Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Questões de 11 a 20 = Didática. "A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo; a educação é motor para o desenvolvimento, considerado globalmente e, isso também supõe incluir as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motoras".
Com Base no Construtivismo, que expressão está relacionada à tal concepção:
transmissão de informações;
aprendizagens significativas;
transformação social;
dialogicidade;
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Ao se referir à educação das pessoas com deficiência, Romeu Sassaki (1997) aponta quatro fases distintas. Assinale a alternativa em que as fases estão na seqüência evolutiva em que ocorrem:
Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.
Cada disciplina escolar deve ser única e isolada para melhor compreensão do conteúdo pelos alunos.
Diante da complexidade do mundo contemporâneo, é cada vez mais necessário buscar uma educação de qualidade, que ajude o sujeito a lidar com as demandas sociais. Segundo Rios (2002), o tipo de qualidade que se busca hoje é a "qualidade sociocultural", que se operacionaliza quando:
o projeto educacional zela por manter padrões de eficiência, de controle e de competitividade.
a educação se volta para as demandas do mercado e para as diretrizes dos organismos internacionais de desenvolvimento.
a escola busca uma sólida base científica em conjunto com uma formação para a cidadania e a solidariedade.
os sistemas oficiais de avaliação estabelecem rankings e metas de desempenho para as escolas.
Líbâneo em seu livro Didática aborda a questão da tarefa de casa. Segundo o autor:
a tarefa de casa exerce uma função social, pois através dela os pais tomam contato com o trabalho realizado na escola;
a tarefa de casa é um instrumento ineficaz, pois não há um controle sobre a sua realização em casa;
em geral, enfatiza a memorização e repetição, sem promover uma construção significativa por parte do aluno;
não tem relação com as atividades desenvolvidas em sala e, não atende as expectativas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As pessoas consideradas diferentes, seja por sua cor, condição social, situação econômica, deficiência física ou mental, ou qualquer outra característica que as diferencie das demais passam pela discriminação e pelo preconceito, um obstáculo que as impedem de exercer sua cidadania. Em contrapartida, um processo inclusivo, no âmbito escolar, diz respeito ao:
atendimento do aluno a partir da adaptação da escola para atender à demanda da diversidade humana.
preparo do aluno para ser integrado ao processo educacional dito normal.
atendimento do aluno em instituição especializada com vistas à reabilitação da sua deficiência.
preparo da família do aluno para providenciar os meios necessários à educação escolar.
Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.
Na sala de aula, devem ser utilizadas, como estratégia de aprendizagem, atividades em grupo que possibilitem a discussão e o diálogo.
Dentre as inúmeras atividades da orientação pedagógica, visando a dinamização da equipe pedagógica, destacamos a de " participar do desenvolvimento do currículo".
Abaixo estão listadas algumas tarefas:
I- Coordenar as atividades de planejamento, execução e avaliação.
II- Organizar e participar das reuniões do Conselho de Classe, juntamente com a Orientação Educacional e a Direção, providenciando os instrumentos necessários para sua efetivação.
III- Promover palestras e debates
IV- Analisar os resultados do rendimento escolar propondo reformulações, quando necessário.
V- Planejar, acompanhar e avaliar os processos de recuperação, adaptação e complementação de programas.
VI- Organizar a biblioteca de assuntos pedagógicos.
São tarefas referentes ao desenvolvimento curricular, EXCETO:
II e IV
I e VI
III e VI
III e V
V e VI
Jacques Delors inaugurou a teoria dos "Quatro Pilares da Educação", que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma maciça e eficaz, adaptados à civilização cognitiva. São os pilares do conhecimento, EXCETO:
aprender a conhecer;
aprender a fazer;
aprender a viver individualmente;
aprender a ser.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O Professor João Carlos, que ministra aulas de Geografia para a 1.a série do Ensino Médio, detectou que uma boa parcela dos alunos apresenta desinteresse e descompromisso quanto ao seu processo de aprendizagem.
Analise as estratégias que o professor poderá adotar a fim de tentar sanar esse problema.
I. Instituir um conselho de alunos e negociar com eles diversos tipos de regras e contratos.
II. Organizar a sala de aula por níveis de aprendizagem e utilizar o método de trabalho em grupo.
III. Suscitar o desejo de aprender dos alunos, utilizando-se da auto-avaliação e propor atividades opcionais de formação.
IV. Procurar homogeneizar a classe de acordo com o desempenho dos alunos e adotar a metodologia de ensino pautada em discussões.
V. Favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.
Assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos.
III, IV e V.
I, III e V.
II e IV.
I e IV.
I e II.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...