Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O paradigma organizacional emergente de gestão no campo educacional implica a substituição dos controles sobre o processo pelo controle sobre resultados. Nesse contexto, o treinamento é um processo contínuo que se impõe visando os objetivos organizacionais. Na elaboração do desenho do programa de treinamento, deve-se considerar:
basicamente a análise da estrutura de cargos;
unicamente a análise do custo / benefício;
resultados da avaliação de desempenho;
as necessidades estratégicas e o diagnóstico organizacional;
dados concretos e medidas de resultados, como número de clientes atendidos.
A Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogenética a noção de Campos Funcionais. Tomando como referência a psicogenética Walloniana, é correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito à:
Nos Parâmetros Curriculares, a educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Assim, que situação representaria a ênfase na diversidade:
levar em conta fatores sociais, culturais e a história educativa de cada aluno;
a criação de um clima favorável a esse aprendizado depende do compromisso do professor em aceitar contribuições dos alunos;
atuação do aluno na construção de seus próprios conhecimentos, valoriza suas experiências, seus conhecimentos prévios;
uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Pensando que o uso do computador é um recurso auxiliar ao trabalho do professor, pode-se afirmar que ele é útil porque
a utilização do correio eletrônico facilita a comunicação entre professor e aluno, acabando com os encontros presenciais, que não se fazem tão necessários com o advento das novas tecnologias.
possibilita a adoção de chat ou bate-papo, a fim de descontrair a relação professor-aluno.
favorece a reprodução e correção de provas e trabalho, substituindo a realização de trabalhos manuscritos e, desta forma, agiliza o processo de ensino e de aprendizagem.
oferece recursos facilitadores de aprendizagem, como a confecção de CD-ROM e material em Power Point.
permite o uso de lista de discussão, cujo objetivo é substituir os cursos e aulas presenciais.
Na hora do almoço, a educadora está alimentando Isabela, de 6 meses. Depois de algumas colheradas, a menina começa a esmiuçar o alimento em pedacinhos, misturar os vários ingredientes, esmagar e fazer papa com a palma das mãos e com os dedos.
Baseando-se nos conhecimentos a respeito do desenvolvimento infantil, a educadora, nesse momento, deverá assumir uma atitude de:
indiferença, pois uma criança dessa idade não deve ser repreendida porque, além de não saber o que está fazendo, a educação à mesa é função da família.
repreensão, pois a partir da Lei nº 9.394/96, a função da creche passa a ser também de educar, inclusive nos momentos de alimentação e higiene.
calma, interrompendo a alimentação e recorrendo aos outros funcionários da creche com a finalidade de realizar a higiene da criança.
direcionamento da atenção da criança para outros brinquedos coloridos, pois a rotina da alimentação não deve ser interrompida.
compreensão, pois, nessa idade, a criança necessita de uma incessante experimentação das propriedades dos materiais.
De acordo com Bassedas, Huguet e Solé, o jogo proporciona benefícios indiscutíveis no desenvolvimento e no crescimento da criança. Dentre tais benefícios, tem-se:
De acordo com as assertivas:
24.1 e 24.2 são verdadeiras;
apenas a 24.3 é verdadeira;
24.1 e 24.4 são falsas;
24.3 e 24.4 são verdadeiras.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Assinale a alternativa que contém a medida correta a ser assumida diante dos resultados insatisfatórios de um aluno nas avaliações de aprendizagem.
Promover, automaticamente, o aluno defasado para série seguinte, respeitando o seu ritmo de aprendizagem.
Implantar a avaliação focada na seletividade dos alunos, agrupando-os em turmas com dificuldades semelhantes.
Reconstruir o contrato tácito entre a família e a escola, explicando que avaliar o aluno sem atribuir-lhe nota é mais interessante para seu autoconceito.
Adotar a sistemática de divulgação pública dos resultados dos alunos para estimular a competição entre os alunos e, conseqüentemente, sua melhoria de desempenho.
Analisar o problema apresentado em sua base ou raízes e modificar os procedimentos didáticos para atender suas dificuldades.
Comparando-se o bebê e a criança pré-escolar, percebe-se que os bebês se expressam muito mais por meio de seus gestos e comportamentos e que as crianças pré-escolares expressam-se mais por meio da linguagem, atribuindo significado às coisas do meio. Para Vygotsky, citado por Bandioli e Mantovani (1998), as transformações ocorridas ao longo do desenvolvimento cognitivo têm como fundamento a interação social e o desenvolvimento da linguagem. Assim, a respeito da linguagem na Teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:
está condicionada à construção de conceitos pela criança.
tem estreita relação com a afetividade e com o ato motor.
é auxiliar no processo de representação mental do mundo.
é uma expressão comunicativa, independente do ato de pensar.
é o principal mediador das relações da criança com seu meio.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Em entrevista sobre a Avaliação à Revista Nova Escola, Cipriano Carlos Luckesi pontua que "hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos".
Que tipo de Avaliação retrata o texto:
integrada;
tradicional;
contínua;
prognostica.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Determinada secretaria estadual de educação promoveu um programa de formação continuada para os professores da rede pública de ensino. Organizado por grupos de estudos compostos pelos professores de cada escola, o programa contava com a mediação de um tutor para colaborar na organização dos temas a serem estudados.
Esse modelo de formação continuada é denominado{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...