Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos objetivos gerais da educação infantil, expressos nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil (RCEI) é o "conhecimento de mundo". Em termos de organização curricular isto significa que a escola deve:

  • A.

    proporcionar às crianças experiências ricas e diversificadas, para facilitar a interação com a realidade social, cultural e natural.

  • B.

    sistematizar o mundo para apresentá-lo à criança, de modo a facilitar a compreensão das disciplinas escolares da educação infantil.

  • C.

    proporcionar viagens às crianças a fim de conhecerem muitos lugares novos e assim se adaptarem ao currículo.

  • D.

    se preocupar em mostrar às crianças imagens do mundo todo, para facilitar a sua identificação quando passar para o ensino fundamental.

 

Considerando que a alfabetização é a técnica da escrita, julgue os itens que se seguem quanto ao letramento.

Letramento é o ensino do traçado das letras.

  • C. Certo
  • E. Errado

Vygotsky, em sua obra A Formação Social da Mente (1996), definiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que se refere a capacidade que a criança tem de solucionar situações conflitantes independente:

  • A.

    sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes;

  • B.

    apenas com os seus conhecimentos prévios, através de tentativas;

  • C.

    quando seu desenvolvimento mental estiver completo;

  • D.

    antes de ingressar na escola e o que poderá realizar após sofrer as influências do processo de escolarização.

As expectativas de Joana em relação à educação dos filhos dizem respeito, também, às diferentes instâncias que promovem a formação do sujeito no contexto contemporâneo, sobre as quais, segundo Neidson Rodrigues (2001), é correto afirmar que houve:

  • A.

    crescente deterioração da educação escolar no Brasil, o que demanda das famílias suprir as necessidades de escolarização de seus membros.

  • B.

    paulatina transferência das responsabilidades educacionais da escola para as comunidades, devido às novas formas de organização da vida coletiva.

  • C.

    esvaziamento da Igreja como instituição hegemônica e formadora do sujeito ético, havendo um deslocamento desta função para organizações políticas.

  • D.

    assunção completa, pelos meios de comunicação social, do papel educativo antes desempenhado pela família, pelas religiões e pela escola.

  • E.

    perda da hegemonia educativa das famílias, das igrejas e das comunidades, recaindo sobre a escola uma função educativa que ultrapassa a escolarização.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A educação de adultos tem sido tema de muitos estudos e debates. De um lado, estão os defensores dessa população que não teve a oportunidade de freqüentar a escola regular e, de outro, há quem afirme: "Papagaio velho não aprende a falar". É verdadeira essa afirmativa sobre a aprendizagem dos adultos?

  • A.

    Sim. Os adultos perdem a capacidade de aprender com a idade, pois há declínio das capacidades físicas: visão, audição, agilidade física e das capacidades mentais: memória, inteligência e da capacidade emocional: auto-estima e afetividade.

  • B.

    Não. O ser humano aprende em qualquer idade, pois possui potencial para se desenvolver e produzir em todo o tempo de sua existência, além de ser um direito de cidadania.

  • C.

    A educação é um direito de todos e o governo só deve investir recursos na educação das crianças e jovens, pois são eles o futuro do Brasil e não os adultos.

  • D.

    Sim. Uma pessoa adulta possui muitos obstáculos que a impedem de aprender, que demoraria mais tempo e consumiria os recursos já escassos do governo para escolarizar essa população. Mesmo assim, o Brasil precisa qualificar a mão-de-obra.

Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.

Na escola, é preciso que haja parceria entre os professores das diversas áreas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Até cerca de sete anos a criança, permanece pré-lógica e suplementa a lógica pelo mecanismo da intuição; é uma simples interiorização das percepções e dos movimentos sob a forma de imagens representativas e de 'experiências mentais' que prolongam, assim, os esquemas senso-motores sem coordenação propriamente racional".

 Qual a abordagem que o texto faz parte?

  • A.

    Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky;

  • B.

    Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget;

  • C.

    Teoria da Psicanálise de Freud;

  • D.

    Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner.

As dúvidas de Joana em relação à educação de seus filhos têm estreita ligação com a organização e gestão da escola em que estudam. Considerando que o projeto pedagógico é instrumento para a melhoria do padrão de gestão, assinale a opção que apresenta apenas características de um projeto pedagógico na perspectiva da concepção democráticoparticipativa.

  • A.

    Envolve a participação de toda a comunidade escolar; inclui exclusivamente aspectos pedagógicos; fomenta a conquista da autonomia.

  • B.

    Favorece o alcance dos objetivos delimitados; supõe o consenso em todas as etapas; explicita as mudanças que são feitas na gestão.

  • C.

    Está em construção permanente; é definido politicamente por especialistas; altera as rotinas escolares.

  • D.

    Supõe processos de negociação; resulta num documento definitivo; apresenta aspectos de ordem eminentemente administrativa.

  • E.

    Parte do diagnóstico da realidade escolar; revela a identidade da escola, intenções e estratégias; orienta mudanças nas relações de poder.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O brinquedo, dentre outras coisas, possibilita à criança demonstrar suas emoções e suas criações. Isto significa que:

  • A.

    quando a criança brinca, demonstra seus conhecimentos sobre os mais variados tipos de brinquedos e as emoções que eles fazem surgir.

  • B.

    as emoções da criança são proporcionais à sofisticação e ao preço pago pelo brinquedo e pela possibilidade de agir sobre ele.

  • C.

    o brinquedo permite à criança conhecer e demonstrar, com mais clareza, importantes funções mentais, vínculos afetivos e expressões artístico-culturais.

  • D.

    o brinquedo é um objeto através do qual uma criança pode se comportar da maneira como desejar, pois qualquer regra poderia torná-la infeliz.

Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.

A pedagogia de projeto deve ser promovida como metodologia que faz convergirem, de forma integrada, os processos de ensinar e aprender as diversas disciplinas escolares.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...