Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Em uma perspectiva crítica, o planejamento e a administração do trabalho na escola pública deve rejeitar soluções ditadas pelas percepções e interpretações de seus participantes do que seja a natureza dos fenômenos educacionais vivenciados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma turma de 6a série do ensino fundamental, a professora Maria Alice não sabia o que fazer, em relação a determinadas perguntas sobre sexo, pois nunca havia abordado este assunto em sala de aula, mas os alunos insistentemente demonstravam curiosidade sobre esse assunto. Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a professora deveria

  • A. incluir, em seu planejamento, a orientação sexual como tema transversal para, assim, trabalhar com conhecimentos significativos para a vida de seus alunos.
  • B. procurar um especialista em orientação sexual que pudesse responder as dúvidas existentes, aos seus alunos.
  • C. indicar um livro didático específico que tratasse deste conteúdo e acompanhar os estudos realizados pelos alunos.
  • D. adotar um método ativo, levando seus alunos a trabalhar em grupo e realizar entrevistas com especialistas em orientação sexual.
  • E. convidar Agentes da Saúde Pública para discutir o assunto, destacando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo Perrenoud (2000) competência é a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar situações. De acordo com esse contexto teórico, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    As competências são elas mesmas saberes.

  • B.

    As competências mobilizam, integram e orquestram saberes.

  • C.

    A mobilização de saberes só é pertinente em situação, sendo cada situação singular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontradas

  • D.

    O exercício da competência passa por operações mentais complexas, subtendidas por esquemas de pensamento.

  • E.

    Os esquemas de pensamento permitem determinar (mais ou menos consciente e rapidamente) e realizar (de modo mais ou menos eficaz) uma ação relativamente adaptada à situação que se apresenta.

Acerca da pesquisa participante, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A pesquisa participante é concebida e realizada para se resolucionar um problema coletivo.

  • B.

    Na pesquisa participante, as relações comunicativas com pessoas ou grupos envolvidos na situação investigada são fundamentais para que o pesquisador seja mais facilmente aceito.

  • C.

    Com a pesquisa participante, tenta-se resolver a tensão contínua entre o processo de geração de conhecimento e o seu uso por intelectuais e trabalhadores.

  • D.

    O projeto de uma pesquisa participante é construído pelo pesquisador que define suas bases teóricas e as comunica aos participantes antes de iniciar os procedimentos metodológicos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analisando o texto, é correto concluir que ele:

1- revela a preocupação da autora em não se deixar enquadrar em teorias conservadoras de avaliação, propondo um redirecionamento do julgamento e da classificação, presentes nas concepções tradicionais.

2- se volta para uma visão diagnóstica na qual a avaliação passa a ser um processo de verificação e pesquisa das mudanças de estratégias e instrumentos que interferem na condução do processo educativo.

3- defende que a avaliação deve ser um instrumento do processo de decisão dos agentes escolares e deve procurar estabelecer uma comparação entre o que foi retido/memorizado diante do que foi transmitido, para então classificar.

4- evidencia uma postura classificatória da autora e considera a avaliação como julgamento de valor com base em padrões pré-definidos no projeto educativo.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    1 e 2.

  • B.

    2 e 3.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    1 e 4.

São elementos de apoio, entre outros:

  • A.

    Os recursos físicos.

  • B.

    As atitudes.

  • C.

    As deliberações administrativas.

  • D.

    Todas as anteriores.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

A gestão da escola reflete o grau de autonomia de seus participantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele...Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente." (Delors, 2000)

Assim, segundo Delors, o currículo e a prática pedagógica devem ser organizados em torno de aprendizagens fundamentais ou pilares do conhecimento. Analise as afirmativas abaixo e indique V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) Aprender a viver juntos envolve a descoberta progressiva do outro e a superação de preconceitos para que se construa a cooperação.

( ) Aprender a conhecer relaciona-se ao domínio dos próprios instrumentos do conhecimento com um meio e finalidade da vida humana.

( ) Na condução do processo ensino-aprendizagem, a participação de professores e alunos em projetos comuns pode se constituir em referência para vida futura dos alunos e, ao mesmo tempo, aprimorar a relação professor/aluno.

( ) Aprender a fazer exige apenas o compromisso de preparar alguém para uma tarefa material bem determinada e valorizada no mundo do trabalho.

( ) No âmbito do aprender a fazer está incluído o desenvolvimento da capacidade de estabelecer relações estáveis e eficazes entre as pessoas.

( ) Realizar projetos comuns (professores e alunos) é suficiente para que o aluno aprenda a conviver e, por isso, não é obrigatória a articulação com valores relacionados ao pluralismo, à compreensão mútua e à paz

( ) Aprender a ser requer o desenvolvimento pleno da pessoa: inteligência, sensibilidade, memória, raciocínio, capacidades físicas, sentido estético, responsabilidade pessoal, aptidão para a comunicação e espiritualidade.

( ) Aprender a aprender é condição para que o aluno possa beneficiar-se das oportunidades educacionais que se apresentarem ao longo de toda a vid

  • A.

    V, V, V, V, V, V, F, V.

  • B.

    V, V, F, V, V, F, V, F.

  • C.

    V, V, V, V, V, V, V, V

  • D.

    V, V, V, F, V, F, V, V.

  • E.

    V, F, V, V, V, V, F, V

Considerando a educação nas organizações e a aprendizagem organizacional, assinale a opção correta.

  • A.

    A educação corporativa é um componente importante da gestão do conhecimento que atua com o fim de que todos os envolvidos no processo adquiram qualificação que assegure os objetivos empresariais.

  • B.

    Uma proposta de modelo de educação corporativa não pode ter como objetivo dar suporte às estratégias empresariais de uma organização.

  • C.

    Não há relação entre o modelo de gestão da organização e a educação corporativa, uma vez que esta leva em conta somente os conhecimentos individuais e as habilidades demandadas por unidades da organização.

  • D.

    A educação corporativa não abrange os clientes da organização, já que suas fronteiras são limitadas à estrutura organizacional e seus empregados.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo:

I - A verdadeira aprendizagem é a construção ativa de conhecimentos realizada pelo sujeito que aprende.

II - Os professores têm a responsabilidade de conhecer e de considerar os limites e os pontos fortes dos alunos, provocá-los, situá-los onde se encontram e convidá-los a dar um passo à frente, avançar.

III - Os professores devem reduzir sua força e estimular os alunos a debater seus pontos de vista a fim de promover o desenvolvimento da autonomia intelectual.

O correto está em:

  • A.

    I e III, somente.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, somente.

  • D.

    II, somente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...