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Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No ato de planejar o ensino, inclusive do componente curricular Educação Física, três tipos de planos são clássicos: de curso, de unidade e de aula. Marque a alternativa abaixo que indica corretamente os elementos didáticos que devem estar presentes em qualquer tipo de plano
Recursos, conteúdos, objetivos, metodologia e avaliação
Cronograma, bibliografia, dados de identificação e objetivo.
Conteúdo, estratégia, justificativa, material e introdução.
Objetivo geral, objetivo específico, estratégia, recurso e avaliação.
Dados de identificação, objetivo específico, assuntos estratégias e cronograma.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
É um dos objetivos da educação no município de São Bernardo do Campo:
Elevação global da escolaridade da população.
Elevação em particularidades da escolaridade da população.
Elevação específica a alguns segmentos da escolaridade da população.
Elevação restrita a segmentos excluídos da escolaridade da população.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"Já tive, inclusive, o desprazer de ouvir a seguinte frase: 'quem sabe faz, quem não sabe ensina!'" (Paulo Rosas). A frase parece indicar que a atividade pedagógica pode ser exercida por qualquer um, mesmo aqueles que "nada sabem", ou que ensinar é uma questão apenas "teórica" dissociada da "prática". No entanto,
embora a frase seja chocante, ela revela uma realidade: a da ignorância de nossos professores em matéria pedagógica.
a prática pedagógica exige saberes específicos que não podem se limitar ao simples conteúdo: saberes didáticos, psicocognitivos, organizacionais, históricos, éticos.
a prática pedagógica é, na verdade, uma arte, e não pode ser circunscrita a uma "ciência da educação", que é disciplina objetiva.
o que está em jogo aqui é o problema das "competências" pedagógicas, sendo que a mais importante, diante do quadro social brasileiro, é o de controlador de disciplina que também pode ser exercido, como nos Estados Unidos, pelo "policial-pedagogo".
toda prática implica uma teoria, mas a Pedagogia é a única teoria que não corresponde precisamente a uma prática, mas a um conjunto de intenções.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para a educação de pessoas com necessidades especiais, a qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que:
Desconsiderem o grau de deficiência e as potencialidades de cada criança.
Considerem a idade cronológica da criança.
Não considerem as condições socioeconômicas da região.
Desconsiderem as condições culturais da região.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"O erro é um momento da aprendizagem que deve estimular a reflexão" (Bernard Charlot). A frase, que parece estranha a uma certa concepção pedagógica e, sobretudo, a uma certa concepção de aprendizagem, significa que:
o professor deve aproveitar os erros que comete, na sala de aula, para refletir sobre sua "práxis", que é "ação e reflexão sobre a ação".
o "erro" significa, muitas vezes, a oportunidade para que o professor auxilie o aluno a refletir sobre a norma (lingüística ou outra), provocando um "conflito cognitivo" que o ajudará a reformular suas "hipóteses".
as pedagogias que apostam no erro, no fundo, promovem a ideologia da classe dominante, uma vez que, na escola dos favorecidos, o erro é sistematicamente corrigido e não um "estímulo à reflexão".
toda aprendizagem implica erros que devem ser corrigidos através de novas teorias pedagógicas.
toda reflexão bem conduzida também comete erros, sobretudo no campo pedagógico que é essencialmente experimental.
Interdisciplinaridade é corretamente definida como
qualquer ramo de conhecimento considerado como objeto de ensino em escolas, tendo em vista a aprendizagem do aluno. Organiza-se por meio de conteúdos e metodologias específicas de cada área de conhecimento.
resultado de uma premissa comum a um conjunto de disciplinas que acaba provocando o surgimento de uma nova macrodisciplina dependente de todas as outras, mas que não se reduz a nenhuma delas.
interação e integração de conceitos, idéias e conteúdos das ciências, das terminologias, da metodologia de ensino e dos dados de organização dos conhecimentos.
justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento. É também simbolizada por áreas que agrupam várias disciplinas afins que se complementam sem, no entanto, perder suas especificidades.
As medidas de adaptações curriculares devem considerar alguns aspectos. Quanto a esses aspectos, analise os itens abaixo:
I- Ser precedida de uma criteriosa avaliação do aluno, sem levar em consideração sua competência acadêmica.
II- Promover o registro documental das medidas adaptativas adotadas para integrar o acervo documental do aluno.
Apenas I está correto.
Apenas II está correto.
Ambos estão corretos.
Ambos estão incorretos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Qual das alternativas abaixo não corresponde a um dos três elementos básicos como eixos da tarefa do professor?
Planejamento detalhado e rigoroso do ensino.
Observação e reflexão constante de e sobre o que acontece na aula.
Atuação diversificada e elástica em função tanto dos objetivos e do planejamento desenhado como da observação e da análise que vão sendo realizadas.
Despojamento do saber acumulado pelo professor e aluno.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
É comum ouvir-se, hoje, a afirmação de que "para que haja aprendizagem não basta que haja ensino". Isto significa que:
há professores que ensinam pessimamente, mas os alunos aprendem assim mesmo.
que o processo pedagógico pode prescindir do professor, que aos poucos está sendo substituído pelas novas tecnologias educacionais
que ensino e aprendizagem não têm uma relação entre si, tudo dependendo do "ambiente pedagógico" e das "engenharias didáticas".
a aprendizagem é um processo complexo que implica amplamente o investimento do próprio aluno e a adequação dos conteúdos ao desenvolvimento cognitivo do educando.
a afirmação não tem sentido, pois sempre que se ensina "algo" é porque este "algo" foi aprendido por alguém.
Considerando a relação existente entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a opção correta.
Sob qualquer hipótese, o método não pode ser convertido em conteúdo ou o objetivo, em uma ação pedagógica.
O conteúdo determina o método, pelo fato de ser a base informativa correta para atingir os objetivos.
Os objetivos expressam apenas a antecipação dos propósitos do educador e a conotação pedagógica dos conteúdos.
Uma vez definidos objetivos e conteúdos, os métodos se apresentam apenas como complemento para a execução da ação pedagógica.
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