Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em uma reunião de planejamento foi sugerido, com vistas a tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo, integrar as disciplinas através de um tema comum. Segundo a proposta, as disciplinas devem trabalhar por um tempo determinado com uma temática comum, conservando, porém, sua autonomia. A integração proposta para as disciplinas caracteriza a:
multidisciplinaridade
disciplinaridade
interdisciplinaridade
pluridisciplinaridade
transdisciplinaridade
Com base na perspectiva interdisciplinar referida no texto acima, julgue os seguintes itens.
Ao ingressar para a escola, o aluno deve ser considerado como uma tábula rasa, que necessita receber conhecimento.
Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:
a escola pouco pode fazer para reverter a situação de desigualdades sociais, já que crianças de um meio socialmente desfavorecido, que tenham convivido pouco com a leitura, certamente terão muitas dificuldades para aprender a ler e escrever
a escola tem o papel apenas de acompanhar e mediar esse aprendizado, pois, sendo o aprendizado infantil espontâneo, o importante é o contato da criança com a língua escrita e a valorização de sua capacidade em aprender por si só.
a leitura e a escrita devem ser ensinadas intencional e explicitamente, pois a escola tem o papel fundamental de possibilitar o acesso à cultura escrita, o que, para muitas crianças, só será possível a partir da vivência escolar
o papel da escola é organizar todos os conteúdos que a criança vai aprender, hierarquizando os conhecimentos a partir dos mais simples, a fim de que ela se sinta mais segura para galgar novos degraus
o papel da escola é garantir que as crianças conheçam o mínimo sobre leitura e escrita, começando com textos simples e aumentando gradativamente a sua complexidade
Considerando ser atribuição do Orientador Pedagógico (OP) coordenar e dinamizar os processos relativos ao planejamento participativo, analise as afirmativas abaixo:
I- traçar os objetivos gerais do planejamento;
II- construir uma relação afetiva e sincera com o grupo;
III- incentivar as contribuições individuais;
IV- estabelecer relações entre teoria e prática.
Identifique as ações adequadas a uma estratégia de planejamento participativo e assinale:
se somente as afirmativas I, II e III forem corretas.
se somente as afirmativas I, II e IV forem corretas.
se somente as afirmativas I, III e IV forem corretas.
se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas.
se todas as afirmativas forem corretas.
Ementrevista a Revista Presença Pedagógica de jan/fev, 1995, Paulo Freire declara que "a gente descobriu, finalmente, que, se a educação reproduz, ela não faz só reprodução. Essa é outra tarefa do educador progressista que não se converteu ao discurso neoliberal: desmitologizar a reprodução.
De acordo com o trecho acima, está se referindo a tendência pedagógica:
Pedagogia Renovada;
Pedagogia Libertadora;
Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos;
Pedagogia Liberal.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Evidencia-se, nas escolas que adotam os ciclos de aprendizagem e têm trabalhado com mais autonomia, uma melhora significativa do desempenho de seus alunos, quando
I. os professores assumem coletivamente a responsabilidade pela progressão de seus alunos;
II. os professores desenvolvem pontos de vista comuns quanto à maneira de como seus alunos aprendem;
III. os professores dispõem de recursos e franquias geridos de maneira autônoma;
IV. o diretor direciona todas as atividades da escola.
Está correto apenas o contido em
III.
IV.
I e II.
II e IV.
I, II e III.
Tendo o texto acima como referência inicial e levando em consideração a relação entre avaliação escolar e construção de conhecimento pelo aluno, julgue os itens a seguir.
A avaliação classificatória, por se basear em dados quantitativos obtidos por meio de instrumentos avaliativos padronizados, é a única forma de o professor saber o que os alunos conhecem sobre um assunto.
A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo. NÃO caracteriza essa concepção:
memorização da informação necessária para as provas ou exames; ausência de reflexão sobre os propósitos ou estratégias;
ter conhecimentos conceituais prévios organizados, pertinentes e relevantes, com os quais conectar a nova informação objeto de aprendizagem;
ter inclinação para acreditar que o avanço na construção das próprias idéias e conceitos deve-se ao esforço pessoal;
o professor se torna um participante ativo no processo de construção de conhecimento, cujo centro não é a mátria, mas o aluno e a aluna que atuam sobre o conteúdo que deve aprender.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A grande maioria das pessoas pensa na progressão continuada como sendo sinônimo de promoção automática, mas existem diferenças de mecanismos pedagógicos adotados por esse sistema.
Pensando nele, analise os seguintes itens:
I. o desenvolvimento de atividades de reforço e de recuperação paralelas e contínuas ao longo do processo e, se necessário, ao final de cada ciclo;
II. a reclassificação dos alunos;
III. a aceleração de estudos;
IV. a apreciação do desempenho do aluno de maneira cumulativa;
V. a abolição do controle de presença dos alunos.
São mecanismos utilizados no sistema de progressão continuada apenas os expressos em
II e III.
II e IV.
IV e V.
I, II e IV.
I, II, III e IV
Tendo o texto acima como referência inicial e levando em consideração a relação entre avaliação escolar e construção de conhecimento pelo aluno, julgue os itens a seguir.
Por meio da avaliação formativa, os professores têm a oportunidade de acompanhar cada aluno e ajudá-lo a progredir na construção de conhecimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...