Questões de Pedagogia

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De acordo com Jacques Delors, a educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Essa perspectiva deve, no futuro, inspirar e orientar

  • A.

    as reformas educativas, ou seja, tanto a elaboração de programas como a definição de novas políticas pedagógicas.

  • B.

    os professores, ou seja, a definição de suas metas nos planos de aula e também a dos processos de avaliação.

  • C.

    as comunidades em que as escolas estão inseridas, para que possam reivindicar o cumprimento de tais princípios.

  • D.

    as equipes gestoras, para que ofereçam uma educação democrática, voltada para o desenvolvimento de todos os alunos.

  • E.

    a divisão tradicional dos tempos e espaços, para que eles possam corresponder às exigências do mundo contemporâneo.

Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.

Na educação corporativa a distância, a seleção de determinada tecnologia deve levar em conta, especialmente, sua adequação ao perfil dos empregados, às condições tecnológicas da empresa e ao projeto educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação popular no Brasil, manifestou-se fortemente após a ditadura militar. Julgue os itens de 60 a 63, relativos este tema.

Sob a influência da concepção de educação popular, o projeto político-pedagógico das escolas passou por transformações, entre as quais se destaca a importância conferida ao envolvimento de todos os atores do processo educativo em sua elaboração e execução.

  • C. Certo
  • E. Errado

Duas meninas, da mesma turma, saíram muito entusiasmadas da aula, conversavam sobre o que estavam aprendendo e foram questionadas por colegas de outra turma sobre o motivo de tanto entusiasmo. Eles queriam saber como eram as aulas dessa tal professora Luiza que era muito elogiada pelos alunos. As duas foram logo contando: “A aula dela é muito gostosa porque todo mundo tem o mesmo direito de participar e falar, dar opiniões; não fica assim, de deixar os alunos meio isolados, pelo contrário”. E a outra menina complementa: “E na hora de explicar ela explica de um jeito que não tem jeito de não entender. Quando ela está explicando, ela está conversando com os alunos e ela pede muito a opinião da classe inteira. É um jeito muito fácil de aprender”.

O encontro cotidiano entre professores e alunos em sala de aula envolve um conjunto de fatores necessários para facilitar a aprendizagem. No caso da professora Luiza, as alunas colocam em destaque a sua habilidade em

  • A.

    estabelecer os vínculos entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios e determinar o que deve constituir o ponto de partida das aulas.

  • B.

    promover o trabalho independente por meio de situações em que possam se atualizar e utilizar autonomamente os conhecimentos construídos.

  • C.

    criar oportunidades para os alunos expressarem suas próprias ideias e selecionar os aspectos relevantes e os que devem ser descartados.

  • D.

    gerar um ambiente em que seja possível que os estudantes se abram, façam perguntas, e aproveitar, quando possível, as contribuições dos alunos.

  • E.

    contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, estabelecer um ambiente favorável, além de criar uma rede comunicativa na aula.

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

A construção do enunciado não deve permitir a antecipação da natureza das opções, pois a compreensão do objetivo da questão deve ocorrer apenas após a leitura de todas as opções.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação popular no Brasil, manifestou-se fortemente após a ditadura militar. Julgue os itens de 60 a 63, relativos este tema.

Define-se a educação popular como um espaço de construção e de novas esperanças em favor de lutas e conquistas sociais mais amplas, passíveis de serem alcançadas por meio do ensino básico, público e universal, ou seja, sem a exclusão de ninguém.

  • C. Certo
  • E. Errado

Bullying pode ser descrito como um tipo de intimidação

  • A.

    direta e indireta, envolvendo um variado leque de agressões.

  • B.

    pontual, exclusiva do espaço escolar.

  • C.

    acidental, para chamar a atenção do agredido.

  • D.

    planejada, mas sem envolvimento de violência física.

  • E.

    frequente, usado, sobretudo, por alunos imaturos ou inseguros.

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

Na elaboração de questões de múltipla escolha, deve-se evitar a indução do aluno ao erro por meio de controvérsias ou peguinhas; deve-se, também, evitar não favorecer o acerto por exclusão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A educação popular no Brasil, manifestou-se fortemente após a ditadura militar. Julgue os itens de 60 a 63, relativos este tema.

Como produto histórico de seu tempo, a educação popular alimentou-se do compromisso, da paixão, da coragem e do saber das militâncias de resistência, que, nos dias de hoje, são desnecessárias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Coll e Martín (2006), numa concepção construtivista a avaliação tem uma função reguladora no processo de ensino e aprendizagem que implica conhecer o que cada um dos alunos já sabe, sabe fazer e é, e o que pode chegar a saber, saber fazer ou ser, e como aprendê-lo. Nesse processo, cabe ao professor

  • A.

    conhecer como os alunos aprendem ao longo do processo de ensino-aprendizagem para atribuir notas ou conceitos que retratem o desempenho do grupo e os resultados obtidos.

  • B.

    identificar as necessidades de cada aluno, incentivá-los a realizar o esforço que lhes permita continuar progredindo e comunicar à família os resultados finais.

  • C.

    confiar e demonstrar confiança no esforço dos alunos, devolvendo-lhes a avaliação de seu próprio progresso por meio de conceitos que retratem seu desempenho.

  • D.

    desenvolver uma atuação na aula em que as atividades e os próprios conteúdos de trabalho se adequarão constantemente, tendo como referência o planejamento.

  • E.

    informar aos alunos os critérios e os instrumentos utilizados para avaliá-los e observar, ao final do processo, os fatores que interferiram no desempenho da turma.

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