Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Em uma perspectiva crítica, o planejamento e a administração do trabalho na escola pública deve rejeitar soluções ditadas pelas percepções e interpretações de seus participantes do que seja a natureza dos fenômenos educacionais vivenciados.
Em uma turma de 6a série do ensino fundamental, a professora Maria Alice não sabia o que fazer, em relação a determinadas perguntas sobre sexo, pois nunca havia abordado este assunto em sala de aula, mas os alunos insistentemente demonstravam curiosidade sobre esse assunto. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a professora deveria
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações. De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:
As competências são elas mesmas saberes.
As competências mobilizam, integram e orquestram saberes.
A mobilização de saberes só é pertinente em situação, sendo cada situação singular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontradas
O exercício da competência passa por operações mentais complexas, subtendidas por esquemas de pensamento.
Os esquemas de pensamento permitem determinar (mais ou menos consciente e rapidamente) e realizar (de modo mais ou menos eficaz) uma ação relativamente adaptada à situação que se apresenta.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da pesquisa participante, assinale a opção incorreta.
A pesquisa participante é concebida e realizada para se resolucionar um problema coletivo.
Na pesquisa participante, as relações comunicativas com pessoas ou grupos envolvidos na situação investigada são fundamentais para que o pesquisador seja mais facilmente aceito.
Com a pesquisa participante, tenta-se resolver a tensão contínua entre o processo de geração de conhecimento e o seu uso por intelectuais e trabalhadores.
O projeto de uma pesquisa participante é construído pelo pesquisador que define suas bases teóricas e as comunica aos participantes antes de iniciar os procedimentos metodológicos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Analisando o texto, é correto concluir que ele:
1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.
2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.
3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.
4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.
Estão corretas somente as afirmativas:
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 4.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
São elementos de apoio, entre outros:
Os recursos físicos.
As atitudes.
As deliberações administrativas.
Todas as anteriores.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
A gestão da escola reflete o grau de autonomia de seus participantes.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)
Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.
( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.
( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.
( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.
( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.
( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz
( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.
( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid
V, V, V, V, V, V, F, V.
V, V, F, V, V, F, V, F.
V, V, V, V, V, V, V, V
V, V, V, F, V, F, V, V.
V, F, V, V, V, V, F, V
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a educação nas organizações e a aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.
A educação corporativa é um componente importante da gestão do conhecimento que atua com o fim de que todos os envolvidos no processo adquiram qualificação que assegure os objetivos empresariais.
Uma proposta de modelo de educação corporativa não pode ter como objetivo dar suporte às estratégias empresariais de uma organização.
Não há relação entre o modelo de gestão da organização e a educação corporativa, uma vez que esta leva em conta somente os conhecimentos individuais e as habilidades demandadas por unidades da organização.
A educação corporativa não abrange os clientes da organização, já que suas fronteiras são limitadas à estrutura organizacional e seus empregados.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Analise as afirmativas abaixo:
I - A verdadeira aprendizagem é a construção ativa de conhecimentos realizada pelo sujeito que aprende.
II - Os professores têm a responsabilidade de conhecer e de considerar os limites e os pontos fortes dos alunos, provocá-los, situá-los onde se encontram e convidá-los a dar um passo à frente, avançar.
III - Os professores devem reduzir sua força e estimular os alunos a debater seus pontos de vista a fim de promover o desenvolvimento da autonomia intelectual.
O correto está em:
I e III, somente.
I, II e III.
I, somente.
II, somente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...