Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:
observação.
falseabilidade.
elaboração de hipóteses.
comprovação da verdade.
descrição de um fenômeno.
No livro Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, encontra-se o seguinte relatório de atividade de uma turma de crianças de 4 a 5 anos:
— Oba! Oba!
— Viva ! Viva !
— Será que é mesmo ovo de borboleta?
— É sim, Madalena! Olha ela ali do lado!
— É... e está morta.
— Coitada, pôs tanto ovo que morreu.......
— Vamos contar quantos tem?
— 230 ovos!.....
— Até cansei de contar....
— E o que será que vai sair daí?
— Borboleta, ora!
— Já direto?
— Não....
— Vamos estudar amanhã no livro, pra gente saber?
— Vamos.
Pelo relato acima, pode-se perceber que a prática do professor,
ao tratar de assuntos de Ciências, deve partir:
do que está registrado em livros, considerando que o acesso das crianças ao conhecimento científico é a estratégia mais acertada.
de experiências provocadoras, considerando que o conhecimento dos pesquisadores é essencial para a busca de informações
de questionários de perguntas e respostas, provocando as crianças a buscar informações com seus familiares
de pesquisas na Internet, considerando o conhecimento universal e utilizando diferentes estratégias de busca de informações
de perguntas interessantes, provocadoras, considerando o conhecimento das crianças e utilizando diferentes estratégias de busca de informações
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro a elaboração e realização de políticas de educação ao microcosmo o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino apresenta três fases que se justapõem, do mais abrangente ao mais específico: plano de curso; plano de unidade; e plano de aula.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.
Para Emilia Ferreiro, a criança desenvolve conceitos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita ao manter contato com práticas de leitura e de escrita.
Considere as características abaixo.
I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.
Aplicam-se ao construtivismo educacional as características
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Alice, educadora de uma escola que atende a alunos de classe média, já deveria ter trabalhado as profissões com sua turma de 5 anos usando os cartazes e páginas do livro dedicadas a esse assunto, mas não teve tempo. Um dia, na hora da saída, observou que as crianças corriam para o pipoqueiro, tontos com o cheirinho gostoso da pipoca fresquinha. Daí surgiu uma idéia: no dia seguinte, começou a conversa na roda falando do cheirinho da pipoca e perguntou se as crianças gostariam de saber um pouco sobre o trabalho do pipoqueiro, sugerindo uma entrevista com ele. A partir dessa entrevista, ela trabalharia as profissões. Sobre esse procedimento didático, é correto afirmar que:
a professora ficará atrasada com a matéria, pois geralmente não há a profissão de pipoqueiro no texto do livro didático.
a direção da escola irá repreendê-la, pois essa não é uma profissão desejada pelos pais para seus filhos.
as crianças poderão, a partir da observação de uma realidade próxima, entender alguns aspectos das relações de trabalho
as crianças dessa faixa etária não têm condições de organizar uma entrevista, sendo tal atividade uma perda de tempo.
essa atividade só se justificaria se a escola atendesse a crianças de classes populares, pois essa profissão atende às suas expectativas
O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Esse caráter polivalente demanda uma formação bastante ampla do profissional que
considere como ponto de partida e de chegada para sua ação educativa os conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas.
compreende que a construção de um projeto educativo é um processo inacabado e provisório, mas que precisa ser planejado pela equipe pedagógica da escola que é responsável por sua efetivação
trabalha com conteúdos diversos que abrangem cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas de conhecimento, independente do seu desempenho
deve ser um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática tanto individual como coletivamente, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro a elaboração e realização de políticas de educação ao microcosmo o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino é a etapa na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão a construção do conhecimento; as atividades de cunho cognitivas, sóciorelacionais, afetivas e motoras a serem desenvolvidas; os mecanismos avaliativos; e, mediando todos esses passos, as relações entre o educador e o educando.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.
Paulo Freire criticava a educação progressista.
Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser
incentivar a investigação científica e o método empírico.
incorporar métodos alternativos de busca de conhecimento.
mostrar que a ciência encontra-se além das motivações históricas e sociais.
discutir os limites do senso comum para explicar os fenômenos.
partir do contexto em direção à busca da verdade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...