Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, relativos a andragogia.
Por serem adultos, os aprendizes estão prontos para aprender o que o professor determina.
Os educandos com necessidades especiais, são os que NÃO apresentam, durante o processo educacional, a seguinte característica:
deficiência visual ou auditiva;
deficiência física e de locomoção;
deficiências mentais ou autismo;
altas habilidades e superdotação;
bom desempenho na leitura e na escrita.
Um aluno escreveu o convite para as festividades de final de ano da seguinte maneira: VENU TODUS NA FETA DI FINAU VAI TEM ANIMASAO E DANSA E MUTA MUZICA E ALEGRE
Diante do texto do aluno, algumas observações foram feitas por professores.
I – "É preciso corrigir o que o aluno escreveu, introduzindo no papel as letras omitidas, alterando as trocadas e fazendo o traçado correto das letras."
II – "Melhor será enviar o convite para a família como está, pois este aluno está buscando a coerente representação fonética da língua falada."
III – "Julgo produtivo que o aluno compare seu texto com outro igual, mas escrito corretamente, identifique as diferenças e faça a reescritura de seu texto como resultado da comparação."
Considerando que o aluno produziu um texto informativo, assinale a opção que apresenta o(s) procedimento(s) didático(s) apropriado(s), em uma concepção de ensino que leve em conta a função social da escrita.
Um dos indicadores de qualidade das escolas de Educação Infantil refere-se ao ambiente onde crianças e adultos convivem (Zabalza, 1998). Para o autor, a finalidade de um ambiente de qualidade é:
servir como referência de organização e disciplina para as crianças, onde os diferentes objetos têm locais próprios, previamente estabelecidos
oferecer estímulos para o desenvolvimento infantil, com belos cartazes preparados pelo professor, contendo textos e ilustrações variadas.
garantir que a criança pequena não estranhe o ambiente escolar, fazendo-o parecer o mais possível como o doméstico: aconchegante e familiar
pôr em prática uma ampliação e integração que supere a estaticidade, a imobilidade e a rigidez dos espaços de uso doméstico e do entorno
organizar-se de forma semelhante à das escolas que as crianças encontrarão após a Educação Infantil, preparando-as para as mudanças futuras
Camila estudou até o 4º ano do Ensino Fundamental numa escola em Santarém, interior do Pará. Mudou-se para Santana e foi matricular-se numa escola particular. No ato da matrícula, seus pais não tinham como comprovar sua escolaridade, uma vez que a escola não era regularizada.
O procedimento da direção da escola, diante da situação de Camila, foi a de:
recusar a matrícula, pois Camila não tem como comprovar sua escolaridade;
encaminhar Camila a uma escola pública, para que possa efetuar sua matrícula;
recusar, pois Camila teria que refazer seus estudos uma vez que está acima da faixa etária dos demais alunos;
classificar Camila, de acordo com a legislação em vigor, no ano escolar adequado;
avisar os pais de Camila que o ideal seria retornar para a escola de origem.
A correção de atividades feitas pelos alunos é uma tarefa própria do ofício do professor. De acordo com a concepção de Curto, Morillo e Teixidó (2000), segundo a qual a correção de atividades escritas torna-se mais produtiva quando há:
atenção exclusiva à ortografia, definição clara de objetivos e proposição da melhora da caligrafia.
recomendação direta do que deve ser feito, proposta de reflexão e correção coletiva.
preparação anterior, correção no ato e ensino do ato de corrigir.
registro da solução da situação-problema, antecipação de possíveis falhas e oferecimento de recursos.
demonstração inequívoca dos erros, uso de lápis ou caneta azul ao corrigir e proposição de reescritura.
A aprendizagem constitui uma mudança de comportamento resultante da experiência. Isto significa que a aprendizagem é:
uma mudança de comportamento ou conduta com uma característica própria;
uma resposta modificada, estável e durável, interiorizada e condicionada no próprio cérebro do indivíduo;
uma construção coletiva em que o sujeito depende do grupo para poder assimilar o conhecimento;
uma conseqüência da imposição do professor e aquilo que espera dos alunos;
uma função cerebral que necessita de condicionamento imediato para haver resposta.
Hugo é uma criança em fase de alfabetização. O menino consegue ler textos que lhe são apresentados sem, contudo, compreender o que lê. A partir do caso descrito, considere as afirmações que se seguem.
I – Não é possível compreender se não há leitura de forma ativa, ou seja, antecipando interpretações, reconhecendo significados, dúvidas e incompreensões no processo de leitura.
II – Ler e escrever são tarefas interdependentes, o que supõe que uma criança que não compreender um texto também não compreenderá o que escreve.
III – Para favorecer a compreensão é preciso propor a leitura de textos cujo significado seja necessário desvendar com um objetivo claro e explícito.
IV – O ensino das estratégias de leitura compreensiva deve ser realizado em etapas posteriores à fase da alfabetização, que deve ficar circunscrita à decodificação dos códigos lingüísticos.
Sobre o processo de aquisição da leitura, são corretas, apenas, as afirmações:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.
A abordagem de desenho instrucional construtivista de Jonassen (1999) preconiza a aprendizagem a partir de um problema pouco estruturado e pouco definido. O desenho envolve a criação de objetivos educacionais específicos, espaço de manipulação de informações e a presença de um professor para transmitir os conteúdos ao estudante.
Em uma perspectiva cognitivista / construtivista da leitura, a compreensão do que se lê é produto da(o):
possibilidade de o leitor possuir os conhecimentos necessários que vão lhe permitir a atribuição de significado aos conteúdos do texto.
estrutura do texto em um nível sempre abaixo do grau de desenvolvimento do leitor, favorecendo a interpretação.
capacidade de concentração do sujeito e da interação com o ambiente em que a leitura é realizada.
estratégia de interpretação calcada nos erros de leitura, tendo em vista uma visão particularizada do teor de um texto.
conhecimento anterior ao conteúdo do texto que, uma vez somado aos dados obtidos na leitura, fornecem uma visão amplificada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...