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Ao final do ano letivo de 2011, todos os participantes da comunidade escolar, os professores, funcionários e a equipe gestora empenharam-se em avaliar o que foi produtivo ou eficaz durante o ano e o que precisa ser aperfeiçoado para o ano seguinte na escola Viver e Aprender. Embora essa escola seja muito elogiada pelos pais, devido ao ensino de qualidade, à organização e à limpeza, houve queixas no que se refere à comunicação com as famílias. Muitos pais desejam ter contato com os dados da aplicação de recursos, com os informes gerais, com o calendário escolar e com o IDEB da unidade. Assim, sugeriram que essas informações estivessem dispostas em um quadro visível a todos nos períodos de entrada e saída dos alunos. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
As sugestões da comunidade escolar para o ano seguinte devem fazer parte do projeto pedagógico da escola e, sobretudo, devem ser colocadas em prática.
O compromisso da escola com o processo educativo deve eliminar a progressão continuada e investir nos alunos com dificuldades. Essa é a base, nenhuma avaliação institucional pode trazer resultados melhores.
Permitir que a família opine sobre a escola é conferir a leigos uma grande responsabilidade. Nem tudo o que é dito pela comunidade escolar deve ser levado em consideração.
Avaliar a escola cabe somente aos especialistas em educação e, principalmente, àqueles que estão diariamente em contato com os problemas que envolvem o sistema educativo.
Assinale a alternativa INCORRETA:
Para construir conhecimentos, a criança precisa estabelecer relações com o meio e com outras pessoas adultos e crianças.
O desenvolvimento humano é uma tarefa conjunta e recíproca que envolve a construção compartilhada de sentidos e de significados.
As mudanças que ocorrem na sociedade não devem afetar a função da escola enquanto instituição responsável pela formação de crianças.
A criança aprende em um ambiente social e historicamente localizado.
Fazem parte do repertório de desenvolvimento e aprendizagem, sobretudo da criança da Educação Infantil, a imaginação e a fantasia, bem como a curiosidade e a experimentação.
I
II
III
I e II
I e III
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A Política Educacional vigente que se articula com a Proposta Pedagógica da escola, visando à melhoria da qualidade de ensino, tem como princípios básicos:
I. colaboração e participação;
II. autonomia;
III. competitividade;
IV. compromisso com a direção.
Está correto apenas o contido em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Rios, reconhece-se interdisciplinaridade quando
existe um diálogo ou parceria entre diferentes, na ação específica de um grupo que quer alcançar objetivos comuns.
os professores das disciplinas de português, matemática, geografia e história desenvolvem o trabalho em torno de um mesmo tema.
as disciplinas escolares são eliminadas a favor de um currículo montado exclusivamente por trabalhos em grupo.
o professor demonstra conhecer profundamente cada disciplina do currículo e desenvolve aulas significativas para seus alunos.
os professores planejam os conteúdos de suas disciplinas, prevendo ações conjuntas, em determinado período do ano.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Na escola Saber Partilhado, cada professor, funcionário e membro da equipe gestora atua de modo cooperativo e em prol da Educação como um todo. As tarefas são definidas, mas não há o predomínio da hierarquização. Aqueles que têm maiores habilidades em determinadas situações, lideram; a liderança não fica apenas concentrada na equipe gestora, todos assumem esse papel em algum momento. Refletindo sobre gestão democrática e trabalho em equipe, é correto afirmar que
o trabalho em equipe está pressuposto em qualquer atividade organizada na escola, por isso não é preciso reforçá-lo ou incentivá-lo.
só é significativo o trabalho em equipe em algumas situações. Às vezes, algumas pessoas não gostam ou não trabalham bem em equipe, nesse caso, quem prefere trabalhar em equipe, pode fazê-lo e quem não gosta é melhor que não o faça para evitar desentendimentos ou conflitos.
as discussões com o grupo de professores podem possibilitar trocas e reflexões interessantes e tornar o ambiente estimulante, contudo é preciso que cada um tenha suas responsabilidades e tarefas concretas e atue individualmente nas situações cotidianas.
a equipe que age verdadeiramente junta ou colabora com o mesmo trabalho faz parte de um sistema coletivo e, para tal, renuncia voluntariamente parte de sua autonomia.
Considere as afirmações abaixo.
I. Costuma-se, de forma simplificadora dividir as teorias educacionais em dois grandes grupos: as tradicionais e as progressistas. II. O principal objetivo da filosofia da educação é propor um sistema educacional eficiente, capaz de fazer com que os alunos aprendam as ideias dos principais filósofos. III. A educação é uma atividade isenta de ideologia, pois concentra-se na transmissão dos conhecimentos consagrados. Está correto o que se afirma somente emI
II
III
I e II
I e III
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Segundo o documento CONSED (2009), a avaliação externa como uma das políticas públicas, em execução no sistema educacional, tem como foco o desempenho escolar. A melhoria da qualidade do ensino depende principalmente
de uma equipe docente constituída de professores efetivos e participativos.
da relação entre a Política Pública e a Proposta Pedagógica da Escola, como documento formal.
da interação entre a Política Pública, a Proposta Pedagógica da Escola e a atividade no cotidiano escolar.
de uma política educacional centrada no desempenho dos professores e na participação da comunidade.
de avaliações externas comprometidas com a organização pedagógica da escola.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia e analise as asserções a seguir, na perspectiva de Perrenoud (2000).
I. A evolução da escola caminha para a cooperação profissional
II. porque a divisão do trabalho pedagógico com a presença de apoio pedagógico, coordenadores de projetos, intervenção de professores especialistas suscita a repartição igualitária das tarefas e a partilha da informação em uma dupla, ou a delegação a especialistas de um problema que ultrapassa o titular, com o máximo de indicações para facilitar o trabalho.
Com relação às asserções, pode-se afirmar que
apenas a I está correta.
a I e a II estão corretas e há uma relação causal entre elas.
a I e a II não retratam a realidade da escola hoje.
apenas a II está correta.
a I e a II estão corretas, mas não há relação causal entre elas.
A professora de Geografia dos 2os anos do Ensino Médio realiza a avaliação dos alunos da seguinte forma: leciona de acordo com seu planejamento durante todo o trimestre e, ao final, aplica uma prova individual, sem consulta e com prazo previamente definido de execução. Ao observar a recorrência de notas baixas dos 2os anos e o insucesso dos alunos, a coordenadora propôs que a professora diversificasse a avaliação e favorecesse o conhecimento dos alunos até em momentos avaliativos. Além disso, a coordenadora mencionou que a avaliação também serve de parâmetro para verificar o trabalho docente que conteúdos precisam ser melhor desenvolvidos, o que os alunos compreenderam bem e o que precisa ser alterado na didática docente. Nesse sentido, sobre avaliação diagnóstica, formativa e classificatória, é correto afirmar que
a avaliação classificatória ou somativa não tem foco no resultado final.
a avaliação formativa é aplicável apenas ao professor, o aluno não tem consciência de seu processo de aprendizagem, sobretudo quando se encontra nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
a avaliação formativa faz parte da cultura escolar, pois ao final do ano o aluno tem contato com sua nota obtida e a partir dela sabe se foi promovido para o ano seguinte ou não.
a avaliação diagnóstica favorece a identificação dos conhecimentos prévios dos alunos e possibilita a reflexão do professor em relação às intervenções que devem ser feitas.
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