Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Currículo é o nome dado ao conjunto de conteúdos programáticos das diferentes disciplinas.
"A filosofia contribui com a educação na medida em que indaga a respeito do homem que se quer formar, quais os valores emergentes que se contrapõem a outros, já decadentes, e, quais, os pressupostos do conhecimento subjacentes aos métodos e procedimentos utilizados." (Maria Lúcia Aranha) Pode-se afirmar que três aspectos foram destacados no texto acima:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
... "A discussão sobre o 'erro' provocou muita polêmica em torno do papel do professor no processo de avaliação do aluno e do papel atual da escola. Pinto (2000). A visão construtivista sobre o erro se distancia da forma como o erro é visto no ensino tradicional. Analise as afirmativas abaixo, indicando (T) para o que se refere ao erro no contexto do ensino Tradicional e (C) numa visão construtivista do ensino.
( ) A escola aponta as formas erradas e conduz à memorização das respostas certas.
( ) A responsabilidade do professor é tão somente de verificar as respostas certas e erradas, atribuir a nota e, em seguida, entregar os resultados à secretaria da escola.
( ) O professor analisa os erros dos alunos, identificando a lógica que conduziu às respostas apresentadas.
( ) O professor interessa-se pelos erros, esforça-se para compreendê-los, e oferece ao aluno os meios para tomar consciências deles, identificar sua origem e transpô-los
( ) A análise do erro é uma fonte de informações/subsídios para as decisões do professor em relação a sua prática pedagógica.
A seqüência correta é:
TTCCC
TTCTC
TTTCC
TCTTT
TCCCT
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Entre as competências, habilidades e atitudes dos profissionais da educação incluem-se
I participação ativa em grupos de trabalho, desenvolvendo a capacidade de liderança e compreendendo os processos evolutivos nas inovações organizacionais, pedagógicas e curriculares.
II aprendizado da tomada de decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, elaborando planos e projetos de ação, sem deixar de pesquisar constantemente.
III desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo, compreendendo o meio ambiente natural e social e suas interferências na vida do ser humano.
IV aquisição de conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores como solidariedade humana e tolerância recíproca para melhor integração no meio social.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Segundo a teoria que considera a comunicação nas organizações como
transferência de informação, cabe ao emissor definir o significado das mensagens e a comunicação é um processo assimétrico e linear.
processo transacional, a comunicação deve ser equilibrada e o indivíduo tem a oportunidade de falar e de ser ouvido.
espaço de diálogo, a comunicação é a mediadora das tensões e estabelece o equilíbrio entre o que pode e o que deve ser feito.
estratégia de controle, o feedback deve ser enfatizado e o receptor constrói/desconstrói o significado da mensagem recebida.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Sobre o ensino médio no Brasil é correto afirmar:
É a primeira etapa da educação básica e de caráter profissionalizante.
A fonte principal de seu financiamento e suprimento é o FUNDEF
Sua conclusão é requisito para a matrícula em qualquer curso profissional.
Orienta-se pela LDB e Diretrizes Curriculares Nacionais de 1998 do CNE.
É direito líquido e subjetivo de todo cidadão brasileiro desde 1988.
Pedagogia - A Supervisão: Concepção e Prática - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Devido a sua natureza, a escola deve ser administrada monoliticamente, o que implica admitir a sua intrínseca diversidade cultural.
O papel da escola na tendência liberal Tecnista é:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Perenoud (2000) aponta competências "...prioritárias por serem coerentes com o novo papel dos professores, com a evolução da formação contínua, com as reformas da formação inicial, com a ambição das políticas educativas." Em relação aos domínios de competências prioritárias propostas por Perrenoud, analise as afirmativas abaixo:
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem
2. Administrar a progressão das aprendizagens.
3. Administrar a heterogeneidade, ampliar a gestão da classe, trabalhar com alunos portadores de grandes dificuldades, desenvolver a cooperação entre alunos.
4. Utilizar novas tecnologias
5. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho.
6. Desenvolver mecanismos para classificar e selecionar os alunos.
7. Trabalhar em equipe.
8. Participar da administração da escola
9. Enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão.
10. Administrar sua própria formação continuada.
Está(ão) correta(s):
apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 10.
apenas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 9, 10.
apenas 1, 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10.
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da pesquisa participante, julgue os itens a seguir.
I A pesquisa participante trabalha na perspectiva da práxis, o que a conduz a uma concepção de conhecimento aproximado, apropriado para a análise da complexidade da sociedade, e demonstra a limitação da objetividade a que, muitas vezes, o método científico é reduzido.
II Uma das propostas da pesquisa participante é a ênfase nos conhecimentos advindos da sabedoria e tradição popular, denominada por alguns teóricos, ciência emergente e que tem como objetivo contribuir para que o grupo pesquisado possa superar o senso comum e imprimir a validade científica à pesquisa.
III A pesquisa participante tem como perspectiva a intervenção na realidade social, porisso privilegia a mudança imediata, ou seja, aquela que ocorre durante a pesquisa, em detrimento daquela que extrapola a temporalidade e busca transformações estruturais.
IV A pesquisa participante constitui-se como processo educativo. Isso ocorre por meio da interação dialética do processo de construção do conhecimento em que os conhecimentos já existentes no pólo pesquisado e no pesquisador são compartilhados.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e IV.
II e III.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...