Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

É desejável que o laboratório dessa escola seja sempre iluminado por luz natural e artificial, de forma a propiciar a realização de aulas de óptica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto a seguir.

Lendo com atenção o relato dessa experiência do cotidiano, pode-se afirmar, corretamente, que a discussão das crianças sobre a nomenclatura "creche" e "escolinha", decorre do(a):

  • A. escasso vocabulário dos pequenos.
  • B. pouco domínio da turma, por parte da educadora.
  • C. teimosia característica dessa faixa etária.
  • D. falta de uma fonoaudióloga na creche.
  • E. identidade institucional da creche.

No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade do professor. Essa concepção de interação professor-aluno está relacionada à teoria da aprendizagem defendida por

  • A. Vygotsky.
  • B. Piaget.
  • C. Freud.
  • D. Skinner.

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

Se a pretensão do professor se realizar, quando o laboratório estiver em funcionamento, durante as aulas práticas, nesse ambiente, o uso de caderno e bloco de anotações passa a ser dispensável para os alunos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Muitos autores alertam para as conseqüências de ações educativas que geram imobilidade dentro das escolas. Por isso, na Educação Infantil, é importante a presença de atividades que contemplem o movimento, entre as quais a dança.

 A educadora de Educação Infantil que cria espaços e estratégias que facilitam a aprendizagem da arte do movimento através da dança possibilita à criança:

  • A.

    ampliar seu repertório sobre a estrutura e o funcionamento corporal, criando novas possibilidades de expressão e de conhecimento sobre o mundo.

  • B.

    desenvolver uma acuidade rítmica que irá auxiliá-la nas atividades diversificadas que envolvem o raciocínio lógico e a resolução de problemas.

  • C.

    compreender as manifestações culturais do seu entorno, a partir do conhecimento de diferentes estilos (eruditos e populares) e ritmos de músicas.

  • D.

    estabelecer as diferenças entre o repertório de danças infantis e de danças de adulto, percebendo assim suas possibilidades e limitações.

  • E.

    usufruir de experiências artísticas que favoreçam o conhecimento sobre outros países, contribuindo, assim, para uma leitura mais abrangente de mundo.

A linha cognitivista enfatiza que o universo de significados do indivíduo se origina na medida em que o ser sujeito estabelece relações de significação. Esta linha ocupa-se particularmente de:

  • A.

    processos antropológicos;

  • B.

    processos pedagógicos;

  • C.

    processos culturais;

  • D.

    processos didáticos;

  • E.

    processos mentais.

A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social vem sendo pesquisada com diferentes enfoques e abordagens nos últimos anos. Sob o nome de construtivismo, reúnem-se as idéias que valorizam a ação do sujeito no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Representam essa perspectiva conceitual

  • A. Wallon, Vygotsky e Piaget.
  • B. Skinner, Vygotsky e Freud.
  • C. Freud, Wallon e Skinner.
  • D. Vygotsky , Skinner e Piaget.

  • A.

    Podem ser ensinados a partir das várias áreas do currículo escolar, embora nem todas, por meio das concepções e valores que veiculam nos conteúdos, eduquem em relação a questões sociais.

  • B.

    Têm a mesma natureza das áreas convencionais e, por serem questões sociais, tratam de processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.

  • C.

    Têm, como finalidade última, que os alunos possam desenvolver a capacidade de posicionar-se diante das questões que interferem na vida coletiva, superar a indiferença e intervir de forma responsável.

  • D.

    A aplicação dos temas transversais implica, para além da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade, a concepção do conhecimento em rede, sem o qual a transversalidade não se configura.

  • E.

    As áreas convencionais devem acolher as questões dos temas transversais de forma a que seus conteúdos as explicitem e que seus objetivos sejam contemplados.

Em uma pequena escola de ensino fundamental, carente de recursos e infra-estrutura, o professor de ciências acreditava ser necessário um laboratório para as aulas práticas de ciências. Enquanto não dispunha do laboratório, ele procurava dinamizar suas aulas realizando experimentos com os alunos em sala de aula. Em uma das aulas, o professor propôs aos alunos de 4.ª série que colocassem eles próprios álcool 98º (líquido) em um vidro de maionese, atravessassem um barbante na tampa para servir de pavio e acendessem o conjunto, formando uma grande lamparina para aquecer a água depositada em uma pequena frigideira.

Acerca dessa situação hipotética e considerando o tema tratado, julgue os itens seguintes.

O laboratório pretendido pelo professor deve ser necessariamente azulejado, branco e equipado com vidrarias e reagentes químicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Brasil é mundialmente conhecido pela sua extensão de terra e por ser dividido em regiões que apresentam diferenças muito grandes entre si. Por este motivo, as brincadeiras e os jogos infantis também são diferentes de uma região para outra. Sabendo que as brincadeiras auxiliam o desenvolvimento integral das crianças, pode-se afirmar que, em comparação às crianças de áreas urbanas, as crianças de áreas rurais:

  • A. desenvolvem mais problemas psicológicos.
  • B. demoram mais a desenvolver a linguagem.
  • C. possuem a mesma realidade educacional.
  • D.

    são subjetivadas de maneiras diferentes, mas aprendem de igual forma.

  • E. são intelectualmente mais desenvolvidas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...