Questões de Pedagogia

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Julgue os itens a seguir, relativos a andragogia.

Por serem adultos, os aprendizes estão prontos para aprender o que o professor determina.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os educandos com necessidades especiais, são os que NÃO apresentam, durante o processo educacional, a seguinte característica:

  • A.

    deficiência visual ou auditiva;

  • B.

    deficiência física e de locomoção;

  • C.

    deficiências mentais ou autismo;

  • D.

    altas habilidades e superdotação;

  • E.

    bom desempenho na leitura e na escrita.

Um aluno escreveu o convite para as festividades de final de ano da seguinte maneira: VENU TODUS NA FETA DI FINAU VAI TEM ANIMASAO E DANSA E MUTA MUZICA E ALEGRE

Diante do texto do aluno, algumas observações foram feitas por professores.

I – "É preciso corrigir o que o aluno escreveu, introduzindo no papel as letras omitidas, alterando as trocadas e fazendo o traçado correto das letras."

II – "Melhor será enviar o convite para a família como está, pois este aluno está buscando a coerente representação fonética da língua falada."

III – "Julgo produtivo que o aluno compare seu texto com outro igual, mas escrito corretamente, identifique as diferenças e faça a reescritura de seu texto como resultado da comparação."

Considerando que o aluno produziu um texto informativo, assinale a opção que apresenta o(s) procedimento(s) didático(s) apropriado(s), em uma concepção de ensino que leve em conta a função social da escrita.

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III

Um dos indicadores de qualidade das escolas de Educação Infantil refere-se ao ambiente onde crianças e adultos convivem (Zabalza, 1998). Para o autor, a finalidade de um ambiente de qualidade é:

  • A.

    servir como referência de organização e disciplina para as crianças, onde os diferentes objetos têm locais próprios, previamente estabelecidos

  • B.

    oferecer estímulos para o desenvolvimento infantil, com belos cartazes preparados pelo professor, contendo textos e ilustrações variadas.

  • C.

    garantir que a criança pequena não estranhe o ambiente escolar, fazendo-o parecer o mais possível como o doméstico: aconchegante e familiar

  • D.

    pôr em prática uma ampliação e integração que supere a estaticidade, a imobilidade e a rigidez dos espaços de uso doméstico e do entorno

  • E.

    organizar-se de forma semelhante à das escolas que as crianças encontrarão após a Educação Infantil, preparando-as para as mudanças futuras

Camila estudou até o 4º ano do Ensino Fundamental numa escola em Santarém, interior do Pará. Mudou-se para Santana e foi matricular-se numa escola particular. No ato da matrícula, seus pais não tinham como comprovar sua escolaridade, uma vez que a escola não era regularizada.

O procedimento da direção da escola, diante da situação de Camila, foi a de:

  • A.

    recusar a matrícula, pois Camila não tem como comprovar sua escolaridade;

  • B.

    encaminhar Camila a uma escola pública, para que possa efetuar sua matrícula;

  • C.

    recusar, pois Camila teria que refazer seus estudos uma vez que está acima da faixa etária dos demais alunos;

  • D.

    classificar Camila, de acordo com a legislação em vigor, no ano escolar adequado;

  • E.

    avisar os pais de Camila que o ideal seria retornar para a escola de origem.

A correção de atividades feitas pelos alunos é uma tarefa própria do ofício do professor. De acordo com a concepção de Curto, Morillo e Teixidó (2000), segundo a qual a correção de atividades escritas torna-se mais produtiva quando há:

  • A.

    atenção exclusiva à ortografia, definição clara de objetivos e proposição da melhora da caligrafia.

  • B.

    recomendação direta do que deve ser feito, proposta de reflexão e correção coletiva.

  • C.

    preparação anterior, correção no ato e ensino do ato de corrigir.

  • D.

    registro da solução da situação-problema, antecipação de possíveis falhas e oferecimento de recursos.

  • E.

    demonstração inequívoca dos erros, uso de lápis ou caneta azul ao corrigir e proposição de reescritura.

A aprendizagem constitui uma mudança de comportamento resultante da experiência. Isto significa que a aprendizagem é:

  • A.

    uma mudança de comportamento ou conduta com uma característica própria;

  • B.

    uma resposta modificada, estável e durável, interiorizada e condicionada no próprio cérebro do indivíduo;

  • C.

    uma construção coletiva em que o sujeito depende do grupo para poder assimilar o conhecimento;

  • D.

    uma conseqüência da imposição do professor e aquilo que espera dos alunos;

  • E.

    uma função cerebral que necessita de condicionamento imediato para haver resposta.

Hugo é uma criança em fase de alfabetização. O menino consegue ler textos que lhe são apresentados sem, contudo, compreender o que lê. A partir do caso descrito, considere as afirmações que se seguem.

I – Não é possível compreender se não há leitura de forma ativa, ou seja, antecipando interpretações, reconhecendo significados, dúvidas e incompreensões no processo de leitura.

II – Ler e escrever são tarefas interdependentes, o que supõe que uma criança que não compreender um texto também não compreenderá o que escreve.

III – Para favorecer a compreensão é preciso propor a leitura de textos cujo significado seja necessário desvendar com um objetivo claro e explícito.

IV – O ensino das estratégias de leitura compreensiva deve ser realizado em etapas posteriores à fase da alfabetização, que deve ficar circunscrita à decodificação dos códigos lingüísticos.

Sobre o processo de aquisição da leitura, são corretas, apenas, as afirmações:

  • A. I e II
  • B. I e III
  • C. II e III
  • D. II e IV
  • E. III e IV

Julgue os itens que se seguem, acerca da aprendizagem em organizações e do desenho instrucional.

A abordagem de desenho instrucional construtivista de Jonassen (1999) preconiza a aprendizagem a partir de um problema pouco estruturado e pouco definido. O desenho envolve a criação de objetivos educacionais específicos, espaço de manipulação de informações e a presença de um professor para transmitir os conteúdos ao estudante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma perspectiva cognitivista / construtivista da leitura, a compreensão do que se lê é produto da(o):

  • A.

    possibilidade de o leitor possuir os conhecimentos necessários que vão lhe permitir a atribuição de significado aos conteúdos do texto.

  • B.

    estrutura do texto em um nível sempre abaixo do grau de desenvolvimento do leitor, favorecendo a interpretação.

  • C.

    capacidade de concentração do sujeito e da interação com o ambiente em que a leitura é realizada.

  • D.

    estratégia de interpretação calcada nos erros de leitura, tendo em vista uma visão particularizada do teor de um texto.

  • E.

    conhecimento anterior ao conteúdo do texto que, uma vez somado aos dados obtidos na leitura, fornecem uma visão amplificada.

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