Questões de Pedagogia

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"A proposta de transversalidade pode acarretar algumas discussões do ponto de vista conceitual como, por exemplo, a da sua relação com a concepção de interdisciplinaridade, bastante difundida no campo da Pedagogia."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental - temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998. p. 29.

Assinale a opção que se refere, somente, ao conceito de interdisciplinaridade.

  • A.

    Promove uma compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, bem como a percepção da implicação do sujeito de conhecimento na sua produção.

  • B.

    Possibilita estabelecer uma relação entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real e de sua transformação.

  • C.

    Impossibilita um trabalho pautado numa perspectiva disciplinar rígida.

  • D.

    Abre espaço para a inclusão de saberes extra-escolares, possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.

  • E.

    Aborda epistemologicamente os objetos de conhecimento.

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Ao contrário de Parsons, Durkheim destaca o aspecto coercitivo do sistema em relação ao indivíduo, desconsiderando, assim, o fator de complementaridade entre social e pessoal.

  • C. Certo
  • E. Errado

As escolas de educação infantil devem servir de apoio às crianças e a suas famílias. Nesse sentido, tais instituições necessitam

I respeitar os vários tipos de estrutura familiar.

II possibilitar o convívio com as diferenças culturais, acolhendo as diferentes manifestações e expressões de cultura.

III demonstrar a riqueza das diferenças culturais apenas por meio de comemorações festivas em datas específicas.

IV compreender as tradições familiares, por meio do apoio às demandas e necessidades das crianças.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

"O tratamento contextualizado do conhecimento é o recurso que a escola tem para retirar o aluno da condição de espectador passivo. Se bem trabalhado, permite que, ao longo da transposição didática, o conteúdo do ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade."

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio; bases legais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

Esse trecho dos PCN do Ensino Médio é uma constante nos documentos oficiais e na legislação da Educação. A contextualização de que trata, ao ser praticada, implica uma dimensão curricular que tem como procedimento necessário um trabalho a partir de:

  • A.

    conhecimentos já construídos na mente do aluno, compreendendo- os como obstáculos ao ensino dos conhecimentos científicos.

  • B.

    conhecimentos da comunidade em que os alunos estão inseridos, para servirem de balizamento ao ensino dos conhecimentos científicos.

  • C.

    conhecimentos científicos para, confrontando-os com os conhecimentos do senso comum, estabelecer relações entre as várias instâncias do conhecimento.

  • D.

    representações dos alunos para, pela desvalorização imediata e natural do processo de ensino, substituí-las pelos conhecimentos científicos.

  • E.

    concepções dos alunos, em diálogos com eles, fazendo com que tais concepções sejam avaliadas, para aproximálas do conhecimento científico a ser ensinado.

Uma gestão escolar democrática e participativa, por ser um trabalho complexo, requer o conhecimento e a adoção de princípios básicos. Nesse sentido, podem ser considerados princípios básicos dessa gestão:

I. Autonomia das escolas e da comunidade educativa.

II. Envolvimento da comunidade no processo escolar.

III. O processo de tomada de decisões deve basear-se em informações concretas, analisando apenas os problemas relevantes em seus múltiplos aspectos.

IV. Constante aperfeiçoamento profissional, político, científico e pedagógico para parte da equipe escolar.

V. Avaliação compartilhada.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e III
  • B. III e V
  • C. II e IV
  • D. I, II e V
  • E. I, III e IV

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

Montessori, Dewey e Piaget são representantes da tendência crítico-social dos conteúdos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fato de muitas instituições de educação infantil atenderem em horário integral implica maior responsabilidade quanto ao desenvolvimento e à aprendizagem infantis, assim como a oferta de cuidados adequados em saúde e higiene. Esse atendimento requer

  • A.

    condições de instalações com espaços exclusivos para salas de aula, sem a necessidade de espaços de recreação e de atividades diversificadas.

  • B.

    organização de atividades educativas e instrucionais, independentemente das condições socioeconômicas das crianças, para se evitarem discriminações.

  • C.

    elaboração de proposta pedagógica institucional que seja fruto de trabalho coletivo e planejado e que leve em conta o contexto social e as necessidades das crianças.

  • D.

    dividir as crianças em classes distintas, de acordo com a classe social das famílias e o potencial de aquisição de conhecimento da criança.

"Um de nossos desafios consiste em repensar a educação e a cultura para este século, apontando que ambas podem dar respostas à inquietação e à esperança pela universalização e democratização do conhecimento. A Comissão presidida por J. Delors ressalta que a educação deve ser organizada com base em quatro pilares do conhecimento."

FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO.

                           Escola da Família. São Paulo: FDE, 2004. p. 44. (Idéias, 32).

Os pilares do conhecimento referidos no Relatório Delors são aprender a:

  • A. fazer, ser, comandar e coordenar.
  • B. conhecer, viver junto, fazer e ser.
  • C. viver junto, fazer, ser e comandar.
  • D. ser, comandar, coordenar e conhecer.
  • E. comandar, coordenar, conhecer e viver junto.

processo de organização escolar dispõe de elementos constitutivos que são, na verdade, instrumentos de ação mobilizados para atingir os objetivos escolares. Considerando os instrumentos de ação, abaixo, relacione-os com os seus respectivos conceitos, enumerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

( 1 ) Planejamento ( ) Atividade de coordenação do esforço coletivo do pessoal da escola.

( 2 ) Organização ( ) Processo de explicitação dos objetivos, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los.

( 3) Direção/Coordenação ( ) Ações de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da escola para o desenvolvimento de competências.

( 4 ) Formação continuada ( ) Comprovação e reflexão do funcionamento da escola.

( 5 ) Avaliação ( ) Atividade que envolve a racionalização de recursos e a viabilização de condições para realizar o que foi planejado.

( 6 ) Pesquisa

A seqüência correta é:

  • A. 5, 4, 1, 6, 2
  • B. 4, 3, 5, 2, 1
  • C. 5, 2, 4, 3, 1
  • D. 6, 3, 5, 4, 2
  • E. 3, 1, 4, 5, 2

Acerca das tendências pedagógicas, no que dizem respeito às finalidades sociais da escola, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, a tendência libertadora se concretizou no nível da política oficial, com a implantação das Leis n.º 5.540/1968 e n.º 5.692/1971, que reorganizaram o ensino superior e o ensino de 1.º e de 2.º graus.

  • C. Certo
  • E. Errado
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