Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Currículo é o nome dado ao conjunto de conteúdos programáticos das diferentes disciplinas.

  • C. Certo
  • E. Errado

"A filosofia contribui com a educação na medida em que indaga a respeito do homem que se quer formar, quais os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes, e, quais, os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos utilizados." (Maria Lúcia Aranha) Pode-se afirmar que três aspectos foram destacados no texto acima:

  • A. Antropológico, Axiológico, Epistemológico
  • B. Antropológico, Filosófico, Sociológico
  • C. Epistemológico, Psicológico, Axiológico
  • D. Filosófico, Psicológico, Sociológico
  • E. Sociológico, Axiológico, Filosófico

... "A discussão sobre o 'erro' provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional. Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.

( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.

( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.

( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.

( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los

( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.

A seqüência correta é:

  • A.

    TTCCC

  • B.

    TTCTC

  • C.

    TTTCC

  • D.

    TCTTT

  • E.

    TCCCT

Entre as competências, habilidades e atitudes dos profissionais da educação incluem-se

I participação ativa em grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de liderança e compreendendo os processos evolutivos nas inovações organizacionais, pedagógicas e curriculares.

II aprendizado da tomada de decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, elaborando planos e projetos de ação, sem deixar de pesquisar constantemente.

III desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o meio ambiente natural e social e suas interferências na vida do ser humano.

IV aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como solidariedade humana e tolerância recíproca para melhor integração no meio social.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Segundo a teoria que considera a comunicação nas organizações como

  • A.

    transferência de informação, cabe ao emissor definir o significado das mensagens e a comunicação é um processo assimétrico e linear.

  • B.

    processo transacional, a comunicação deve ser equilibrada e o indivíduo tem a oportunidade de falar e de ser ouvido.

  • C.

    espaço de diálogo, a comunicação é a mediadora das tensões e estabelece o equilíbrio entre o que pode e o que deve ser feito.

  • D.

    estratégia de controle, o feedback deve ser enfatizado e o receptor constrói/desconstrói o significado da mensagem recebida.

Sobre o ensino médio no Brasil é correto afirmar:

  • A.

    É a primeira etapa da educação básica e de caráter profissionalizante.

  • B.

    A fonte principal de seu financiamento e suprimento é o FUNDEF

  • C.

    Sua conclusão é requisito para a matrícula em qualquer curso profissional.

  • D.

    Orienta-se pela LDB e Diretrizes Curriculares Nacionais de 1998 do CNE.

  • E.

    É direito líquido e subjetivo de todo cidadão brasileiro desde 1988.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Devido a sua natureza, a escola deve ser administrada monoliticamente, o que implica admitir a sua intrínseca diversidade cultural.

  • C. Certo
  • E. Errado

O papel da escola na tendência liberal Tecnista é:

  • A. Modeladora do comportamento humano.
  • B. Organizadora do processo de aquisição de habilidades.
  • C. Organizadora do processo de conhecimentos específicos.
  • D. Organizadora dos conhecimentos úteis e necessários na integração dos indivíduos na máquina do sistema.
  • E. Todas as opções anteriores estão corretas.

Perenoud (2000) aponta competências "...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas." Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:

1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem

2. Administrar a progressão das aprendizagens.

3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.

4. Utilizar novas tecnologias

5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.

6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.

7. Trabalhar em equipe.

8. Participar da administração da escola

9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.

10. Administrar sua própria formação continuada.

Está(ão) correta(s):

  • A.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10.

  • B.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.

  • C.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9, 10.

  • D.

    apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10.

  • E.

    1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.

Acerca da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.

I A pesquisa participante trabalha na perspectiva da práxis, o que a conduz a uma concepção de conhecimento aproximado, apropriado para a análise da complexidade da sociedade, e demonstra a limitação da objetividade a que, muitas vezes, o método científico é reduzido.

II Uma das propostas da pesquisa participante é a ênfase nos conhecimentos advindos da sabedoria e tradição popular, denominada por alguns teóricos, ciência emergente e que tem como objetivo contribuir para que o grupo pesquisado possa superar o senso comum e imprimir a validade científica à pesquisa.

 III A pesquisa participante tem como perspectiva a intervenção na realidade social, porisso privilegia a mudança imediata, ou seja, aquela que ocorre durante a pesquisa, em detrimento daquela que extrapola a temporalidade e busca transformações estruturais.

IV A pesquisa participante constitui-se como processo educativo. Isso ocorre por meio da interação dialética do processo de construção do conhecimento em que os conhecimentos já existentes no pólo pesquisado e no pesquisador são compartilhados.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...