Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um dos objetivos gerais da educação infantil, expressos nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil (RCEI) é o "conhecimento de mundo". Em termos de organização curricular isto significa que a escola deve:
proporcionar às crianças experiências ricas e diversificadas, para facilitar a interação com a realidade social, cultural e natural.
sistematizar o mundo para apresentá-lo à criança, de modo a facilitar a compreensão das disciplinas escolares da educação infantil.
proporcionar viagens às crianças a fim de conhecerem muitos lugares novos e assim se adaptarem ao currículo.
se preocupar em mostrar às crianças imagens do mundo todo, para facilitar a sua identificação quando passar para o ensino fundamental.
Considerando que a alfabetização é a técnica da escrita, julgue os itens que se seguem quanto ao letramento.
Letramento é o ensino do traçado das letras.
Vygotsky, em sua obra A Formação Social da Mente (1996), definiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que se refere a capacidade que a criança tem de solucionar situações conflitantes independente:
sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes;
apenas com os seus conhecimentos prévios, através de tentativas;
quando seu desenvolvimento mental estiver completo;
antes de ingressar na escola e o que poderá realizar após sofrer as influências do processo de escolarização.
As expectativas de Joana em relação à educação dos filhos dizem respeito, também, às diferentes instâncias que promovem a formação do sujeito no contexto contemporâneo, sobre as quais, segundo Neidson Rodrigues (2001), é correto afirmar que houve:
crescente deterioração da educação escolar no Brasil, o que demanda das famílias suprir as necessidades de escolarização de seus membros.
paulatina transferência das responsabilidades educacionais da escola para as comunidades, devido às novas formas de organização da vida coletiva.
esvaziamento da Igreja como instituição hegemônica e formadora do sujeito ético, havendo um deslocamento desta função para organizações políticas.
assunção completa, pelos meios de comunicação social, do papel educativo antes desempenhado pela família, pelas religiões e pela escola.
perda da hegemonia educativa das famílias, das igrejas e das comunidades, recaindo sobre a escola uma função educativa que ultrapassa a escolarização.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A educação de adultos tem sido tema de muitos estudos e debates. De um lado, estão os defensores dessa população que não teve a oportunidade de freqüentar a escola regular e, de outro, há quem afirme: "Papagaio velho não aprende a falar". É verdadeira essa afirmativa sobre a aprendizagem dos adultos?
Sim. Os adultos perdem a capacidade de aprender com a idade, pois há declínio das capacidades físicas: visão, audição, agilidade física e das capacidades mentais: memória, inteligência e da capacidade emocional: auto-estima e afetividade.
Não. O ser humano aprende em qualquer idade, pois possui potencial para se desenvolver e produzir em todo o tempo de sua existência, além de ser um direito de cidadania.
A educação é um direito de todos e o governo só deve investir recursos na educação das crianças e jovens, pois são eles o futuro do Brasil e não os adultos.
Sim. Uma pessoa adulta possui muitos obstáculos que a impedem de aprender, que demoraria mais tempo e consumiria os recursos já escassos do governo para escolarizar essa população. Mesmo assim, o Brasil precisa qualificar a mão-de-obra.
Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.
Na escola, é preciso que haja parceria entre os professores das diversas áreas de ensino.
"Até cerca de sete anos a criança, permanece pré-lógica e suplementa a lógica pelo mecanismo da intuição; é uma simples interiorização das percepções e dos movimentos sob a forma de imagens representativas e de 'experiências mentais' que prolongam, assim, os esquemas senso-motores sem coordenação propriamente racional".
Qual a abordagem que o texto faz parte?
Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky;
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget;
Teoria da Psicanálise de Freud;
Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner.
As dúvidas de Joana em relação à educação de seus filhos têm estreita ligação com a organização e gestão da escola em que estudam. Considerando que o projeto pedagógico é instrumento para a melhoria do padrão de gestão, assinale a opção que apresenta apenas características de um projeto pedagógico na perspectiva da concepção democráticoparticipativa.
Envolve a participação de toda a comunidade escolar; inclui exclusivamente aspectos pedagógicos; fomenta a conquista da autonomia.
Favorece o alcance dos objetivos delimitados; supõe o consenso em todas as etapas; explicita as mudanças que são feitas na gestão.
Está em construção permanente; é definido politicamente por especialistas; altera as rotinas escolares.
Supõe processos de negociação; resulta num documento definitivo; apresenta aspectos de ordem eminentemente administrativa.
Parte do diagnóstico da realidade escolar; revela a identidade da escola, intenções e estratégias; orienta mudanças nas relações de poder.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O brinquedo, dentre outras coisas, possibilita à criança demonstrar suas emoções e suas criações. Isto significa que:
quando a criança brinca, demonstra seus conhecimentos sobre os mais variados tipos de brinquedos e as emoções que eles fazem surgir.
as emoções da criança são proporcionais à sofisticação e ao preço pago pelo brinquedo e pela possibilidade de agir sobre ele.
o brinquedo permite à criança conhecer e demonstrar, com mais clareza, importantes funções mentais, vínculos afetivos e expressões artístico-culturais.
o brinquedo é um objeto através do qual uma criança pode se comportar da maneira como desejar, pois qualquer regra poderia torná-la infeliz.
Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.
A pedagogia de projeto deve ser promovida como metodologia que faz convergirem, de forma integrada, os processos de ensinar e aprender as diversas disciplinas escolares.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...