Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:

  • A.

    observação.

  • B.

    falseabilidade.

  • C.

    elaboração de hipóteses.

  • D.

    comprovação da verdade.

  • E.

    descrição de um fenômeno.

No livro Paixão de Conhecer o Mundo, de Madalena Freire, encontra-se o seguinte relatório de atividade de uma turma de crianças de 4 a 5 anos:

— Oba! Oba!

— Viva ! Viva !

— Será que é mesmo ovo de borboleta?

— É sim, Madalena! Olha ela ali do lado!

— É... e está morta.

— Coitada, pôs tanto ovo que morreu.......

— Vamos contar quantos tem?

— 230 ovos!.....

— Até cansei de contar....

— E o que será que vai sair daí?

— Borboleta, ora!

— Já direto?

— Não....

— Vamos estudar amanhã no livro, pra gente saber?

— Vamos.

Pelo relato acima, pode-se perceber que a prática do professor,

ao tratar de assuntos de Ciências, deve partir:

  • A.

    do que está registrado em livros, considerando que o acesso das crianças ao conhecimento científico é a estratégia mais acertada.

  • B.

    de experiências provocadoras, considerando que o conhecimento dos pesquisadores é essencial para a busca de informações

  • C.

    de questionários de perguntas e respostas, provocando as crianças a buscar informações com seus familiares

  • D.

    de pesquisas na Internet, considerando o conhecimento universal e utilizando diferentes estratégias de busca de informações

  • E.

    de perguntas interessantes, provocadoras, considerando o conhecimento das crianças e utilizando diferentes estratégias de busca de informações

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino apresenta três fases que se justapõem, do mais abrangente ao mais específico: plano de curso; plano de unidade; e plano de aula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Para Emilia Ferreiro, a criança desenvolve conceitos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita ao manter contato com práticas de leitura e de escrita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as características abaixo.

I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.

Aplicam-se ao construtivismo educacional as características

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Alice, educadora de uma escola que atende a alunos de classe média, já deveria ter trabalhado as profissões com sua turma de 5 anos usando os cartazes e páginas do livro dedicadas a esse assunto, mas não teve tempo. Um dia, na hora da saída, observou que as crianças corriam para o pipoqueiro, tontos com o cheirinho gostoso da pipoca fresquinha. Daí surgiu uma idéia: no dia seguinte, começou a conversa na roda falando do cheirinho da pipoca e perguntou se as crianças gostariam de saber um pouco sobre o trabalho do pipoqueiro, sugerindo uma entrevista com ele. A partir dessa entrevista, ela trabalharia as profissões. Sobre esse procedimento didático, é correto afirmar que:

  • A.

    a professora ficará atrasada com a matéria, pois geralmente não há a profissão de pipoqueiro no texto do livro didático.

  • B.

    a direção da escola irá repreendê-la, pois essa não é uma profissão desejada pelos pais para seus filhos.

  • C.

    as crianças poderão, a partir da observação de uma realidade próxima, entender alguns aspectos das relações de trabalho

  • D.

    as crianças dessa faixa etária não têm condições de organizar uma entrevista, sendo tal atividade uma perda de tempo.

  • E.

    essa atividade só se justificaria se a escola atendesse a crianças de classes populares, pois essa profissão atende às suas expectativas

O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Esse caráter polivalente demanda uma formação bastante ampla do profissional que

  • A.

    considere como ponto de partida e de chegada para sua ação educativa os conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas.

  • B.

    compreende que a construção de um projeto educativo é um processo inacabado e provisório, mas que precisa ser planejado pela equipe pedagógica da escola que é responsável por sua efetivação

  • C.

    trabalha com conteúdos diversos que abrangem cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas de conhecimento, independente do seu desempenho

  • D.

    deve ser um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática tanto individual como coletivamente, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve

  • E. reconheça na organização do trabalho educativo que desenvolve, a individualidade, a diversidade e a resolução de problemas como metodologia prioritária para facilitar a aprendizagem dos alunos.

O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de ensino é a etapa na qual o educador confronta-se com sua competência técnica e com seu comprometimento político-social, porque, nessa fase, são traçados os objetivos que nortearão a construção do conhecimento; as atividades de cunho cognitivas, sóciorelacionais, afetivas e motoras a serem desenvolvidas; os mecanismos avaliativos; e, mediando todos esses passos, as relações entre o educador e o educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Paulo Freire criticava a educação progressista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser

  • A.

    incentivar a investigação científica e o método empírico.

  • B.

    incorporar métodos alternativos de busca de conhecimento.

  • C.

    mostrar que a ciência encontra-se além das motivações históricas e sociais.

  • D.

    discutir os limites do senso comum para explicar os fenômenos.

  • E.

    partir do contexto em direção à busca da verdade.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...