Questões de Pedagogia

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Os efeitos do economicismo na política educacional brasileira se expressaram de várias formas: pelo desmantelamento da escola pública e reforço da educação como "negócio" ou prestação de serviço; pelo dualismo de uma prática educativa que difere de qualidade e quantidade de educação para a classe dominante e outra para a classe trabalhadora; e pelo tecnicismo e fragmentação do processo de conhecimento e proletarização do magistério público. Pode-se dizer que a afirmação refere-se à aplicação

  • A.

    da Teoria do Capital Humano na educação.

  • B.

    dos princípios da Teoria da Qualidade Total na educação.

  • C.

    dos princípios da Teoria da Perda de Centralidade do Trabalho na educação.

  • D.

    dos princípios da Teoria da Sociedade do Conhecimento na educação.

Numa dimensão construtiva, a interpretação do erro configura- se como uma oportunidade didática para o professor porque:

1. revela os mecanismos de pensamento do aluno.

2. oferece indícios importantes para a identificação dos processos subjacentes à construção conceitual.

3. oferece novos elementos para o professor refletir sobre suas ações didáticas.

4. favorece novos direcionamentos para a prática pedagógica e o desenvolvimento profissional

Está(ão) correta(s):

  • A.

    apenas 1.

  • B.

    apenas 2 e 3.

  • C.

    apenas 2, 3 e 4.

  • D.

    apenas 1, 2 e 3

  • E.

    1, 2, 3 e 4.

Acerca da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

I A pesquisa participante trabalha na perspectiva da práxis, o que a conduz a uma concepção de conhecimento aproximado, apropriado para a análise da complexidade da sociedade, e demonstra a limitação da objetividade a que, muitas vezes, o método científico é reduzido.

II Uma das propostas da pesquisa participante é a ênfase nos conhecimentos advindos da sabedoria e tradição popular, denominada por alguns teóricos, ciência emergente e que tem como objetivo contribuir para que o grupo pesquisado possa superar o senso comum e imprimir a validade científica à pesquisa.

III A pesquisa participante tem como perspectiva a intervenção na realidade social, por isso privilegia a mudança imediata, ou seja, aquela que ocorre durante a pesquisa, em detrimento daquela que extrapola a temporalidade e busca transformações estruturais.

IV A pesquisa participante constitui-se como processo educativo. Isso ocorre por meio da interação dialética do processo de construção do conhecimento em que os conhecimentos já existentes no pólo pesquisado e no pesquisador são compartilhados.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

A formação continuada não tem como princípios:

  • A.

    O respeito aos saberes individuais e coletivos.

  • B.

    O acesso aos conhecimentos das diversas culturas.

  • C.

    A interação.

  • D.

    O atrelamento intelectual.

Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

A reforma do ensino médio apregoada apresenta uma visão curricular de superação do ensino descontextualizado, compartimentalizado e baseado no acúmulo de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Piaget, o desenvolvimento cognitivo do indivíduo ocorre:

  • A. Através do aparecimento de uma nova possibilidade orgânica nesse indivíduo
  • B. A partir do equilíbrio superior desse indivíduo.
  • C. Através de ações destinadas a atribuir significações.
  • D. Através de constantes desequilíbrios e equilibrações.
  • E. Através da aceleração do processo de aprendizagem.

Segundo De La Torre et al (1994) numa visão construtivista, não basta constatar o erro: é preciso interpretá-lo. Assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    Diagnosticar e corrigir os erros é suficiente para a melhoria do ensino.

  • B.

    O erro contém um potencial educativo que precisa ser explorado não só pelos professores como pelos próprios alunos.

  • C.

    Se o professor compreender por que o aluno erra, poderá planejar um ensino eficaz.

  • D.

    Se adotar outros tipos de intervenção, a partir da compreensão dos erros poderá melhorar todo o grupo- classe.

  • E.

    O ato de compreender e dar sentido a seus próprios erros é uma atividade altamente estimuladora e provocativa para os alunos.

Assinale a opção correta quanto a comunicação e interação grupal.

  • A.

    A comunicação organizacional tem como funções o controle, a motivação, a expressão emocional e as informações, que não podem ter barreiras, como, por exemplo, ruídos, filtragens ou bloqueios.

  • B.

    No modelo interpretativo, a comunicação organizacional é vista como instrumento de dominação e cooptação dos trabalhadores e a organização, como instrumento de opressão.

  • C.

    Segundo o modelo crítico de comunicação organizacional, a realidade da organização é socialmente construída por meio da comunicação, que reflete a interação entre os indivíduos e se constitui como uma rede de significados.

  • D.

    De acordo com o modelo de comunicação organizacional tradicional, o comportamento pode ser medido, padronizado e classificado e a comunicação mantém uma relação direta com a eficiência organizacional.

Escolarização e crescimento econômico

                        Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera. Ao contrário, o crescimento econômico só é justificável pelo desenvolvimento social, educacional inclusive, que ele propicia. Entretanto, não podemos ignorar a relação direta existente entre a melhoria do sistema escolar e o desenvolvimento econômico. 
                       Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto econômico dos investimentos em educação escolar. Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas automaticamente embutidas nas análises matemáticas, especialmente quando envolvem a relação entre a distribuição de renda e a escolaridade, um ponto é comum a todos eles: investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico. A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população. Em termos aproximados, essa variação está entre cerca de 10%, no caso do ensino superior nos países ricos, e cerca de 30%, no caso do ensino básico nos países pobres. 
                        Esse retorno econômico é um reflexo em escala nacional do aumento da renda individual com o aumento da escolaridade do trabalhador. Cada ano a mais de escolaridade garante um aumento individual de renda que varia entre cerca de 5% a 10%, no caso de países com fortes mecanismos de controle de renda e sistemas escolares muito organizados, há cerca de 100%, no caso do ensino fundamental em países pobres de populações subescolarizadas. 

(Otaviano Helene)

"A taxa de crescimento econômico varia de país para país, de época para época, e depende do nível de escolaridade da população." A afirmativa destacada é a base para a seguinte conclusão:

  • A.

    "Não podemos justificar o desenvolvimento escolar apenas pelas possibilidades de crescimento econômico que ele gera."

  • B.

    "Investimentos em educação escolar provocam crescimento econômico."

  • C.

    "Diversos especialistas têm se dedicado a estudar o impacto em educação escolar."

  • D.

    "Embora suas conclusões quantitativas sejam dependentes de opções ideológicas..."

  • E.

    N.R.A.

Não é considerada uma incumbência dos estabelecimentos de ensino:

  • A.

    Autorizar, credenciar e supervisionar os sistemas de ensino.

  • B.

    Elaborar com auxilio da comunidade sua proposta pedagógica.

  • C.

    Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas aula estabelecidas.

  • D.

    Velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente.

  • E.

    Prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento.

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