Questões de Pedagogia

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Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

As questões discursivas geralmente apresentam uma situação-problema ou um estudo de caso. Nesse tipo de questão, o estudante deve responder com originalidade e organizar suas ideias de acordo com os padrões estabelecidos no comando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento pedagógico, julgue os itens a seguir.

Os simpatizantes da Escola Nova propunham democratizar e transformar a escola por meio da própria escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Perrenoud (2000) propõe um inventário das competências que contribuem para orientar a prática docente e as formações iniciais e contínuas. Para o autor, a noção de competência designará uma capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação. Administrar a progressão das aprendizagens é uma das famílias de competência reconhecida como prioritária no exercício da docência que mobiliza competências mais específicas como, por exemplo:

I. conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos.

II. desenvolver a cooperação entre os alunos e certas formas simples de ensino mútuo.

III. observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem numa perspectiva formativa.

IV. fazer balanços periódicos do processo realizado e tomar decisões de progressão.

V. envolver os alunos em atividades de pesquisa e em projetos de conhecimento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, III e V.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    II e V.

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

Os distratores, considerados independentes do problema formulado no enunciado, devem ter conteúdo lógico, de modo a evitar que os alunos que não sabem o conteúdo avaliado na questão ou aqueles que tentam adivinhar a resposta acertem os itens por sorte ou chute.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada concepção de organização e de gestão educacional corresponde a um tipo de planejamento e de prática pedagógica próprios. Em uma instituição educacional em que prevaleça uma concepção interpretativa de gestão, as práticas educacionais refletirão

  • A.

    uma articulação das atividades diretivas com a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com ela.

  • B.

    uma comunicação linear conjugada a uma crença no poder instituinte de um sistema de autogestão.

  • C.

    as decisões coletivas com eliminação de todas as formas de exercício de poder e de autoridade.

  • D.

    os valores, as percepções e os significados subjetivos, destacando o caráter humano e preterindo o normativo.

  • E.

    a prescrição detalhada de funções e tarefas, acentuando a divisão técnica do trabalho escolar.

No que diz respeito ao desenvolvimento psicossocial, a teoria de Erick Erikson (1902-1994) compreende o desenvolvimento da personalidade como produto de nossas interações sociais. Em seus estudos, também identificou uma sucessão de estágios no decorrer do desenvolvimento, caracterizados pelo fato de

  • A.

    voltarem uma atenção mais premente ao desenvolvimento da criança, principalmente na segunda infância, e estudarem as relações com a aprendizagem no universo juvenil.

  • B.

    situarem especificamente a passagem da adolescência à fase adulta e cuidarem de aspectos relativos à vida afetiva na dimensão do eu mais profundo.

  • C.

    compararem as diversas fases do desenvolvimento humano, do nascimento à vida adulta, e pesquisarem as conquistas e declínios observáveis na motricidade e na cognição.

  • D.

    focalizarem o desenvolvimento da adolescência e o início das atividades afetivo-sexuais, em um momento em que o sujeito sai da fase de latência e ingressa em uma fase genital de desenvolvimento.

  • E.

    abrangerem todo o período de vida e envolverem uma questão ou crise que precisa ser resolvida, como uma bifurcação em uma estrada, cuja resolução influencia o desenvolvimento.

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento pedagógico, julgue os itens a seguir.

Os conservadores eram representados pelos católicos defensores da pedagogia tradicional.

  • C. Certo
  • E. Errado

A psicologia do desenvolvimento não se reduz aos estudos da criança e do adolescente, mas se dedica também ao desenvolvimento da inteligência na idade adulta. Estudos longitudinais sobre o desenvolvimento de adultos constataram que

  • A.

    o pensamento operacional formal, que é o estágio em que o indivíduo é capaz de complexas abstrações, é alcançado por todas as pessoas, embora nem todos os indivíduos o utilizem plenamente.

  • B.

    a inteligência continua se desenvolvendo ao longo dos anos, adquirindo maior aceleração durante a velhice, por chegar ao estado de apogeu e plenitude.

  • C.

    os efeitos de coorte demonstraram a impossibilidade de se acompanhar o desenvolvimento na fase adulta em função das diferenciações socioeconômicas dos grupos sociais pesquisados.

  • D.

    as amostras representativas de várias idades demonstraram declínio acentuado da inteligência para todos os indivíduos, conforme a idade vai se passando.

  • E.

    as mesmas pessoas estudadas, durante um longo período de tempo, revelaram que há um pequeno declínio da inteligência por volta dos 60 anos, sendo mais acentuado ao se atingir os 80 anos ou mais.

Julgue os itens seguintes, acerca dos tipos de itens e provas e suas funções na avaliação da aprendizagem.

Apesar de permitir a avaliação da habilidade de estabelecer relações entre conceitos, fatos, processos e, ainda, de analisar informações, fatos ou fenômenos, a questão discursiva não possibilita a formulação de conclusões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos anos 80 do século XX, o Brasil passou por diversas transformações sociais, políticas e econômicas que refletiram diretamente na forma de ensinar e na concepção de currículo das escolas de educação básica. Acerca desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    vários estudos e documentos oficiais do MEC/INEP discutiram o ensino do primeiro grau.

  • B.

    a preocupação nesse momento da história brasileira direcionava-se ao currículo do ensino médio.

  • C.

    a grande maioria dos autores da educação voltava-se para a discussão da importância do tecnicismo na educação.

  • D.

    as universidades transformaram o currículo da educação superior, imediatamente após a saída do governo militar.

  • E.

    a Escola para Todos foi instalada após os anos 70 do século XX, e a grande preocupação do governo era a de proporcionar um currículo de qualidade aos estudantes.

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