Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

A menção à heterogeneidade dos gêneros do discurso refere-se à

  • A.

    imutabilidade dos discursos sociais e classificação dos mesmos.

  • B.

    impossibilidade de classificação definitiva dos gêneros.

  • C.

    impossibilidade de distinção entre os gêneros.

  • D.

    definição correta da natureza lingüística do discurso cotidiano oral.

  • E.

    abstração e ao formalismo lingüísticos que compõem a natureza dos enunciados.

Considere o trecho abaixo de uma aula de leitura de 8ª série.

Professora: Now, let's read a text. It's about global warming. Global warming? Do you know what it is? It's aquecimento global. Já ouviram falar, não é? Como no filme 'Era do Gelo 2'. Did you see it? Yes? Ok, let's read.

Observa-se que a professora conduz sua aula utilizandose tanto da língua inglesa, quanto da língua portuguesa. Segundo as teorias recentes sobre ensino de língua inglesa, esse procedimento é considerado

  • A.

    errado, porque os alunos devem ser expostos apenas à língua inglesa.

  • B.

    inadequado, porque não se deve falar inglês nas atividades de leitura, apenas ler.

  • C.

    inaceitável; demonstra o despreparo lingüístico da professora para se comunicar em inglês.

  • D.

    adequado; a professora utiliza-se da língua materna para explicações breves, que não comprometem o objetivo de sua atividade.

  • E.

    correto; a professora aproveita a atividade de leitura para ensinar a habilidade oral.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à pedagogia libertária é correto afirmar:

1- O eixo principal é o social, o coletivo. Propõe uma prática educativa fundamentada na autogestão, na autonomia e liberdade de grupo.

2- Há valorização da tecnologia educacional e o método se constitui pela "instrução programada", o "tele e micro-ensino" e o "sistema modular de ensino".

3- A escola é vista como fator de transformação social e o método é o da vivência grupal na forma de autogestão.

4- A função política é ajustar ou adaptar psicologicamente os indivíduos à sociedade.

São corretas as afirmativas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2 e 4, somente.

  • C.

    1 e 3, somente

  • D.

    2 e 3, somente.

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

A escola é o espaço sociocultural, por excelência, de formação das lideranças carismáticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 54 a 56 referem-se aos estudos desenvolvidos por M. M. Bakhtin sobre gêneros do discurso e a visão bakhtiniana de linguagem.

Os gêneros do discurso devem ser entendidos como

  • A.

    os modos em que conteúdo temático, estilo e construção composicional se organizam na comunicação.

  • B.

    a contradição da unidade nacional de uma língua.

  • C.

    enunciados orais e escritos que compõem a unidade nacional de uma língua.

  • D.

    as variadas formas de exposição científica do diálogo cotidiano.

  • E.

    o primeiro estudo científico sobre a atividade comunicativa.

Escrever textos em duplas, no desenvolvimento da habilidade de escrita, é um procedimento

  • A.

    aconselhável porque reflete uma situação privilegiada de ampliação de repertório e de desenvolvimento do espírito de parceria.

  • B.

    inadequado porque a escrita constitui uma prática individual.

  • C.

    adequado apenas em alguns gêneros textuais, como é o caso dos diálogos.

  • D.

    desaconselhável porque um aluno pode assimilar formas incorretas da escrita com o outro.

  • E.

    recomendado apenas na fase inicial do aprendizado, como estímulo, porque a essência da escrita é individual.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova. Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Entretanto, no pensamento pedagógico contemporâneo, muitos brasileiros deram contribuições decisivas e enriquecedoras à educação brasileira. Desta forma, está correto afirmar:

1- Inserindo a teoria e a prática do combate libertador, numa perspectiva revolucionária de transformação global da sociedade, AMILCAR CABRAL deixou-nos uma contribuição dinâmica ao aprofundamento dos debates ideológicos que caracterizam nossa época.

2- As idéias de ANÍSIO TEIXEIRA influenciaram todos os setores da educação no Brasil e mesmo o sistema educacional da América Latina. Entre suas contribuições pode-se citar a primeira experiência no Brasil de promover a educação cultural e profissional de jovens.

3- PAULO FREIRE destacou-se com a sua Pedagogia do Oprimido, cuja obra é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.

4- WALTER BENJAMIN criticou o ensino nas universidades, onde predominava a informação ao invés da formação, o ensino profissionalizante ao invés da preocupação com a totalidade e a individualidade de cada ser humano, o espírito burocrático do dever ao invés do espírito de pesquisa.

O correto está em:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2 e 4, somente.

  • C.

    1 e 3, somente.

  • D.

    2 e 3, somente.

Na prática, o planejamento ainda tem-se reduzido à atividade em que se preenche um formulário (...) É preciso assumir que é possível e desejável superar os entraves colocados pelo tradicional formulário, previamente traçado, fotocopiado ou impresso, onde são delimitados centímetros quadrados para se registrar os "objetivos, conteúdos, estratégias e avaliação".

 O texto acima faz uma análise crítica a uma tendência

  • A.

    tecnicista, em que se concebe o planejamento como ação mecânica e burocrática.

  • B.

    tradicional de planejamento, onde o especialista é o responsável por esta ação.

  • C.

    conservadora de planejamento, em que se exige a presença dos objetivos do projeto.

  • D.

    liberal, em que se desconsidera a necessidade do item "avaliação", no planejamento.

  • E.

    progressista, em que os membros de um grupo têm direito à participação.

As relações intersubjetivas no mundo do trabalho colocam uma série de questões ao conhecimento científico bem como desafios à realidade, tais como: liderança; mecanismos de participação; normas e formas organizativas facilitadoras da integração grupal; e a inércia grupal, cuja superação é um dos maiores desafios a qualquer educador. Com relação a esses tópicos, julgue os itens de 111 a 115.

Algumas características de um líder democrático são: pontualidade; sabe o que deve fazer; transforma o trabalho em rotina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Da perspectiva filosófica construtivista, o conhecimento é concebido como

  • A.

    reprodução da realidade.

  • B.

    projeção do pensamento.

  • C.

    negação da realidade empírica.

  • D.

    dependente da posição do observador.

  • E.

    resultado de práticas aleatórias.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...