Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A escola Caminhos da Vida é composta por uma grande variedade de alunos de diferentes etnias, advindos de todas as regiões brasileiras, além de outros provenientes de países distintos, principalmente Japão, Bolívia e Angola. Para atender à diversidade de culturas e conhecimentos, a escola adota um currículo voltado para a formação humana. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Um currículo voltado para a formação humana considera os conhecimentos e vivências dos alunos, inclui a todos e sempre apresenta novos saberes, desdobrando as áreas tradicionais do currículo em tantas outras.

  • B.

    Este tipo de currículo deve ser neutro e ingênuo para não transmitir ideologias por trás de sua organização.

  • C.

    Um currículo voltado para a formação humana deve ser sempre baseado na preparação para a vida adulta, como propõe Bobbit.

  • D.

    É um currículo que está relacionado com as práticas propostas pelo professor para todas as turmas, com conteúdos e objetivos estabelecidos previamente.

O ensino desenvolvido pela escola necessita contemplar além das experiências prévias dos alunos, diversificados meios letrados, portadores de informações significativas, para a compreensão do que se lê e do que se escreve na sociedade. As alternativas abaixo referem-se à alfabetização e ao letramento. Apenas uma delas apresenta informação INCORRETA.Assinale-a.

  • A.

    Letramento é um termo utilizado para acentuar o trabalho com as práticas sociais de leitura e da escrita, ampliando o conceito de alfabetização comumente relacionado com a aquisição do código escrito.

  • B.

    As interações entre os alunos, o uso diversificado de materiais escritos e a proposição de atividades com sentido favorecem o processo de alfabetização.

  • C.

    A organização de um ambiente alfabetizador em uma sala de aula e o alcance, pelo aluno, da hipótese alfabética na escrita têm o mesmo significado.

  • D.

    A escolha por um método de alfabetização, no período inicial do Ensino Fundamental, depende da opção dos professores em relação às unidades de partida a serem consideradas: da parte ao todo, do todo à parte ou combinando as duas formas.

  • E.

    Os termos alfabetização e analfabetismo podem variar de acordo com o contexto sociocultural.

Considere o trecho da música abaixo, de Paula Toller.

Por que o fogo queima?

Por que a lua é branca?

Por que a terra roda?

Por que deitar agora?

Por que as cobras matam?

Por que o vidro embaça?

Por que você se pinta?

Por que o tempo passa?

O estágio definido por Piaget que pode ser depreendido dos versos acima é o

  • A.

    motor - intuitivo

  • B.

    operatório - concreto

  • C.

    sensório - motor

  • D.

    formal - concreto

  • E.

    questionador - sensório

Segundo os estudos de Rose Neubauer e Ghisleine Trigo da Silveira, em relação à autonomia da escola, as medidas que mais impactaram positivamente o desempenho escolar foram:

  • A.

    o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.

  • B.

    o aumento da autonomia financeira e a atuação dos Conselhos Escolares.

  • C.

    a atuação dos Conselhos Escolares e a eleição de diretores.

  • D.

    o aumento da autonomia financeira e a eleição de diretores.

  • E.

    o aumento da autonomia financeira, a atuação dos Conselhos Escolares, a eleição de diretores e a centralização das decisões na figura do gestor escolar.

A “Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais”, aprovada pela “Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais”, tem por objetivo definir a política e inspirar a ação dos governos. Essa “Linha de Ação” apresenta princípios fundamentais que devem ser respeitados. Entende-se por princípio fundamental desse documento

  • A.

    que as escolas devem favorecer o processo de ensino e aprendizagem a fim de que a criança adquira habilidade e competência para aprender de modo autônomo.

  • B.

    que as ações não governamentais devem prestar serviço de qualidade à população, garantindo equidade no acesso ao conhecimento pela sociedade.

  • C.

    que as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente de suas condições especiais decorrentes de capacidade ou de dificuldades de aprendizagem.

  • D.

    que as escolas devem promover a aprendizagem eficaz capaz de permitir a toda a criança desenvolver o seu potencial e ter condições de criar e recriar sua própria condição no mundo.

  • E.

    que os governos devem demonstrar transparência e visibilidade na aplicação dos recursos públicos, uma vez que esses recursos devem ser disponibilizados nas escolas.

Uma professora notou que em matemática sua turma de 5º ano estava com dificuldades de realizar situações-problema e solicitou a presença do coordenador pedagógico para que assistisse à sua aula e lhe ajudasse a identificar que estratégias didáticas poderiam ser adotadas para favorecer a aprendizagem dos alunos. Com respaldo em seus conhecimentos de didática da Matemática, após observar a aula, o coordenador provavelmente respondeu que

  • A.

    é preciso aumentar a quantidade de situações-problema para serem resolvidas pelos alunos, utilizando apenas uma operação por vez, ou seja, quinze problemas que envolvam multiplicação em uma mesma aula. Não é indicado que os alunos de 5º ano resolvam os problemas com estratégias pessoais, precisam estruturar as operações de modo convencional.

  • B.

    a Matemática não deve utilizar situações-problema, deve usar exclusivamente jogos didáticos, de preferência propostos pelos alunos.

  • C.

    antes de resolver situações-problema, os alunos precisam familiarizar-se com as operações aritméticas de modo isolado. Quando as compreenderem bem, podem aplicá-las. Se os alunos têm dificuldades, o professor deve retomar as operações e, quando aprenderem o mecanismo operativo, estarão preparados para o próximo passo.

  • D.

    propor situações-problema é imprescindível em todos os níveis da escolaridade, porém a Matemática não deve se limitar a isso; é necessário que os alunos também possam experimentar criar problemas e propiciar a resolução dos problemas inventados por outros colegas.

Amanda é uma criança de 3 anos, muito criativa e imaginativa. Durante as brincadeiras livres, ela convoca algumas amigas para serem pacientes em seu consultório. Junto com as colegas, utiliza alguns materiais da sala para compor o cenário, como telefone, maca, medicamentos, mesa, papéis, caneta, etc. Certo dia, Amanda nos pregou um susto com sua brincadeira de médica. Ela pingou cola nos olhos de uma outra criança que, desesperada, começou a gritar. Corri imediatamente para socorrê-la e, na mesma hora, eu...

Marque a alternativa que dá continuidade ao texto acima, de acordo com os procedimentos de primeiros socorros.

  • A.

    irriguei seus olhos com soro fisiológico, durante vários minutos, até que a cola fosse totalmente removida.

  • B.

    utilizei um colírio anestésico para poder remover a cola sem causar dor.

  • C.

    peguei papel toalha e removi a cola que estava em seus olhos.

  • D.

    solicitei uma ambulância para levá-la ao hospital.

  • E.

    coloquei em seus olhos algodões encharcados com água boricada e deixei agir até que a cola fosse totalmente removida.

Sobre o pensamento de Piaget, considere as afirmações abaixo. I. A teoria cognitiva de Piaget considera que o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre em três estágios. II. Piaget afirmava que o conhecimento tem origem na relação entre sujeito e objeto, construindo a abordagem tradicional do ensino, que destaca o papel ativo do professor na transmissão de conhecimento. III. Piaget considerava que o aprendizado depende dos fatores biológicos, por isso os estágios correspondem a diferentes faixas etárias. Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I

  • B.

    I

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

Segundo Lopes (2008), as análises desconsideram que alterações nos códigos de organização curricular são, sobretudo, alterações nas relações de poder e de controle que regem os currículos.

Ao desconsiderar essa conclusão, muitas das propostas de currículo integrado ao longo da história transformam a discussão sobre mudanças na organização curricular em uma questão _______ a ser resolvida simplesmente por meio de novas grades curriculares.

Assinale a alternativa que preenche, de forma correta, a lacuna do texto.

  • A.

    administrativa

  • B.

    política

  • C.

    técnica

  • D.

    pedagógica

  • E.

    filosófica

Com base na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, responda às questões de números 27 e 28.

O propósito da presente Convenção (art.1.º) é promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais para todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente. Com o compromisso de assegurar esses direitos e respeito ao seu semelhante, a presente Convenção, em seu art. 3.º, relaciona alguns princípios, dentre eles o

  • A.

    respeito às pessoas com deficiência para que possam exercer seus direitos trabalhistas e sindicais, em condições de igualdade com as demais pessoas.

  • B.

    acesso efetivo das pessoas com deficiência aos programas de profissionalização e serviços de colocação no trabalho.

  • C.

    incentivo, a promoção e a maior participação possível das pessoas com deficiência nas atividades esportivas comuns em todos os níveis.

  • D.

    respeito pela diferença e pela aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade humana e da humanidade.

  • E.

    acesso aos serviços prestados por entidades sociais filantrópicas envolvidas na organização de atividades recreativas, turísticas e de lazer.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...