Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Papagaio velho não aprende a falar...

Burro velho não toma andadura; e se a toma, pouco dura...

É comum encontrarmos pessoas adultas que desistem de voltar à escola ou retomar seus estudos porque, tal como o dito popular, não vão aprender porque já são velhas. Para que o adulto supere esse preconceito, é necessário que

  • A.

    entendam que as experiências escolares são tão ou mais importantes do que as que vivenciaram fora da escola.

  • B.

    o sistema da aprendizagem dos conteúdos escolares seja mais lento do que o da escola regular.

  • C.

    os saberes e experiências de vida dos adultos sejam reconhecidos e valorizados.

  • D.

    as matérias do ensino fundamental tenham só conteúdos práticos.

  • E.

    aceitem que falar direito exige dedicação aos ensinos escolares.

Em relação às áreas de atuação da organização e seus aspectos correspondentes, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

  • A. 3 – 4 – 1 – 2
  • B. 5 – 2 – 1 – 3
  • C. 3 – 2 – 5 – 1
  • D. 4– 3 – 2 – 1
  • E. 1 – 5 – 4 – 2

A hiperatividade, também denominada de déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Pode incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Os professores e pais de criança hiperativa devem, EXCETO:

  • A.

    Saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança.

  • B.

    Deixar a criança executar as tarefas que contenham alto grau de dificuldade, sem o devido acompanhamento.

  • C.

    Elogiar os avanços da criança, reforçando positivamente o seu esforço.

  • D.

    Procurar entender as expectativas da criança, estimulando-a com gestos positivos e frases de apoio.

  • E.

    Evitar lugar barulhento para a realização das tarefas escolares, pois a criança hiperativa se distrai facilmente com os estímulos externos.

A estratégia de realizar a sondagem dos conhecimentos

prévios dos aprendizes de um curso possibilita ao educador:

I. classificar os aprendizes em melhores ou piores.

II. planejar atividades de acordo com a capacidade

dos aprendizes.

III. propor agrupamentos diferenciados da turma de

aprendizes.

IV. facilitar a avaliação da aprendizagem dos aprendizes.

V. preparar os aprendizes para a realização de exames.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    II, III e IV.

Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.

Nesta concepção, o professor é aquele que

  • A.

    organiza os saberes e experiências dos alunos em disciplinas.

  • B.

    considera as suas próprias experiências como mais significativas, visto que o seu grau de escolaridade é maior.

  • C.

    convence os adultos a aumentarem o grau de escolaridade para que se adequem às exigências da sociedade.

  • D.

    participa do cotidiano dos adultos, engajando-se no processo de mútua investigação.

  • E.

    realiza atividades indicadas para as crianças, reportando- se, sistematicamente, às experiências de seus ancestrais.

Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.

Um modelo de administração escolar que adota gestão participativa, também conhecida como ________, apóia-se no conceito de participação, no qual se contrapõe a atitudes __________. Nesta gestão, o trabalho ________ é indispensável. A direção tem a função de _________ as decisões tomadas nos conselhos ___________.

  • A. plena – autoritárias – comunitário – refutar – consultivos
  • B. partilhada – coletivas – individual – gerenciar – políticos
  • C. democrática – permissivas – conjunto – coordenar – políticos
  • D. democrática – autoritárias – conjunto – gerenciar – consultivos
  • E. autoritária – clientelistas – individual – gerenciar – consultivos

A concepção de cuidado/educação adotada na educação infantil, se apoia no reconhecimento de que para a criança se desenvolver e aprender, é necessário que a pessoa que trabalha no seu processo de formação atue, atendendo às suas necessidades básicas e ao mesmo tempo inserindo-a na cultura. É INCORRETO afirmar que é compromisso da Instituição de Educação Infantil com as famílias e seu papel em relação às crianças

  • A.

    cuidar e educar, para que vençam todos os desafios sem se preocupar com sua integralidade.

  • B.

    cuidar e educar, para que se sintam seguras/protegidas.

  • C.

    cuidar e educar, para que aprendam a respeitar o outro nas suas diferenças.

  • D.

    cuidar e educar, para que construam sua identidade e autonomia.

  • E.

    cuidar e educar, para que se sintam bem felizes.

A forma de avaliação educacional que busca compreender os avanços e as dificuldades ao longo de um processo de aprendizagem considera o aprendiz como alguém

  • A.

    cuja aprendizagem irá depender de suas competências preexistentes à situação formativa.

  • B.

    responsável por suas escolhas e dono de um modo próprio de perceber o mundo e as relações que dele fazem parte.

  • C.

    dependente do acompanhamento por parceiros experientes para desempenho de diferentes tarefas cognitivas.

  • D.

    com diferentes graus de motivação e de prontidão para a realização das tarefas de aprendizagem que lhe são propostas.

  • E.

    capaz de construir conhecimentos por meio de um contínuo esforço de organização e reorganização de significados, mediado pela ação educativa.

Na teoria crítica do conhecimento, métodos e metodologias

  • A.

    são sinônimos.

  • B.

    traduzem a habilidade em ensinar do professor.

  • C.

    não são relevantes para a prática de professores.

  • D.

    expressam a competência técnica do professor, especialmente na variedade de sua forma de atuar.

  • E.

    organizam o trabalho do professor porque traduzem a teoria que embasa a sua prática.

Associe as especificidades dos saberes docentes, relacionados na coluna da esquerda, com os saberes correspondentes, apresentados na coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.

  • A. I – 2; II – 4; III – 1; IV – 3; V – 2; VI – 4
  • B. I – 1; II – 1; III – 4; IV – 2; V – 3; VI – 1
  • C. I – 3; II – 1; III – 4; IV – 3; V – 2; VI – 4
  • D. I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1; V – 4; VI – 3
  • E. I – 3; II – 2; III – 3; IV – 4; V – 1; VI – 2
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...