Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em um encontro sobre o construtivismo piagetiano, houve um debate em que foram feitas as colocações abaixo.

I–A intervenção pontual do professor em suas atividades de ensino impede que ele ouça o aluno e perce- ba como está raciocinando, deixando de atribuir um papel primordial à atividade do sujeito no processo de elaboração do próprio conhecimento.

II–O desenvolvimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais, sendo necessário identificar, por meio de observação criteriosa, o estágio em que a criança está, o que auxilia o professor no planeja- mento de atividades adequadas.

III–O modelo psicogenético mais completo, proposto por Piaget, e que deve ser considerado pelos educadores, abarca a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, incluindo a competên- cia moral, que é a compreensão do caráter consensual das regras sociais, e a competência linguística, que implica a capacidade de lidar com ideias abstratas.

É(São) desdobramento(s) das concepções piagetianas na Educação a(s) colocação(ões)

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento pedagógico, julgue os itens a seguir.

Os movimentos o Entusiasmo pela Educação e o Otimismo Pedagógico não são considerados movimentos escolanovistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos debates pedagógicos sobre a interdisciplinaridade, incluiu-se o tema da globalização do conhecimento, com a influência do pensamento de autores como Roland Barthes e Edgar Morin. Um projeto educativo calcado na perspectiva de interdisciplinaridade como globalização do conhecimento envolve

  • A.

    compreensão da ciência como corpo de conhecimentos prontos a serem apreendidos pelos educandos, evidenciando a complexidade das tarefas de aprendizagem.

  • B.

    estruturação de currículos, utilizando-se a metáfora da árvore como estrutura do conhecimento complexo, em que os galhos representam as especializações, apontando para diversas direções.

  • C.

    adoção de forma canônica de produção do conhecimento, em que as disciplinas não se reduzam ao saber de referência, ampliando o diálogo entre saberes complexificados.

  • D.

    reconhecimento do paradigma de disjunção como o apropriado para a educação contemporânea, em contraposição à conjunção disciplinar complexa.

  • E.

    desenvolvimento de um conhecimento relacional como atitude compreensiva das complexidades do próprio conhecimento humano, colocando o saber em ciclo.

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

Na abordagem tradicional, o conhecimento é considerado uma construção contínua, na qual a mudança de comportamento configura a construção de uma nova aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todos os membros da equipe escolar devem estar envolvidos nas ações de natureza pedagógico-curricular, em que cada um exerce papéis especificamente determinados. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Aos professores cabe gerir o processo de tomada de decisões por meio de práticas participativas.

  • B.

    Ao diretor cabe o acompanhamento das atividades de sala de aula.

  • C.

    Ao orientador educacional compete o acompanhamento das atividades de formação continuada dos professores.

  • D.

    À comunidade escolar compete intermediar as relações entre a escola e os sistemas de ensino.

  • E.

    A coordenação pedagógica tem como principal atribuição a assistência didático-pedagógica aos professores.

A imagem abaixo ilustra um jogo outrora bastante popular no Brasil.

Considerando o construtivismo preconizado por Lev S. Vygotsky (1896-1934), qual das afirmações abaixo faz uma relação adequada entre a imagem e um aspecto fundamental do desenvolvimento humano?

  • A.

    Existem dois tipos fundamentalmente diferentes de memória: uma delas, dominante no comportamento de povos iletrados, caracteriza-se pela impressão não mediada de materiais.

  • B.

    As operações com signos são resultado de um processo prolongado e complexo, significando que a utilização de signos pelas crianças é construída sem um referente ou ensinamento externo.

  • C.

    O momento que dá origem às formas puramente humanas de inteligência prática e abstrata acontece quando a fala e a atividade prática, então duas linhas independentes de desenvolvimento, convergem.

  • D.

    Quando a criança transfere sua atenção para outro lugar, sua percepção se modifica, criando uma independência entre mente e motricidade, dirigindo-se a um novo centro fora do esperado.

  • E.

    No estudo dinâmico-causal das relações de escolha, vemos que todos se baseiam no estabelecimento de conexões sem significado entre estímulos e respostas.

Nas décadas de vinte e de trinta do século passado, foram férteis as discussões sobre educação e pedagogia, culminando no estabelecimento de duas vertentes: a dos liberais e a dos conservadores. Com relação a essas duas correntes do pensamento pedagógico, julgue os itens a seguir.

O movimento do escolanovismo foi fortemente influenciado pela filosofia pragmatista, amplamente divulgada entre educadores brasileiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do projeto político-pedagógico da escola, assinale a opção correta.

  • A.

    Trata-se de um plano em que se detalham objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, e com base no qual são tomadas decisões, encaminhadas questões e analisados os resultados alcançados tanto no plano administrativo quanto no pedagógico.

  • B.

    O projeto político-pedagógico resulta do agrupamento de diversos planos de ensino e atividades orientadores das ações sistemáticas de professores, gestores e alunos.

  • C.

    Na elaboração do projeto político-pedagógico, a cargo de gestores e professores, devem ser consideradas tanto as necessidades dos alunos quanto as da comunidade a que a escola pertence, como forma de promoção do envolvimento de todos na melhoria da qualidade da educação.

  • D.

    Trata-se de documento oficial que orienta a gestão administrativa e financeira dos espaços escolares, devendo ser do conhecimento de todos os atores do processo educativo.

Considere os esquemas abaixo para responder às questões de nos 52 e 53.

A representação do esquema III corresponde à teoria de aprendizagem

  • A.

    gestaltista, que enfatiza a percepção em vez da resposta, considerada como o sinal de que a aprendizagem ocorreu e, não como parte integral do processo, colocando em relevo o contexto ou o campo no qual o estímulo ocorre.

  • B.

    sociocultural, que compreende que o indivíduo está inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz, e que o conhecimento surge primeiro no grupo, para, em seguida, ser interiorizado, tendo no professor fonte de relação e de aprendizagem.

  • C.

    inclusivista, que identifica o que o aluno já sabe como o fator mais importante da aprendizagem, tendo em vista a adaptação do educando à sociedade técnica e industrial na interação com os meios instrucionais.

  • D.

    construtivista, que afirma que no processo de ensino se deve procurar identificar as múltiplas inteligências em cada aprendiz e tentar explorá-las, para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

  • E.

    puero-centrista, que tem por finalidade o desenvolvimento, a formação e o desabrochar do aluno como pessoa, partindo de centros de interesse que surgem de qualquer ato, ao emergir da observação do sujeito.

Julgue os itens a seguir, relativos a diferentes concepções de avaliação da aprendizagem.

O comportamentalismo é identificado na avaliação quando o professor constata que o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos após a conclusão de uma etapa de estudos.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...