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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Estudos educacionais demonstram haver um descompasso entre a realidade social e o sistema de ensino brasileiro.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
O processo de comunicação sofre interferências ou barreiras, que limitam o desenvolvimento da ação pedagógica. Neste contexto, barulhos, mesas desarrumadas, arquivos desorganizados e interrupção de equipamentos são exemplos de barreiras conhecidas como
físicas.
pessoais.
semânticas.
institucionais.
estruturais.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Autonomia refere-se à capacidade de se ter posicionamentos, discernimento, de elaborar projetos pessoais e participar cooperativamente de projetos coletivos, de organizar-se em função das metas eleitas, governar-se, participar da gestão de ações coletivas, estabelecer critérios e eleger princípios. No contexto atual, em São Bernardo do Campo, definiu-se autonomia considerando dimensões diferentes. Qual das alternativas abaixo não é uma delas?
Autonomia Administrativa.
Autonomia Conjunta.
Autonomia Pedagógica.
Autonomia do Aluno.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A criança nasce sem nenhum moralismo, não é boa nem má. O contexto em que ela estabelece suas relações vai definindo sua competência de julgar. A construção da consciência moral é uma das principais preocupações de
Vygotsky.
Skinner.
Freud.
Piaget.
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
O risco apontado refere-se a estimular, orgânica e equivocadamente, o exercício da autonomia de cada instituição escolar, mesmo em uma política sistêmica de gerenciamento educacional.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
No processo ensino-aprendizagem, são freqüentes as críticas feitas à memorização excessiva de dados que os professores cobram de seus alunos, o que revela uma concepção bancária de educação. Para que a prática pedagógica objetive uma aprendizagem crítico-reflexiva, é fundamental que o educador leve em consideração a diferença entre
técnica / saber científico
informação / construção de conceitos.
conteúdo / abordagem metodológica.
conhecimento / competência cognitiva
teoria/prática.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Tendo em vista os itens abaixo, assinale a alternativa correta:
I- Em São Bernardo do Campo, parte da clientela que outrora freqüentava a educação especial vem sendo absorvida pelo ensino regular.
II- Em São Bernardo do Campo, a escola especial vem absorvendo alunos com quadros mais graves de deficiência.
Ambos estão incorretos.
Ambos estão corretos.
Apenas o primeiro está correto.
Apenas o segundo está correto.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O homem é um ser racional. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar que todo homem já nasce com a capacidade racional e que, independentemente de suas relações, ele torna-se, em algum momento, racional. A esse respeito, assinale a opção correta.
De acordo com as teorias psicológicas sobre a mente humana, a capacidade do homem de produzir pensamentos é o que o diferencia dos outros animais e, dessa forma, o meio não interfere no desenvolvimento dessa capacidade.
Essa afirmação acerca da racionalidade do homem tem suas raízes no pensamento iluminista, o qual é negado pelos pensadores adeptos do construtivismo, que acreditam que o homem é um ser com prédisponibilidades racionais, pois fazer uso da razão não é uma capacidade transmitida pelo DNA.
A idéia de desenvolvimento cronológico é uma forma de afirmar esse pensamento, que, por sua vez, coloca a realidade como uma forte interferência no desenvolvimento das potencialidades da mente humana.
De acordo com os empiristas, sendo inata, a racionalidade não necessita que estímulos externos a provoquem. Nesse sentido, as experiências individuais pouco contribuem para o desenvolvimento das habilidades racionais.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
É um espaço de troca de experiências, onde os educadores da rede de ensino municipal apresentam os trabalhos que são desenvolvidos em suas aulas com o objetivo de proporcionar o conhecimento de novas estratégias de ensino-aprendizagem:
ENETI.
Clip Rebi.
Compartrilhar.
EXPOLUDI.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Caracterizar aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como essas características se formaram ao longo da história humana e de como se desenvolveram durante a vida de um indivíduo, relacionando-as com as capacidades individuais de aprender, é uma idéia marcante do pensamento teórico de
Piaget.
Freud.
Skinner.
Vygotsky.
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