Questões de Pedagogia

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Conforme o documento UNESCO (2009), as reformas educacionais estão cada vez mais ligadas à utilização das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem.

Remetendo-se à preocupação apresentada no referido documento em relação ao desenvolvimento profissional do professor, o gestor democrático enquanto liderança pedagógica deve

  • A.

    informar aos professores a necessidade destes buscarem formação profissional, independentemente de promover ambientes favoráveis para esse processo de formação na escola.

  • B.

    deixar a cargo de cada professor a decisão sobre a utilização ou não das TIC’s.

  • C.

    instalar equipamentos modernos na escola e deixar que os professores tomem a iniciativa de usá-los.

  • D.

    contratar empresas que auxiliem os professores no trabalho com as TIC’s.

  • E.

    incentivar a utilização das TIC’s e propiciar ambientes favoráveis à formação profissional do professor, proporcionando a este a alfabetização tecnológica.

Em um processo de avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, interesses e valores dos alunos destina-se a subsidiar o professor e a escola no sentido da melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos e de ações subsequentes, para

  • A.

    favorecer o desenvolvimento do aluno.

  • B.

    explicar o grau de aprendizagem da classe.

  • C.

    subsidiar a decisão sobre aprovação ou retenção do aluno.

  • D.

    indicar os alunos com maior potencial de aprendizagem.

  • E.

    agrupar os alunos de forma mais adequada na formação de classes.

A coordenadora pedagógica de uma escola pública teve a interessante iniciativa de levar para a reunião semanal com os professores as vinte metas estabelecidas no projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) para serem atingidas até 2020. A discussão serviu para notarem que algumas metas são audaciosas para o momento enquanto outras já são atingidas na escola. Com base nas metas e nas políticas públicas, é correto afirmar que na lista não está previsto para 2020

  • A.

    aumentar o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu.

  • B.

    ampliar o investimento público em Educação (no mínimo, 7% do Produto Interno Bruto Brasileiro – PIB).

  • C.

    garantir, de acordo com lei específica, que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 1º ano de escolarização.

  • D.

    oferecer educação em tempo integral na metade das escolas públicas de educação básica.

Na sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de

  • A.

    restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores.

  • B.

    preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado.

  • C.

    atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade.

  • D.

    incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola.

  • E.

    propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento.

O Programa de Qualidade da Escola (PQE) tem como objetivo ________ a melhoria da ________ e a equidade do sistema de ________ , com ênfase no ________ que ________ os ________ da rede pública têm: o direito de ________ com qualidade.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto divulgado na Nota Técnica do Programa de Qualidade na Escola.

  • A.

    ressaltar ... escolaridade ... promoção ... valor ... só ... matriculados ... estudar

  • B.

    destacar ... educação ... promoção ... sucesso ... somente ... alunos ... estudar

  • C.

    estimular ... escolarização ... ensino ... tempo ... todos ... matriculados ... formação

  • D.

    estabelecer ... educação ... aprendizagem ... sucesso ... só ... estudantes ... formação

  • E.

    promover ... qualidade ... ensino ... direito ... todos ... alunos ... aprender

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, tem por objetivo orientar os sistemas educacionais na busca da melhoria do ensino. Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e reprovação) e no desempenho dos alunos no SAEB e na Prova Brasil. Isto é, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.

A respeito do Ideb, pode-se afirmar que

I. nas escolas campeãs do Ideb, os alunos leem pelo menos quatro livros por semestre;

II. as escolas campeãs do Ideb têm de diferente, em geral, o seu empenho em ensinar, ou seja, o compromisso de cada educador com seus alunos;

III. além de instrumento de análise, o Ideb é também um sistema de metas, estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição;

IV. o Ideb é uma excelente ferramenta para orientar os pais na escolha de qual escola matricular seus filhos.

Está correto o contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e III, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Em 2010, primeiro ano de obrigatoriedade de oferta do Ensino Fundamental de 9 anos nas escolas brasileiras, Karen foi matricular seu filho, de 6 anos, em uma escola pública e quis compreender melhor o porquê dessa nova organização da Educação, quais as vantagens da antecipação do ingresso das crianças no Ensino Fundamental e como seria o currículo e a rotina escolar a partir da mudança. Pode-se afirmar que a coordenadora pedagógica, com base na legislação vigente, respondeu-lhe que

  • A.

    a organização do Ensino Fundamental em 4 anos iniciais e 5 anos finais surgiu a partir da observação que os alunos estavam com rendimento insatisfatório nos anos finais do Ensino Fundamental, principalmente na área de matemática. Desse modo, em 5 anos, os alunos podem sanar suas dificuldades, evitar a defasagem e aprofundar seus saberes, podendo ingressar no Ensino Médio com mais qualidade.

  • B.

    embora a matrícula na Educação Infantil seja obrigatória, não é foco dessa modalidade de ensino desenvolver atividades voltadas à alfabetização e, o ingresso antecipado dos alunos no Ensino Fundamental, garante que estejam alfabetizados até o final do 1º ano.

  • C.

    a taxa de natalidade ampliou-se significativamente nos últimos anos e, assim, o número de crianças com 6 anos de idade, fase de interseção entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental, também cresceu. As escolas de Educação Infantil tinham uma demanda muito superior à esperada e por questões político-estruturais, a alternativa mais viável era favorecer o ingresso antecipado dos alunos no Ensino Fundamental.

  • D.

    a antecipação do convívio dos alunos no Ensino Fundamental tem o objetivo de assegurar-lhes mais oportunidades de aprendizagem, com maior qualidade, já que muitas crianças estão fora da escola na Educação Infantil.

Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está

  • A.

    a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.

  • B.

    a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.

  • C.

    a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.

  • D.

    a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.

  • E.

    o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.

A nova concepção de Educação Especial e a ressignificação das possibilidades de aprendizagem do aluno com deficiência mental, segundo o documento MEC/SEESP(2007), são condições para o sucesso da inclusão escolar desse aluno.

Para que essa inclusão se efetive, as intervenções do professor especializado devem centrar-se

  • A.

    no treinamento do aluno em atividades da vida diária, a partir da lógica do concreto.

  • B.

    no treinamento do aluno em atividades, tarefas e conteúdos previstos no currículo e programas do ensino regular.

  • C.

    no treinamento do aluno, por meio da repetição de ações sobre os objetos, dada sua incapacidade de atribuir um significado próprio ao objeto.

  • D.

    na construção de conhecimentos pelo aluno, por meio da repetição de ações sobre os objetos, dada sua incapacidade de atingir o plano abstrato e simbólico de compreensão do objeto.

  • E.

    na construção de conhecimentos pelo aluno, a partir do estabelecimento de uma interação simbólica com o meio, atuando no plano abstrato e não apenas físico do objeto.

Considere as imagens.

Um dos elementos que podem ser abordados na discussão a partir das imagens é

  • A.

    a extensão das nossas florestas e sua constante capacidade de renovação.

  • B.

    a substituição da madeira das árvores por plástico ou outros materiais.

  • C.

    o desmatamento acelerado e os problemas ambientais que ele provoca.

  • D.

    a possibilidade de preservar a Amazônia reduzindo as atividades econômicas lá desenvolvidas.

  • E.

    o exagero dos ecologistas que aumentam os problemas do desmatamento para preservar a florestas.

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