Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

Estudos educacionais demonstram haver um descompasso entre a realidade social e o sistema de ensino brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de comunicação sofre interferências ou barreiras, que limitam o desenvolvimento da ação pedagógica. Neste contexto, barulhos, mesas desarrumadas, arquivos desorganizados e interrupção de equipamentos são exemplos de barreiras conhecidas como

  • A.

    físicas.

  • B.

    pessoais.

  • C.

    semânticas.

  • D.

    institucionais.

  • E.

    estruturais.

Autonomia refere-se à capacidade de se ter posicionamentos, discernimento, de elaborar projetos pessoais e participar cooperativamente de projetos coletivos, de organizar-se em função das metas eleitas, governar-se, participar da gestão de ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios. No contexto atual, em São Bernardo do Campo, definiu-se autonomia considerando dimensões diferentes. Qual das alternativas abaixo não é uma delas?

  • A.

    Autonomia Administrativa.

  • B.

    Autonomia Conjunta.

  • C.

    Autonomia Pedagógica.

  • D.

    Autonomia do Aluno.

A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de

  • A.

    Vygotsky.

  • B.

    Skinner.

  • C.

    Freud.

  • D.

    Piaget.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

O risco apontado refere-se a estimular, orgânica e equivocadamente, o exercício da autonomia de cada instituição escolar, mesmo em uma política sistêmica de gerenciamento educacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

No processo ensino-aprendizagem, são freqüentes as críticas feitas à memorização excessiva de dados que os professores cobram de seus alunos, o que revela uma concepção bancária de educação. Para que a prática pedagógica objetive uma aprendizagem crítico-reflexiva, é fundamental que o educador leve em consideração a diferença entre

  • A.

    técnica / saber científico

  • B.

    informação / construção de conceitos.

  • C.

    conteúdo / abordagem metodológica.

  • D.

    conhecimento / competência cognitiva

  • E.

    teoria/prática.

Tendo em vista os itens abaixo, assinale a alternativa correta:

I- Em São Bernardo do Campo, parte da clientela que outrora freqüentava a educação especial vem sendo absorvida pelo ensino regular.

II- Em São Bernardo do Campo, a escola especial vem absorvendo alunos com quadros mais graves de deficiência.

  • A.

    Ambos estão incorretos.

  • B.

    Ambos estão corretos.

  • C.

    Apenas o primeiro está correto.

  • D.

    Apenas o segundo está correto.

O homem é um ser racional. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que todo homem já nasce com a capacidade racional e que, independentemente de suas relações, ele torna-se, em algum momento, racional. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A.

    De acordo com as teorias psicológicas sobre a mente humana, a capacidade do homem de produzir pensamentos é o que o diferencia dos outros animais e, dessa forma, o meio não interfere no desenvolvimento dessa capacidade.

  • B.

    Essa afirmação acerca da racionalidade do homem tem suas raízes no pensamento iluminista, o qual é negado pelos pensadores adeptos do construtivismo, que acreditam que o homem é um ser com prédisponibilidades racionais, pois fazer uso da razão não é uma capacidade transmitida pelo DNA.

  • C.

    A idéia de desenvolvimento cronológico é uma forma de afirmar esse pensamento, que, por sua vez, coloca a realidade como uma forte interferência no desenvolvimento das potencialidades da mente humana.

  • D.

    De acordo com os empiristas, sendo inata, a racionalidade não necessita que estímulos externos a provoquem. Nesse sentido, as experiências individuais pouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades racionais.

É um espaço de troca de experiências, onde os educadores da rede de ensino municipal apresentam os trabalhos que são desenvolvidos em suas aulas com o objetivo de proporcionar o conhecimento de novas estratégias de ensino-aprendizagem:

  • A.

    ENETI.

  • B.

    Clip Rebi.

  • C.

    Compartrilhar.

  • D.

    EXPOLUDI.

Caracterizar aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolveram durante a vida de um indivíduo, relacionando-as com as capacidades individuais de aprender, é uma idéia marcante do pensamento teórico de

  • A.

    Piaget.

  • B.

    Freud.

  • C.

    Skinner.

  • D.

    Vygotsky.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...