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A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com as Classes de Aceleração, pretende:
superar o problema da defasagem idade-série de alguns alunos, reintegrando-os ao percurso escolar.
oferecer, aos grupos sociais mais empobrecidos, instrumentos facilitadores da sua aprovação na série que cursam.
possibilitar a volta dos alunos da Educação de Jovens e Adultos ao ensino regular.
acabar com o problema de congestionamento do fluxo escolar causado pela evasão.
acabar com possíveis rótulos que as crianças e jovens com baixo desempenho escolar carreguem.
É possível, no ensino habitual, favorecer experiências e inovações pedagógicas desde que estas não ignorem o sistema de avaliação.
Segundo Perrenoud, a avaliação tradicional, assim como a transposição didática da qual faz parte, impedem o desenvolvimento
da formação docente e do planejamento coletivo.
de preconceito contra alunos lentos.
da avaliação diagnóstica.
de pedagogias ativas e diferenciadas.
da indisciplina nos trabalhos em classe.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A direção de uma escola resolveu realizar um planejamento participativo com todos os segmentos da comunidade escolar para organizar as atividades e os eventos do ano letivo que iria começar. Para isso solicitou a indicação de dois representantes de cada segmento para composição da comissão responsável pela elaboração do documento preliminar. Assinale a opção correta acerca dessa ação.
A comissão deveria ser mais homogênea para possibilitar a busca de um projeto sem muitos conflitos.
A direção deveria ter solicitado a elaboração do documento preliminar por um especialista para depois apresentá-lo à comunidade escolar.
A natureza democrática do planejamento não dispensa a definição prévia dos elementos e do período a que se destina.
Para agilizar o processo, a direção poderia conduzi-lo por meio de consultas aos segmentos, após as decisões tomadas pelo corpo dirigente sobre os eventos e atividades.
O objetivo principal do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é:
pesquisar a aprendizagem de uma amostragem matricial de conteúdos, conjugada a uma metodologia de construção de provas denominada "Blocos Incompletos Balanceados" (BIB).
garantir a comparabilidade das séries históricas pela manutenção de alguns blocos comuns ou itens já aplicados em anos anteriores.
possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que o estruturam.
definir a distribuição de recursos orçamentários para as escolas, a partir do desempenho no Exame Nacional.
elaborar um sistema centralizado de orientações para a educação média no âmbito da federação.
Em relação à avaliação formativa, Jussara Hoffman vai nos alertar que o entendimento de muitos acerca da denominação "formativa" se reduz à questão processual dessa concepção − acompanhar o aluno durante o processo "em formação" (...) resultavam novas práticas que não significavam mudanças de concepção. Aplicar vários testes ao longo de um bimestre, mas corrigir todos eles ao final, por exemplo, é um procedimento classificatório.
A essência da concepção formativa está no envolvimento do professor com seus alunos e na tomada de consciência acerca do seu comprometimento com o progresso deles em termos de aprendizagem, ou seja, na
importância e natureza da intervenção pedagógica.
aprendizagem reflexiva dos conteúdos escolares.
inovação das práticas avaliativas, enquanto motivacionais.
predisposição do educador em preparar instrumentos competentes e variados para a avaliação.
realização de diagnóstico inicial que identifique os avanços progressivos de seus alunos.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Segundo a LDB, a elaboração do PPP é de responsabilidade dos conselhos escolares, sob a supervisão das secretarias estaduais e municipais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O corpo dirigente de uma instituição implantou um novo estilo de organização da gestão. A mais importante atitude do grupo era a iniciativa, e a tomada de decisão estava centrada nos indivíduos, que assumiam as responsabilidades pelos resultados. Esse estilo é denominado
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
No processo pedagógico, quais eixos básicos devem ser considerados?
Atividades, brincadeiras e jogos.
Conteúdo, método e avaliação.
Memorização, ação e relacionamento.
Inclusão, diagnóstico e memorização.
Afeição, inclusão e acolhimento.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Com base no pressuposto da emancipação, a elaboração do PPP deve ficar sob a responsabilidade de estrategistas externos para que a ação dos concretizadores ou executores seja facilitada.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Um número expressivo de estudantes não aprende a ler na escola brasileira, ou seja, são pessoas que, embora dominem as habilidades básicas do ler e do escrever, não são capazes de utilizar a escrita e a leitura na vida cotidiana. Essas pessoas são consideradas:
analfabetas.
alfabetizadas.
letradas.
alfabetizadas e letradas.
analfabetas funcionais.
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