Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O paradigma organizacional emergente de gestão no campo educacional implica a substituição dos controles sobre o processo pelo controle sobre resultados. Nesse contexto, o treinamento é um processo contínuo que se impõe visando os objetivos organizacionais. Na elaboração do desenho do programa de treinamento, deve-se considerar:

  • A.

    basicamente a análise da estrutura de cargos;

  • B.

    unicamente a análise do custo / benefício;

  • C.

    resultados da avaliação de desempenho;

  • D.

    as necessidades estratégicas e o diagnóstico organizacional;

  • E.

    dados concretos e medidas de resultados, como número de clientes atendidos.

A Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogenética a noção de Campos Funcionais. Tomando como referência a psicogenética Walloniana, é correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito à:

  • A. linguagem, ao pensamento e à emoção.
  • B. memória, ao pensamento e à linguagem.
  • C. afetividade, ao ato motor e à inteligência.
  • D. anomia, à heteronomia e à autonomia.
  • E. emoção, ao meio social e à cultura.

Nos Parâmetros Curriculares, a educação escolar deve considerar a diversidade dos alunos como elemento essencial a ser tratado para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. Assim, que situação representaria a ênfase na diversidade:

  • A.

    levar em conta fatores sociais, culturais e a história educativa de cada aluno;

  • B.

    a criação de um clima favorável a esse aprendizado depende do compromisso do professor em aceitar contribuições dos alunos;

  • C.

    atuação do aluno na construção de seus próprios conhecimentos, valoriza suas experiências, seus conhecimentos prévios;

  • D.

    uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender.

Pensando que o uso do computador é um recurso auxiliar ao trabalho do professor, pode-se afirmar que ele é útil porque

  • A.

    a utilização do correio eletrônico facilita a comunicação entre professor e aluno, acabando com os encontros presenciais, que não se fazem tão necessários com o advento das novas tecnologias.

  • B.

    possibilita a adoção de chat ou bate-papo, a fim de descontrair a relação professor-aluno.

  • C.

    favorece a reprodução e correção de provas e trabalho, substituindo a realização de trabalhos manuscritos e, desta forma, agiliza o processo de ensino e de aprendizagem.

  • D.

    oferece recursos facilitadores de aprendizagem, como a confecção de CD-ROM e material em Power Point.

  • E.

    permite o uso de lista de discussão, cujo objetivo é substituir os cursos e aulas presenciais.

Na hora do almoço, a educadora está alimentando Isabela, de 6 meses. Depois de algumas colheradas, a menina começa a esmiuçar o alimento em pedacinhos, misturar os vários ingredientes, esmagar e fazer papa com a palma das mãos e com os dedos.

Baseando-se nos conhecimentos a respeito do desenvolvimento infantil, a educadora, nesse momento, deverá assumir uma atitude de:

  • A.

    indiferença, pois uma criança dessa idade não deve ser repreendida porque, além de não saber o que está fazendo, a educação à mesa é função da família.

  • B.

    repreensão, pois a partir da Lei nº 9.394/96, a função da creche passa a ser também de educar, inclusive nos momentos de alimentação e higiene.

  • C.

    calma, interrompendo a alimentação e recorrendo aos outros funcionários da creche com a finalidade de realizar a higiene da criança.

  • D.

    direcionamento da atenção da criança para outros brinquedos coloridos, pois a rotina da alimentação não deve ser interrompida.

  • E.

    compreensão, pois, nessa idade, a criança necessita de uma incessante experimentação das propriedades dos materiais.

De acordo com Bassedas, Huguet e Solé, o jogo proporciona benefícios indiscutíveis no desenvolvimento e no crescimento da criança. Dentre tais benefícios, tem-se:

De acordo com as assertivas:

  • A.

    24.1 e 24.2 são verdadeiras;

  • B.

    apenas a 24.3 é verdadeira;

  • C.

    24.1 e 24.4 são falsas;

  • D.

    24.3 e 24.4 são verdadeiras.

Assinale a alternativa que contém a medida correta a ser assumida diante dos resultados insatisfatórios de um aluno nas avaliações de aprendizagem.

  • A.

    Promover, automaticamente, o aluno defasado para série seguinte, respeitando o seu ritmo de aprendizagem.

  • B.

    Implantar a avaliação focada na seletividade dos alunos, agrupando-os em turmas com dificuldades semelhantes.

  • C.

    Reconstruir o contrato tácito entre a família e a escola, explicando que avaliar o aluno sem atribuir-lhe nota é mais interessante para seu autoconceito.

  • D.

    Adotar a sistemática de divulgação pública dos resultados dos alunos para estimular a competição entre os alunos e, conseqüentemente, sua melhoria de desempenho.

  • E.

    Analisar o problema apresentado em sua base ou raízes e modificar os procedimentos didáticos para atender suas dificuldades.

Comparando-se o bebê e a criança pré-escolar, percebe-se que os bebês se expressam muito mais por meio de seus gestos e comportamentos e que as crianças pré-escolares expressam-se mais por meio da linguagem, atribuindo significado às coisas do meio. Para Vygotsky, citado por Bandioli e Mantovani (1998), as transformações ocorridas ao longo do desenvolvimento cognitivo têm como fundamento a interação social e o desenvolvimento da linguagem. Assim, a respeito da linguagem na Teoria de Vygotsky, é correto afirmar que:

  • A.

    está condicionada à construção de conceitos pela criança.

  • B.

    tem estreita relação com a afetividade e com o ato motor.

  • C.

    é auxiliar no processo de representação mental do mundo.

  • D.

    é uma expressão comunicativa, independente do ato de pensar.

  • E.

    é o principal mediador das relações da criança com seu meio.

Questões de 11 a 20 = Didática.

Em entrevista sobre a Avaliação à Revista Nova Escola, Cipriano Carlos Luckesi pontua que "hoje aplicamos instrumentos de qualidade duvidosa: corrigimos provas e contamos os pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado. O processo foi concebido para que alguns estudantes sejam incluídos e outros, excluídos".

Que tipo de Avaliação retrata o texto:

  • A.

    integrada;

  • B.

    tradicional;

  • C.

    contínua;

  • D.

    prognostica.

Determinada secretaria estadual de educação promoveu um programa de formação continuada para os professores da rede pública de ensino. Organizado por grupos de estudos compostos pelos professores de cada escola, o programa contava com a mediação de um tutor para colaborar na organização dos temas a serem estudados.

Esse modelo de formação continuada é denominado

  • A. universitário.
  • B. interativo-reflexivo.
  • C. escolar.
  • D. contratual.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...