Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Papagaio velho não aprende a falar...
Burro velho não toma andadura; e se a toma, pouco dura...
É comum encontrarmos pessoas adultas que desistem de voltar à escola ou retomar seus estudos porque, tal como o dito popular, não vão aprender porque já são velhas. Para que o adulto supere esse preconceito, é necessário que
entendam que as experiências escolares são tão ou mais importantes do que as que vivenciaram fora da escola.
o sistema da aprendizagem dos conteúdos escolares seja mais lento do que o da escola regular.
os saberes e experiências de vida dos adultos sejam reconhecidos e valorizados.
as matérias do ensino fundamental tenham só conteúdos práticos.
aceitem que falar direito exige dedicação aos ensinos escolares.
Em relação às áreas de atuação da organização e seus aspectos correspondentes, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.
A hiperatividade, também denominada de déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Pode incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Os professores e pais de criança hiperativa devem, EXCETO:
Saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança.
Deixar a criança executar as tarefas que contenham alto grau de dificuldade, sem o devido acompanhamento.
Elogiar os avanços da criança, reforçando positivamente o seu esforço.
Procurar entender as expectativas da criança, estimulando-a com gestos positivos e frases de apoio.
Evitar lugar barulhento para a realização das tarefas escolares, pois a criança hiperativa se distrai facilmente com os estímulos externos.
A estratégia de realizar a sondagem dos conhecimentos prévios dos aprendizes de um curso possibilita ao educador: I
II
. planejar atividades de acordo com a capacidadedos aprendizes.
III
. propor agrupamentos diferenciados da turma deaprendizes.
IV
. facilitar a avaliação da aprendizagem dos aprendizes.V
. preparar os aprendizes para a realização de exames.Está correto o que consta APENAS em
I, II e IV.
II, IV e V.
I, II e III.
II, III e V.
II, III e IV.
Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.
Nesta concepção, o professor é aquele que
organiza os saberes e experiências dos alunos em disciplinas.
considera as suas próprias experiências como mais significativas, visto que o seu grau de escolaridade é maior.
convence os adultos a aumentarem o grau de escolaridade para que se adequem às exigências da sociedade.
participa do cotidiano dos adultos, engajando-se no processo de mútua investigação.
realiza atividades indicadas para as crianças, reportando- se, sistematicamente, às experiências de seus ancestrais.
Complete as lacunas abaixo e assinale a alternativa que dá sentido correto ao parágrafo.
Um modelo de administração escolar que adota gestão participativa, também conhecida como ________, apóia-se no conceito de participação, no qual se contrapõe a atitudes __________. Nesta gestão, o trabalho ________ é indispensável. A direção tem a função de _________ as decisões tomadas nos conselhos ___________.
A concepção de cuidado/educação adotada na educação infantil, se apoia no reconhecimento de que para a criança se desenvolver e aprender, é necessário que a pessoa que trabalha no seu processo de formação atue, atendendo às suas necessidades básicas e ao mesmo tempo inserindo-a na cultura. É INCORRETO afirmar que é compromisso da Instituição de Educação Infantil com as famílias e seu papel em relação às crianças
cuidar e educar, para que vençam todos os desafios sem se preocupar com sua integralidade.
cuidar e educar, para que se sintam seguras/protegidas.
cuidar e educar, para que aprendam a respeitar o outro nas suas diferenças.
cuidar e educar, para que construam sua identidade e autonomia.
cuidar e educar, para que se sintam bem felizes.
A forma de avaliação educacional que busca compreender os avanços e as dificuldades ao longo de um processo de aprendizagem considera o aprendiz como alguém
cuja aprendizagem irá depender de suas competências preexistentes à situação formativa.
responsável por suas escolhas e dono de um modo próprio de perceber o mundo e as relações que dele fazem parte.
dependente do acompanhamento por parceiros experientes para desempenho de diferentes tarefas cognitivas.
com diferentes graus de motivação e de prontidão para a realização das tarefas de aprendizagem que lhe são propostas.
capaz de construir conhecimentos por meio de um contínuo esforço de organização e reorganização de significados, mediado pela ação educativa.
Na teoria crítica do conhecimento, métodos e metodologias
são sinônimos.
traduzem a habilidade em ensinar do professor.
não são relevantes para a prática de professores.
expressam a competência técnica do professor, especialmente na variedade de sua forma de atuar.
organizam o trabalho do professor porque traduzem a teoria que embasa a sua prática.
Associe as especificidades dos saberes docentes, relacionados na coluna da esquerda, com os saberes correspondentes, apresentados na coluna da direita. A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...