Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A punição pura e simples dos comportamentos divergentes da norma e a recompensa daqueles aceitos pela moral, sem discutir as causas e conseqüências de uns e outros, constitui-se na renúncia da ação que promove a autonomia dos alunos. Ao levar o aluno a refletir sobre sua própria conduta, o educador contribui eficazmente para a integração de mecanismos de autocontrole do comportamento e:
moralismo e afetividade;
cognição e diretivismo;
moralismo e diretivismo;
cognição e moralismo.
cognição e afetividade;
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Na lógica democrática de gestão de um PPP, a autonomia da escola precisa ser construída social e politicamente, por meio da interação de diferentes agentes.
Para resgatar a Orientação Educacional, numa perspectiva pedagógica mais avançada e condizente com o momento atual é necessário que se defina o papel do Orientador Educacional, exigindo-se:
I- a explicitação da função da escola como uma instituição social.
II- a busca de um projeto de escola que atenda aos interesses de todas as classes sociais.
III- Que o Orientador Educacional leve em conta as possibilidades concretas da escola e elabore alternativas de mudança na realidade escolar.
Assinale:
Se apenas o item III completa corretamente a afirmativa.
Se os itens I, II e III completam corretamente a afirmativa.
Se apenas o item I completa corretamente a afirmativa.
Se apenas os itens II e III completam corretamente a afirmativa.
Se apenas os itens I e II completam corretamente a afirmativa.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Luciana é professora de uma turma de primeira série do ensino fundamental. Ao realizar atividades de produção de textos com seus alunos, percebeu produções bastante diferenciadas. Um de seus alunos, ao tentar escrever BOLA, registrou apenas duas letras OA. Segundo Emília Ferreiro, que analisa o processo de aquisição da escrita pelas crianças, esse nível é denominado de nível:
silábico-alfabético.
pré-silábico.
alfabético.
silábico.
ortográfico.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
Na perspectiva da gestão democrática, a qualidade formal e total e o planejamento técnico e eficaz são diretrizes de uma concepção emancipatória do PPP de uma escola.
Tendo como referência os conteúdos e metodologias propostos pelos PCN's, são objetivos dos componentes curriculares História e Geografia no Ensino Fundamental que o aluno
I – utilize métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos e sonoros.
II – valha-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capaz de expressar os próprios sentimentos, bem como acolher, interpretar e considerar sentimentos, experiências, idéias e opiniões dos outros, contrapondo-os quando necessário.
III – conheça e respeite o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais, reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles.
IV – compreenda os textos orais e escritos com os quais se defronte em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz.
V – compreenda que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos, e, dentro de suas possibilidades, empenhe-se em democratizá-las.
Assinale a opção correta.Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
O PPP revela a cultura organizacional de uma escola, sendo formas de manifestação dessa cultura a arquitetura e a organização dos espaços físicos, a utilização de equipamentos e os rituais e eventos realizados.
Numa escola reflexiva, os professores estão num constante processo de autoformação. Entre os objetivos desse processo, está o desenvolvimento da capacidade de:
conduzir as aprendizagens dos alunos para que dominem as novas tecnologias.
estimular a aprendizagem e a autoconfiança dos alunos na sua capacidade de aprender.
transmitir com competência os conhecimentos necessários ao aluno para que enfrente a era da informação.
expor, com clareza, o que o aluno precisa saber para ter seu espírito crítico bem desenvolvido.
levar para a sala de aula todas as fontes de informação de que os alunos precisam para compreender o mundo em que vivem.
No que se refere ao "fazer Matemática" e à aprendizagem de Ciências, à luz dos PCN's, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, analise as asserções a seguir.
O uso do computador, um dos recursos das tecnologias da informação, apresenta limitações relativas à faixa etária dos alunos
porque
o aprendizado inicial da Matemática deve ocorrer sem o uso de máquinas, apesar de estas serem utilizadas no ensino de Ciências.
Acerca dessas assertivas e de suas inter-relações, assinale a opção correta.
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira
Tanto a primeira como a segunda asserção são falsas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando a relação entre a gestão educacional e a concepção do projeto político-pedagógico (PPP) da escola, julgue os itens a seguir.
A democratização do sistema escolar, inclusive da escola, é um caminho para se alcançar a efetiva democratização da educação pública, pois deve proporcionar a participação cada vez mais ampla de todos os segmentos e setores da sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...