Questões de Pedagogia

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A Escola de Ensino Fundamental "Sede do Saber" está trabalhando com seus professores uma nova proposta de avaliação, tomando como modelo a "avaliação no centro de um octógono" cujos oito pólos representam o sistema didático e de ensino.

O principal aspecto de mudança apresentado nesse modelo é a adoção da avaliação

  • A.

    somativa: apresentar regularmente as notas obtidas pelos alunos nas avaliações oficiais.

  • B.

    formativa, para homogeneizar a turma, garantindo que todos tenham o mesmo percurso em sua escolarização.

  • C.

    diagnóstica: entregar aos pais o relatório de apreciações qualitativas sobre seu desempenho escolar.

  • D.

    somativa: reunir os pais para informá-los dos conceitos obtidos por seus filhos nas provas regimentais.

  • E.

    formativa, para diferenciar as intervenções pedagógicas do professor, atendendo às diferenças individuais dos alunos e permitindo-lhes diferentes percursos em sua escolarização.

Tendo o texto acima como referência inicial e levando em consideração a relação entre avaliação escolar e construção de conhecimento pelo aluno, julgue os itens a seguir.

A finalidade da avaliação diagnóstica é levantarem-se dados de cada aluno para se conhecer o que cada um já sabe.

  • C. Certo
  • E. Errado

A elaboração da Proposta Pedagógica, com a participação dos profissionais da educação da Unidade Escolar, configura-se como um princípio de:

  • A.

    centralização;

  • B.

    gestão democrática;

  • C.

    hierarquia;

  • D.

    descentralização;

  • E.

    amplitude pedagógica.

De acordo com Perrenoud (2000), uma das competências do professor é administrar a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa competência está intimamente relacionada com a

  • A.

    avaliação somativa utilizada no final do ano letivo para verificar o desempenho do aluno.

  • B.

    avaliação somativa realizada durante o ano letivo para acompanhar todo o processo de aprendizagem do aluno.

  • C.

    avaliação classificatória realizada no início do ano letivo a fim de organizar os alunos em grupos por níveis de aprendizagem.

  • D.

    observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa.

  • E.

    avaliação seletiva dos alunos em situações de aprendizagem, a fim de atender à heterogeneidade da classe.

Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Nas instituições educacionais, o planejamento participativo desenvolve-se no âmbito da direção da escola, não sendo necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

O atendimento em creche e pré-escola é um direito, previsto em Legislação, garantido à criança, desde que

  • A.

    possua idade adequada.

  • B.

    apresente histórico de risco social.

  • C.

    a sua progenitora seja arrimo de família.

  • D.

    a sua família apresente atestado de pobreza.

  • E.

    tenha irmãos que freqüentem a instituição.

O aluno João Pedro está na 6.a série do Ensino Fundamental e vem apresentando dificuldades de aprendizagem nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. Pensando em medidas mais propícias com o intuito de auxiliar no desempenho desse aluno, considere:

I. A equipe escolar deve fazer uma análise crítica das situações de aprendizado desse aluno, pensar como será realizada nova avaliação e organizar a sistemática de reforço.
II. É preciso haver uma relação de apoio e parceria entre professores e alunos, construindo novas formas de trabalho docente e utilizando a avaliação formativa, pois esta conduz a informações mais precisas sobre a aprendizagem dos alunos.
III. Os professores das disciplinas em que João Pedro apresenta dificuldades deverão, individualmente, buscar mecanismos para realizar outra avaliação classificatória, a fim de verificar o rendimento de todos os alunos e, assim, organizar uma turma de reforço.
IV. Cada professor, isoladamente, precisa rever suas concepções pedagógicas e propor uma nova sistemática de avaliação e reforço para esse aluno.
V. Os professores precisam rever suas concepções de avaliação, procurando valorizar os pequenos avanços desse aluno e, também, ampliar a compreensão sobre a relação entre o processo de ensino, aprendizagem e avaliação.

Está correto apenas o contido em

  • A.

    I e V.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

Em relação à adoção de projetos de trabalho no cotidiano escolar, é correto afirmar que

  • A.

    devem tomar como base propostas de pedagogos do passado, atualizando-as, simplesmente.

  • B.

    por meio deles não é possível reorganizar a gestão do espaço e do tempo na escola, mas somente a relação entre professores e alunos.

  • C.

    a idéia básica que os fundamenta é que o pensamento se origina em situações problemáticas que devem ser resolvidas por atos voluntários.

  • D.

    a noção de atividade adotada pretende fazer com que o aluno sinta a diferença entre o que acontece na escola e o que acontece em sua vida fora dela.

  • E.

    o interesse demonstrado pelo aluno é a condição suficiente para definir o objetivo e as atividades.

Considere a tabela abaixo para responder às questões de nos 61 e 62.

O aumento da quantidade deve significar, também, o atendimento de qualidade. Para a inclusão de alunos com necessidades especiais, a legislação menciona "professores do ensino regular capacitados para integrar os educando em classes comuns". São considerados professores capacitados aqueles que:

  • A.

    apóiam o professor da classe comum para atuar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, desenvolvendo adaptações curriculares.

  • B.

    comprovam que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências específicas.

  • C.

    desenvolvem competência para diagnosticar as necessidades educacionais especiais e para definir e implementar respostas educativas a essas necessidades.

  • D.

    possuem formação em cursos de Licenciatura em Educação Especial ou em uma de suas áreas, preferencialmente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

  • E.

    têm realizado complementação de estudos ou pós-graduação em áreas específicas da educação especial, posterior à licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento.

No documento Recomendações para a construção de escolas inclusivas, ao se refletir sobre o processo de aprendizagem do aluno surdo assinala-se que:

  • A.

    é provável que muitos dos objetivos e conteúdos sejam os mesmos para alunos surdos e ouvintes, desde que asseguradas formas alternativas de organização, metodologia e avaliação.

  • B.

    há diferenciação entre os objetivos e os conteúdos de alunos surdos e ouvintes uma vez que as línguas usadas para a comunicação tem estruturas lexicais distintas.

  • C.

    a escola precisa garantir espaços e tempos diferenciados para que o aluno surdo apreenda a mesma quantidade e qualidade de informações que os demais.

  • D.

    não se deve constituir grupos de alunos heterogêneos na mesma turma, principalmente se algum for portador de necessidade educacional especial, tendo em vista a necessidade de acompanhamento individualizado.

  • E.

    se deve atentar para o uso exagerado de recursos visuais de comunicação que sirvam de apoio à informação, pois sua adoção pode traduzir simplificação exagerada dos conteúdos.

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