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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Conforme o documento UNESCO (2009), as reformas educacionais estão cada vez mais ligadas à utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem.
Remetendo-se à preocupação apresentada no referido documento em relação ao desenvolvimento profissional do professor, o gestor democrático enquanto liderança pedagógica deveinformar aos professores a necessidade destes buscarem formação profissional, independentemente de promover ambientes favoráveis para esse processo de formação na escola.
deixar a cargo de cada professor a decisão sobre a utilização ou não das TICs.
instalar equipamentos modernos na escola e deixar que os professores tomem a iniciativa de usá-los.
contratar empresas que auxiliem os professores no trabalho com as TICs.
incentivar a utilização das TICs e propiciar ambientes favoráveis à formação profissional do professor, proporcionando a este a alfabetização tecnológica.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em um processo de avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, interesses e valores dos alunos destina-se a subsidiar o professor e a escola no sentido da melhor compreensão dos limites e possibilidades dos alunos e de ações subsequentes, para
favorecer o desenvolvimento do aluno.
explicar o grau de aprendizagem da classe.
subsidiar a decisão sobre aprovação ou retenção do aluno.
indicar os alunos com maior potencial de aprendizagem.
agrupar os alunos de forma mais adequada na formação de classes.
A coordenadora pedagógica de uma escola pública teve a interessante iniciativa de levar para a reunião semanal com os professores as vinte metas estabelecidas no projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) para serem atingidas até 2020. A discussão serviu para notarem que algumas metas são audaciosas para o momento enquanto outras já são atingidas na escola. Com base nas metas e nas políticas públicas, é correto afirmar que na lista não está previsto para 2020
aumentar o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu.
ampliar o investimento público em Educação (no mínimo, 7% do Produto Interno Bruto Brasileiro PIB).
garantir, de acordo com lei específica, que todas as crianças sejam alfabetizadas até o final do 1º ano de escolarização.
oferecer educação em tempo integral na metade das escolas públicas de educação básica.
Na sociedade da informação e do conhecimento, a escola tem o papel de
restringir o uso das redes sociais, minimizando assim as situações de ciberbulling ou eventuais contatos com pessoas fora da escola sem o acompanhamento dos professores.
preservar os processos de ensino da forte influência das tecnologias, tendo em vista o caráter de dominação política que as empresas de tecnologia exercem no mercado.
atender as demandas do mercado de trabalho, assumindo as ferramentas do ensino a distância como as mais influentes do cenário social da contemporaneidade.
incluir as ferramentas tecnológicas nas aulas, já que os alunos de hoje se desinteressam com facilidade pelas metodologias mais utilizadas na escola.
propiciar a integração das mídias ao cotidiano escolar, de forma que os processos de ensino possibilitem a construção de capacidades de reflexão e seleção da informação e do conhecimento.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Programa de Qualidade da Escola (PQE) tem como objetivo ________ a melhoria da ________ e a equidade do sistema de ________ , com ênfase no ________ que ________ os ________ da rede pública têm: o direito de ________ com qualidade.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, o texto divulgado na Nota Técnica do Programa de Qualidade na Escola.ressaltar ... escolaridade ... promoção ... valor ... só ... matriculados ... estudar
destacar ... educação ... promoção ... sucesso ... somente ... alunos ... estudar
estimular ... escolarização ... ensino ... tempo ... todos ... matriculados ... formação
estabelecer ... educação ... aprendizagem ... sucesso ... só ... estudantes ... formação
promover ... qualidade ... ensino ... direito ... todos ... alunos ... aprender
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, tem por objetivo orientar os sistemas educacionais na busca da melhoria do ensino. Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e reprovação) e no desempenho dos alunos no SAEB e na Prova Brasil. Isto é, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.
A respeito do Ideb, pode-se afirmar que
I. nas escolas campeãs do Ideb, os alunos leem pelo menos quatro livros por semestre;
II. as escolas campeãs do Ideb têm de diferente, em geral, o seu empenho em ensinar, ou seja, o compromisso de cada educador com seus alunos;
III. além de instrumento de análise, o Ideb é também um sistema de metas, estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição;
IV. o Ideb é uma excelente ferramenta para orientar os pais na escolha de qual escola matricular seus filhos.
Está correto o contido em
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Em 2010, primeiro ano de obrigatoriedade de oferta do Ensino Fundamental de 9 anos nas escolas brasileiras, Karen foi matricular seu filho, de 6 anos, em uma escola pública e quis compreender melhor o porquê dessa nova organização da Educação, quais as vantagens da antecipação do ingresso das crianças no Ensino Fundamental e como seria o currículo e a rotina escolar a partir da mudança. Pode-se afirmar que a coordenadora pedagógica, com base na legislação vigente, respondeu-lhe que
a organização do Ensino Fundamental em 4 anos iniciais e 5 anos finais surgiu a partir da observação que os alunos estavam com rendimento insatisfatório nos anos finais do Ensino Fundamental, principalmente na área de matemática. Desse modo, em 5 anos, os alunos podem sanar suas dificuldades, evitar a defasagem e aprofundar seus saberes, podendo ingressar no Ensino Médio com mais qualidade.
embora a matrícula na Educação Infantil seja obrigatória, não é foco dessa modalidade de ensino desenvolver atividades voltadas à alfabetização e, o ingresso antecipado dos alunos no Ensino Fundamental, garante que estejam alfabetizados até o final do 1º ano.
a taxa de natalidade ampliou-se significativamente nos últimos anos e, assim, o número de crianças com 6 anos de idade, fase de interseção entre a Educação Infantil e Ensino Fundamental, também cresceu. As escolas de Educação Infantil tinham uma demanda muito superior à esperada e por questões político-estruturais, a alternativa mais viável era favorecer o ingresso antecipado dos alunos no Ensino Fundamental.
a antecipação do convívio dos alunos no Ensino Fundamental tem o objetivo de assegurar-lhes mais oportunidades de aprendizagem, com maior qualidade, já que muitas crianças estão fora da escola na Educação Infantil.
Dentre as influências do pensamento de Rousseau para a educação está
a consideração da criança com sentimentos, desejos e ideias próprias de seu momento de vida.
a ideia de que a criança é um adulto em miniatura e sua educação direciona-se para o seu futuro.
a organização da atividade escolar com foco na educação do corpo e dos hábitos, desde os anos iniciais.
a ênfase no estudo das disciplinas de língua portuguesa e matemática como base para o aprendizado das demais.
o foco na formação moral, já que o ser humano, em essência, é mau e a função da escola é educá-lo.
A nova concepção de Educação Especial e a ressignificação das possibilidades de aprendizagem do aluno com deficiência mental, segundo o documento MEC/SEESP(2007), são condições para o sucesso da inclusão escolar desse aluno.
Para que essa inclusão se efetive, as intervenções do professor especializado devem centrar-se
no treinamento do aluno em atividades da vida diária, a partir da lógica do concreto.
no treinamento do aluno em atividades, tarefas e conteúdos previstos no currículo e programas do ensino regular.
no treinamento do aluno, por meio da repetição de ações sobre os objetos, dada sua incapacidade de atribuir um significado próprio ao objeto.
na construção de conhecimentos pelo aluno, por meio da repetição de ações sobre os objetos, dada sua incapacidade de atingir o plano abstrato e simbólico de compreensão do objeto.
na construção de conhecimentos pelo aluno, a partir do estabelecimento de uma interação simbólica com o meio, atuando no plano abstrato e não apenas físico do objeto.
Considere as imagens.
Um dos elementos que podem ser abordados na discussão a partir das imagens é
a extensão das nossas florestas e sua constante capacidade de renovação.
a substituição da madeira das árvores por plástico ou outros materiais.
o desmatamento acelerado e os problemas ambientais que ele provoca.
a possibilidade de preservar a Amazônia reduzindo as atividades econômicas lá desenvolvidas.
o exagero dos ecologistas que aumentam os problemas do desmatamento para preservar a florestas.
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