Questões de Pedagogia

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A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com as Classes de Aceleração, pretende:

  • A.

    superar o problema da defasagem idade-série de alguns alunos, reintegrando-os ao percurso escolar.

  • B.

    oferecer, aos grupos sociais mais empobrecidos, instrumentos facilitadores da sua aprovação na série que cursam.

  • C.

    possibilitar a volta dos alunos da Educação de Jovens e Adultos ao ensino regular.

  • D.

    acabar com o problema de congestionamento do fluxo escolar causado pela evasão.

  • E.

    acabar com possíveis rótulos que as crianças e jovens com baixo desempenho escolar carreguem.

É possível, no ensino habitual, favorecer experiências e inovações pedagógicas desde que estas não ignorem o sistema de avaliação.

Segundo Perrenoud, a avaliação tradicional, assim como a transposição didática da qual faz parte, impedem o desenvolvimento

  • A.

    da formação docente e do planejamento coletivo.

  • B.

    de preconceito contra alunos lentos.

  • C.

    da avaliação diagnóstica.

  • D.

    de pedagogias ativas e diferenciadas.

  • E.

    da indisciplina nos trabalhos em classe.

A direção de uma escola resolveu realizar um planejamento participativo com todos os segmentos da comunidade escolar para organizar as atividades e os eventos do ano letivo que iria começar. Para isso solicitou a indicação de dois representantes de cada segmento para composição da comissão responsável pela elaboração do documento preliminar. Assinale a opção correta acerca dessa ação.

  • A.

    A comissão deveria ser mais homogênea para possibilitar a busca de um projeto sem muitos conflitos.

  • B.

    A direção deveria ter solicitado a elaboração do documento preliminar por um especialista para depois apresentá-lo à comunidade escolar.

  • C.

    A natureza democrática do planejamento não dispensa a definição prévia dos elementos e do período a que se destina.

  • D.

    Para agilizar o processo, a direção poderia conduzi-lo por meio de consultas aos segmentos, após as decisões tomadas pelo corpo dirigente sobre os eventos e atividades.

O objetivo principal do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é:

  • A.

    pesquisar a aprendizagem de uma amostragem matricial de conteúdos, conjugada a uma metodologia de construção de provas denominada "Blocos Incompletos Balanceados" (BIB).

  • B.

    garantir a comparabilidade das séries históricas pela manutenção de alguns blocos comuns ou itens já aplicados em anos anteriores.

  • C.

    possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que o estruturam.

  • D.

    definir a distribuição de recursos orçamentários para as escolas, a partir do desempenho no Exame Nacional.

  • E.

    elaborar um sistema centralizado de orientações para a educação média no âmbito da federação.

Em relação à avaliação formativa, Jussara Hoffman vai nos alertar que o entendimento de muitos acerca da denominação "formativa" se reduz à questão processual dessa concepção − acompanhar o aluno durante o processo "em formação" (...) resultavam novas práticas que não significavam mudanças de concepção. Aplicar vários testes ao longo de um bimestre, mas corrigir todos eles ao final, por exemplo, é um procedimento classificatório.

A essência da concepção formativa está no envolvimento do professor com seus alunos e na tomada de consciência acerca do seu comprometimento com o progresso deles em termos de aprendizagem, ou seja, na

  • A.

    importância e natureza da intervenção pedagógica.

  • B.

    aprendizagem reflexiva dos conteúdos escolares.

  • C.

    inovação das práticas avaliativas, enquanto motivacionais.

  • D.

    predisposição do educador em preparar instrumentos competentes e variados para a avaliação.

  • E.

    realização de diagnóstico inicial que identifique os avanços progressivos de seus alunos.

Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.

Segundo a LDB, a elaboração do PPP é de responsabilidade dos conselhos escolares, sob a supervisão das secretarias estaduais e municipais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O corpo dirigente de uma instituição implantou um novo estilo de organização da gestão. A mais importante atitude do grupo era a iniciativa, e a tomada de decisão estava centrada nos indivíduos, que assumiam as responsabilidades pelos resultados. Esse estilo é denominado

  • A. autocrático.
  • B. liberal.
  • C. democrático.
  • D. situacional.

No processo pedagógico, quais eixos básicos devem ser considerados?

  • A.

    Atividades, brincadeiras e jogos.

  • B.

    Conteúdo, método e avaliação.

  • C.

    Memorização, ação e relacionamento.

  • D.

    Inclusão, diagnóstico e memorização.

  • E.

    Afeição, inclusão e acolhimento.

Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.

Com base no pressuposto da emancipação, a elaboração do PPP deve ficar sob a responsabilidade de estrategistas externos para que a ação dos concretizadores ou executores seja facilitada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um número expressivo de estudantes não aprende a ler na escola brasileira, ou seja, são pessoas que, embora dominem as habilidades básicas do ler e do escrever, não são capazes de utilizar a escrita e a leitura na vida cotidiana. Essas pessoas são consideradas:

  • A.

    analfabetas.

  • B.

    alfabetizadas.

  • C.

    letradas.

  • D.

    alfabetizadas e letradas.

  • E.

    analfabetas funcionais.

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