Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando se faz o planejamento escolar, deve-se levar em consideração o tipo de gestão adotado. A respeito da gestão participativa, é correto afirmar que
a escola é um lugar separado da realidade; por isso, só pode admitir a participação, em sua gestão, de profissionais com formação específica para a atuação pedagógica.
é preciso que haja participação de todos os envolvidos no processo pedagógico, mas a tomada de decisão sempre será do diretor ou do gestor da escola.
não há órgãos deliberativos, na gestão participativa, apenas os consultivos.
a participação significa a atuação dos profissionais e dos usuários da educação na gestão da escola.
a escola não deve ser o lugar de formação de competências para a participação na vida social, econômica e cultural.
Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Definem-se estratégias pedagógicas como os recursos relacionais que orientam o professor na criação de canais dialógicos com objetivo de adentrar o pensamento do aluno.
Considere a letra da canção apresentada abaixo para responder às questões de nos 35 a 37.
A letra da canção revela alguns tipos de crenças sobre a vida social e sobre a educação que são elucidadas por Émile Durkheim (1858-1917). Na perspectiva das concepções desse autor, foram feitas as afirmações a seguir.
I–Os fatos sociais são aqueles modos de agir que exercem sobre o indivíduo uma coerção exterior e apresentam uma existência própria, independente das manifestações individuais que possam ter, o que justifica a última frase da canção.
II–A sociedade está introjetada na mente das pessoas como uma ideia ou como um ideal que diga respeito ao modo como as coisas deveriam ser, gerando uma representação mental, uma espécie de chave interpretativa que construímos para lidar com o que não conhecemos, o que está relacionado ao fato de Chico saber lidar com os processos e façanhas em que se envolve.
III–Chico esteve na escola, passando por um processo de socialização e vivendo uma exigência das sociedades complexas, que é a de promover um tipo de educação unitária, que retira o indivíduo do meio moral de que compartilha, o que explica a opção do personagem por permanecer em um ambiente moral que não conserva os valores aprendidos na escola.
IV–O personagem recebeu influências das gerações adultas por meio de uma educação que objetiva suscitar e desenvolver um certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio moral a que o indivíduo, particularmente, se destina.
De acordo com o pensamento de Durkheim sobre a educação, são corretas as afirmações
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
O uso de ferramentas tecnológicas interativas garante por si só o compartilhamento e a construção do sentimento de pertencimento entre os envolvidos em um processo de formação.
À coordenação pedagógica compete a gestão da proposta pedagógica, com o objetivo de atingir níveis satisfatórios de qualidade cognitiva e operativa das aprendizagens dos alunos. São atribuições específicas da coordenação pedagógica
promover a integração e a articulação entre a escola e a comunidade, com apoio e iniciativa do conselho da escola.
supervisionar as atividades administrativas e pedagógicas da escola, bem como as atividades com os pais e a comunidade, e responder por todas essas atividades.
garantir a aplicação das diretrizes de funcionamento da instituição e das normas disciplinares.
prestar assistência pedagógico-didática aos professores, por meio de observação de aulas, desenvolvimento de planos de ensino, práticas de gestão e desenvolvimento de competência reflexiva.
conferir e assinar documentos escolares, encaminhar processos e dar andamento aos expedientes da escola, em comum acordo com a secretaria.
Ao se pensar em uma situação de ensino e aprendizagem, é necessário relacionar objetivos de ensino, conteúdos e estratégias pedagógicas que possibilitem o envolvimento dos alunos em atividades que os levem a apreender os conteúdos incluídos no currículo. A respeito do processo de ensino e aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
Os conteúdos são os meios empregados pelos professores em sala de aula para facilitar a aprendizagem dos alunos.
Os indivíduos apresentam uma organização cognitiva interna com base em conhecimentos de caráter conceitual e hierárquico, conforme os estudos empreendidos por D. P. Ausubel (1918-2008). As pesquisas nesse campo do conhecimento proporcionaram à educação e aos educadores a compreensão de que a aprendizagem
pode se constituir de forma significativa, permitindo elaborar uma compreensão e uma tradução própria do que se aprende, maior retenção e aplicação de conceitos.
ocorre quando a nova informação se relaciona a conceitos já existentes na estrutura cognitiva, sendo arbitrariamente armazenada para que pouca ou nenhuma interação ocorra entre a nova informação e a já armazenada.
consiste na formação de ligações originadas de impulsos diretos para a ação, que tenderão a se repetir quando provocarem satisfação, ou a não se repetir quando provocarem desconforto.
acontece espontaneamente e sem necessidades prévias, desde que haja motivação adequada, considerando-se que a mente humana é um aparato pronto para uma superposição de conhecimentos.
é favorecida quando o ensino é organizado segundo uma sequência ascendente, partindo de conceitos mais específicos até chegar aos mais gerais.
Julgue os itens de 111 a 118, referentes ao uso de tecnologias na educação.
Independentemente do investimento tecnológico realizado, muitos procedimentos didáticos empregados na educação corporativa a distância remetem a cursos tradicionais, sem articulação entre teoria e prática.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A educação popular no Brasil, manifestou-se fortemente após a ditadura militar. Julgue os itens de 60 a 63, relativos este tema.
A educação popular é exclusiva de escolas públicas em bairros de periferia.
O neopragmatismo é uma corrente filosófica de presença marcante na educação contemporânea. A transposição das concepções neopragmatistas às práticas pedagógicas pode ser identificada nas afirmações a seguir.
I–A virada linguística em favor das metanarrativas produz uma ação educativa que lida com problemas culturais, éticos, étnicos, de convivência entre gêneros e de convivência entre modelos políticos e mentalidades diferentes.
II–Os estudantes devem ser estimulados a relacionar a diversificação cultural aos desafios que enfrentam em seu cotidiano, utilizando meios como o cinema, o romance, o conto, a música, o teatro, etc.
III–A apresentação, o estudo e a discussão de teorias devem ser estimulados, visando a lidar com a diversidade de narrativas em níveis de abstração mais elevados e a construir novas narrativas, com ênfase no poder imaginativo das metáforas.
IV–As teorias advindas dos diversos campos da ciência devem ter primazia nos enunciados proferidos nas práticas educacionais, por serem portadoras dos jogos de linguagem apropriados ao conhecimento escolar.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I.
I e IV.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...