar que

  • A.

    Luana não sabe desenhar, pois esse tipo de atividade é aprendida na escola e a aluna não desenvolveu a coordenação motora fina.

  • B.

    a aluna não identifica e nomeia as cores, já que essa atividade deve ser ensinada na escola, nenhuma criança pode saber cores se nunca foi à escola.

  • C.

    Luana não sabe escrever matematicamente a operação de adição, pois esse tipo de atividade não é do domínio do desenvolvimento, precisa ser aprendido na escola.

  • D.

    Luana conhece Estados e capitais brasileiras, pois esse conhecimento é considerado parte do desenvolvimento da espécie humana.

Assis (1994) [ apud Pascoal (2008)] apresenta a importância do papel do Orientador Educacional como corresponsável pela aprendizagem dos alunos. Apresenta o papel do Orientador Educacional numa dimensão bastante ampla e fala também da escola como lócus privilegiado de participação. Questiona a formação profissional, mostrando que há necessidade do domínio de conteúdos essenciais a uma nova atuação. Questiona, ainda, as práticas docentes envolvendo os aspectos didático-pedagógicos, tais como metodologia, avaliação, relação professor-aluno, objetivos, conteúdos e revela a necessidade de que os docentes conheçam e reflitam sobre o real significado da existência da escola e sua função:

  • A.

    educacional.

  • B.

    cultural

  • C.

    social.

  • D.

    formativa.

  • E.

    informativa.

  • A.

    é claramente uma pesquisa de abordagem quantitativa, pois envolveu um grande número de participantes

  • B.

    é essencialmente qualitativa uma vez que utilizou-se do depoimentos que revelam a posição subjetiva dos estudantes pesquisados.

  • C.

    valeu-se de procedimentos de coleta e de análise de dados que combinam as abordagens quantitativas e qualitativas, o que é característico de uma abordagem também denominada de ‘quantiqualitativa’

  • D.

    é quantitativa e amostral sendo, portanto, representativa do que pensam todos os estudantes das diferentes regiões brasileiras.

  • E.

    é tipicamente experimental, pois as tendências apontadas pelo estudo podem ser, posteriormente, testadas e aplicadas à totalidade das escolas brasileiras.

A gestão democrática do ensino público é um dos princípios estabelecidos na Constituição Federal/88, e a concepção de educação como formação humana contida no texto da LDB. n.º 9.394/96 reafirma o princípio da gestão democrática do ensino público.

Para gerir democraticamente o ensino e a escola, é necessário

  • A.

    desenvolver ações que promovam a participação de todos de acordo com uma programação estipulada pelo corpo docente.

  • B.

    aplicar corretamente os recursos financeiros arrecadados pela escola.

  • C.

    desenvolver atividades na escola que serão executadas pelos alunos que tiverem melhor desempenho escolar.

  • D.

    estimular a participação de diferentes pessoas na articulação dos aspectos financeiros e administrativos da escola.

  • E.

    programar com os docentes reuniões de planejamento para análise do resultado das avaliações, visando à melhoria da qualidade do ensino.

De acordo com Mantoan, a escola brasileira é marcada pelo fracasso e pela evasão de uma parte significativa de seus alunos. Segundo a autora, esse fracasso

  • A.

    leva a escola a analisar sua forma de ensinar, o quê, o como e para quem, enfrentando os desafios postos pela evasão, repetência, discriminação, exclusão.

  • B.

    continua sendo do aluno, uma vez que a escola reluta em admiti-lo como seu e lhe atribui deficiências que são do próprio ensino ministrado por ela.

  • C.

    provoca a escola a assumir sua identidade, refletindo sobre a prática pedagógica como necessidade de se reavaliar a fim de que possa haver avanços na educação.

  • D.

    pode gerar avaliações externas com percentual de indicadores abaixo do esperado, causando forte impacto no ensino.

  • E.

    torna necessária a criação de propostas e políticas de inclusão educacional que de fato contemplem as diferenças no interior da escola.

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