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É início de ano letivo e a cada ano a coordenadora, junto com o grupo de professores que coordena, revê o currículo e a organização dos conteúdos e dos objetivos de acordo com o programa. Ao reestruturarem ou manterem itens no currículo escolar, a equipe escolar sempre discute que é necessário contemplar as funções centrais do desenvolvimento humano: simbólica, percepção, memória, atenção e imaginação. Sobre essas funções, assinale a alternativa correta.
Entre as diferentes formas de percepção, a percepção visual é a mais efetiva na aquisição do conhecimento, para todas as pessoas, conforme estudo realizado.
Todas as áreas do conhecimento são manifestações da função simbólica.
A aprendizagem que envolve a memória é somente aquela da concepção tradicional.
A reprodução tem apoio na memória enquanto a imaginação ou criação, não.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Ao tomar conhecimento de que um aluno sofreu maus-tratos, apresentando marcas visíveis, qualquer funcionário da escola deve:
acolher o aluno.
comunicar ao Conselho Escola-Comunidade.
comunicar ao ConselhoTutelar.
comunicar apenas ao corpo docente.
guardar segredo.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2012
De acordo com SEVERINO, (2000) para a elaboração e desenvolvimento de um trabalho científico é preciso ter ideia clara do problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada. Ou seja, exige-se consciência da problemática específica relacionada com o tema abordado de determinada perspectiva. Esta fase de elaboração do trabalho de pesquisa corresponde à:
definição e delimitação do tema de pesquisa
levantamento bibliográfico
leitura e documentação
definição de um plano provisório do trabalho
problematização do tema
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo Dermeval Saviani (2010), o aprender a aprender está ligado à necessidade, constante, de ampliar a(o)
carreira.
formação técnica.
profissionalismo.
formação geral.
empregabilidade.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Na integração escolar, o aluno tem acesso às escolas por meio de um leque de possibilidades educacionais, que vai da sua inserção às salas de aula do ensino regular ao ensino especial. Para Mantoan, essa concepção de integração escolar é vista como
oportunidade de ter acesso a outros atendimentos especializados.
opção de atendimento educacional especializado aos serviços disponíveis.
estratégia de atendimento especial àqueles alunos que necessitem desse serviço.
inserção parcial, porque o sistema prevê serviços educacionais segregados.
necessária ao aluno com vistas à sua inserção na sala de aula.
Bianca é uma aluna recém-ingressante no Ensino Fundamental, tem 6 anos e, segundo conversa da mãe com a coordenadora pedagógica, aprendeu a ler e a escrever aos 3 anos de idade. Surpresa com a afirmação, a coordenadora transmitiu a informação à professora, que conheceria os alunos e iniciaria atividades de sondagem na semana seguinte. Após a realização das atividades diagnósticas individuais, a professora verificou que Bianca sabia escrever seu nome completo e sabia algumas palavras de memória e as escrevia convencionalmente. Ao ditar palavras menos usuais, a aluna apresentava-se na hipótese silábica com valor sonoro. Conforme a professora e a coordenadora já imaginavam, é bastante incomum que uma criança aos 3 anos saiba ler e escrever convencionalmente, pois
aos 3 anos, as crianças ainda não estão em contato com formas escritas, veem apenas as figuras e quando observam livros fingem ler, mas não se atentam que neles há palavras.
com 3 anos de idade, a criança não tem a maturação orgânica necessária para ler e escrever convencionalmente, mesmo que estimulada pelo meio.
somente em idade mais avançada as crianças podem desenvolver qualquer hipótese de escrita, ou seja, com 3 anos de idade seria impossível Bianca estar na hipótese alfabética, pré-silábica ou qualquer outra.
o currículo da Educação Infantil estimula apenas o brincar, não está voltado para o contato com a escrita.
Numa concepção moderna currículo escolar pode ser defenido como:
elenco das disciplinas ou matérias ministradas aos alunos.
conjunto de atividades e experiências, bem como as disciplinas desenvolvidas pela escola.
organização geral do funcionamento da escola: quadro de horários, relação nominal dos professores, carga horária de cada uma das disciplinas.
guia de orientação geral do trabalho docente.
descrição das situações docentes específicas, com indicações do que os alunos aprenderão.
o pesquisador precisa definir um plano provisório de trabalho que orientará as leituras e também a pesquisa propriamente dita.
a fundamentação lógica do tema deve ser exposta e provada.
as partes do trabalho, seus capítulos e, no interior deles, os parágrafos devem ter uma sequência lógica rigorosa determinada pela estrutura do discurso.
o estilo do texto será determinado pela natureza do raciocínio específico às várias áreas do saber em que se situa o trabalho.
do ponto de vista da estrutura formal, o trabalho se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Sarmento (2008), é papel da pedagogia, acompanhando as outras ciências (filosofia, sociologia, psicologia, história etc.), criticar e rever sua postura em relação à infância, pois os estudos demonstram que existe(m)
uma única infância.
um padrão universal de infância.
uma inter-relação entre infância e adolescência.
várias infâncias.
uma única forma de interpretar a infância.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Mantoan declara que a exclusão escolar se manifesta das mais diversas maneiras, e quase sempre o que está em jogo é a ignorância do aluno. Para a autora, isso
acontece pela falta de aperfeiçoamento permanente dos profissionais da educação e do aprimoramento das práticas pedagógicas.
reforça a necessidade de um modelo didático-pedagógico e de gestão educacional capaz de atender as diferenças.
ocorre porque a escola se democratizou, abrindo-se a novos grupos sociais, mas não aos novos conhecimentos.
pode ser modificado buscando aliar o trabalho de fundamentação teórica com as vivências das redes de apoio à inclusão.
implica na melhoria das estruturas de acessibilidades físicas, materiais, financeiras e tecnológicas das escolas.
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