Questões de Pedagogia

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Um professor acaba de ingressar na escola Caminhos do Aprender, escola da rede pública de ensino, e solicita o Projeto Político-Pedagógico da escola ao coordenador pedagógico, a fim de conhecer um pouco mais sobre aquela unidade escolar. O coordenador diz não saber onde está o Projeto Pedagógico e que, provavelmente, deve estar na sala do diretor, por se tratar de um “documento burocrático”. Ao falar com o diretor, ele diz que não sabe exatamente onde o documento está, mas que, quando encontrar, deixará com Carlos para que leia. Diante das Leis que regem a Educação, pode-se afirmar que

  • A.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento ao qual os professores têm acesso, mas sua elaboração é realizada pela Equipe Gestora, de acordo com as orientações da Secretaria de Educação.

  • B.

    o Projeto Político-Pedagógico é realizado no ano de inauguração da escola e, nos anos posteriores, segue-se sempre o mesmo documento.

  • C.

    todos os integrantes da escola podem ter livre acesso às normas da escola, bem como ao planejamento, aos objetivos e aos Projetos Político-Pedagógicos, que mostram a identidade da escola. Além disso, os professores, a comunidade escolar e os conselhos escolares participam da elaboração da proposta pedagógica.

  • D.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento burocrático que na prática tem pouca utilidade. Depois de elaborado pela equipe da escola e homologado pela Secretaria de Educação, deve ser arquivado até que alguém queira consultá-lo.

Acerca do currículo para a educação infantil em sua primeira etapa (de zero a três anos) é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    encontra-se definido no documento Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil(RCNEI);

  • B.

    ao ser desenvolvido pode ser flexibilizado;

  • C.

    Não há permissão para que se promova adequação às necessidades educacionais especiais das crianças;

  • D.

    O referencial curricular serve de base para a organização de planos individuais de intervenção, de orientação para a previsão de técnicas e materiais pertinentes e para embasar as ações integrantes da equipe multiprofissional.

Sobre a história da educação brasileira, considere as afirmações abaixo.

I. A reforma de 1968 imprimiu um caráter democrático ao ensino brasileiro, desde o fundamental até a universidade, fortalecendo os movimentos estudantis.

II. Durante a ditadura militar, houve propostas de “americanização” da cultura e da educação brasileira, expressas no acordo MEC-USAID.

III. A Constituição de 1824, no Império, já previa a educação primária gratuita.

Está correto o que se afirma somente em

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    II e III

Segundo Gomes (2005), há duas abordagens sociológicas que levam às diferentes visões da escola: o paradigma do consenso e o paradigma do conflito. Como a escola é socialmente complexa, pode-se afirmar que sempre há uma dosagem de consenso e de conflito, como ingredientes desta cultura.

Assinale a alternativa cuja frase retrata a coexistência de situações de consenso e de conflito na escola.

  • A.

    Agir moralmente é agir em termos do interesse coletivo.

  • B.

    A unidade da autoridade e a regularidade derivam do conceito de disciplina.

  • C.

    O processo de negociação ocorre entre professores e alunos, de acordo com um sistema de normas compartilhadas.

  • D.

    A escola é organizada com base no princípio da autocracia para mediar conflitos latentes entre professores e alunos.

  • E.

    Os professores são agentes de imposição cultural sobre os estudantes.

Vasconcellos, ao tratar das causas da não aprendizagem dos alunos, faz referência ao fato de que os professores, ao que tudo indica, como decorrência do processo de alienação em que se envolveram, regrediram, desumanizaram-se a tal ponto que perderam esta marca da espécie.

A marca da espécie de que trata o autor é a

  • A.

    religiosidade, capaz de sensibilizar a pessoa para os problemas do próximo.

  • B.

    compreensão, sentimento que aproxima as pessoas.

  • C.

    disposição pedagógica dos adultos humanos que os distingue dos primatas não humanos.

  • D.

    afetividade no trato com os que o rodeiam, capaz de estabelecer um convívio amoroso com o próximo.

  • E.

    solidariedade, disposição de ajudar o outro.

Um coordenador pedagógico diz que seu dia a dia compõe-se de resolver situações emergenciais, como problemas de relacionamento entre alunos, telefonar para as famílias cujos alunos aguardam na escola após o horário da saída e entregar materiais para os professores nas salas de aula. Na verdade, se houvesse a delegação de funções de uma forma mais efetiva na escola, poderiam ser priorizadas as atividades que realmente fazem parte da rotina do coordenador pedagógico, como

  • A.

    organizar e executar horários coletivos de trabalho pedagógico, investir em sua formação pessoal e atuar diretamente junto ao grupo de professores, observando práticas e planejamentos e qualificando o trabalho.

  • B.

    ler comunicados referentes às atividades que envolvem professores e alunos e elaborar a rotina como uma estrutura estável.

  • C.

    suprir a ausência de professores em sala de aula, discutir projetos desenvolvidos na escola e preparar-se pedagógica e conceitualmente para os horários coletivos de trabalho pedagógico.

  • D.

    promover o desenvolvimento profissional dos professores, suprir a ausência deles em sala de aula e ler comunicados que envolvam os professores.

Sobre a educação especial é correto afirmar, Exceto:

  • A.

    Refere-se a modalidade do sistema educacional que deve ser oferecida e ampliada na rede regular de ensino para educandos com necessidades educacionais especiais;

  • B.

    Articula-se com a educação infantil no seu objetivo de garantir oportunidades sócio-educacionais à criança;

  • C.

    Refere-se ao conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança, podendo modificar a sua prática conforme necessidades apresentadas pelas crianças;

  • D.

    Deve promover o desenvolvimento e aprendizagem da criança, ampliando dessa forma, suas experiências.

  • A.

    I

  • B.

    II

  • C.

    III

  • D.

    I e II

  • E.

    I e III

No documento Professores do Brasil, Gatti (2009) afirma como necessária uma verdadeira revolução nas estruturas institucionais formativas e nos currículos de formação de professores. Segundo a autora, “A forte tradição de profissionais professores para a educação básica tem que partir de seu campo de prática e agregar a este os conhecimentos necessários selecionados como valorosos, em seus fundamentos e com as mediações didáticas necessárias”.

Com relação a isso, é fundamental que a formação docente seja pensada

  • A.

    a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares.

  • B.

    através da relação com a área do conhecimento específico, fruto da formação docente.

  • C.

    através das demandas provenientes de sua área específica do conhecimento.

  • D.

    levando em conta a forte tradição disciplinar que marca a identidade docente.

  • E.

    a partir da função própria à escolarização, atendendo as demandas gerais da educação básica.

Tardif traça um paralelo entre as técnicas e os saberes no trabalho docente, concluindo que as tecnologias educativas e, até prova em contrário, os saberes oriundos das ciências da educação e das instituições de formação de professores não podem fornecer aos docentes respostas precisas sobre o “como fazer”. Isto ocorre porque

I. as técnicas utilizadas pelo professor não se apoiam nas ciências ditas positivas, mas sobretudo nos saberes cotidianos, em conhecimentos comuns, sociais baseados na linguagem natural;

II. as verdadeiras tecnologias do ensino correspondem às tecnologias da interação, identificadas como: a coerção, a autoridade e a persuasão;

III. graças às tecnologias da interação, o professor pode atingir seus objetivos nas atividades com os alunos;

IV. as tecnologias da interação permitem que o professor imponha o seu programa de ação em detrimento daquelas ações desencadeadas pelos alunos que iriam em sentido contrário a esse programa;

V. a autoridade envolve poder e, no tocante ao professor, sua autoridade reside no respeito que possa impor, sem coerção.

Está de acordo com a tese do autor o contido em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e V, apenas.

  • C.

    III, IV e V, apenas.

  • D.

    I, III, IV e V, apenas.

  • E.

    I, II, III, IV e V.

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