Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ato de planejar o ensino, inclusive do componente curricular Educação Física, três tipos de planos são clássicos: de curso, de unidade e de aula. Marque a alternativa abaixo que indica corretamente os elementos didáticos que devem estar presentes em qualquer tipo de plano

  • A.

    Recursos, conteúdos, objetivos, metodologia e avaliação

  • B.

    Cronograma, bibliografia, dados de identificação e objetivo.

  • C.

    Conteúdo, estratégia, justificativa, material e introdução.

  • D.

    Objetivo geral, objetivo específico, estratégia, recurso e avaliação.

  • E.

    Dados de identificação, objetivo específico, assuntos estratégias e cronograma.

É um dos objetivos da educação no município de São Bernardo do Campo:

  • A.

    Elevação global da escolaridade da população.

  • B.

    Elevação em particularidades da escolaridade da população.

  • C.

    Elevação específica a alguns segmentos da escolaridade da população.

  • D.

    Elevação restrita a segmentos excluídos da escolaridade da população.

"Já tive, inclusive, o desprazer de ouvir a seguinte frase: 'quem sabe faz, quem não sabe ensina!'" (Paulo Rosas). A frase parece indicar que a atividade pedagógica pode ser exercida por qualquer um, mesmo aqueles que "nada sabem", ou que ensinar é uma questão apenas "teórica" dissociada da "prática". No entanto,

  • A.

    embora a frase seja chocante, ela revela uma realidade: a da ignorância de nossos professores em matéria pedagógica.

  • B.

    a prática pedagógica exige saberes específicos que não podem se limitar ao simples conteúdo: saberes didáticos, psicocognitivos, organizacionais, históricos, éticos.

  • C.

    a prática pedagógica é, na verdade, uma arte, e não pode ser circunscrita a uma "ciência da educação", que é disciplina objetiva.

  • D.

    o que está em jogo aqui é o problema das "competências" pedagógicas, sendo que a mais importante, diante do quadro social brasileiro, é o de controlador de disciplina que também pode ser exercido, como nos Estados Unidos, pelo "policial-pedagogo".

  • E.

    toda prática implica uma teoria, mas a Pedagogia é a única teoria que não corresponde precisamente a uma prática, mas a um conjunto de intenções.

Para a educação de pessoas com necessidades especiais, a qualidade do processo de integração depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que:

  • A.

    Desconsiderem o grau de deficiência e as potencialidades de cada criança.

  • B.

    Considerem a idade cronológica da criança.

  • C.

    Não considerem as condições socioeconômicas da região.

  • D.

    Desconsiderem as condições culturais da região.

"O erro é um momento da aprendizagem que deve estimular a reflexão" (Bernard Charlot). A frase, que parece estranha a uma certa concepção pedagógica e, sobretudo, a uma certa concepção de aprendizagem, significa que:

  • A.

    o professor deve aproveitar os erros que comete, na sala de aula, para refletir sobre sua "práxis", que é "ação e reflexão sobre a ação".

  • B.

    o "erro" significa, muitas vezes, a oportunidade para que o professor auxilie o aluno a refletir sobre a norma (lingüística ou outra), provocando um "conflito cognitivo" que o ajudará a reformular suas "hipóteses".

  • C.

    as pedagogias que apostam no erro, no fundo, promovem a ideologia da classe dominante, uma vez que, na escola dos favorecidos, o erro é sistematicamente corrigido e não um "estímulo à reflexão".

  • D.

    toda aprendizagem implica erros que devem ser corrigidos através de novas teorias pedagógicas.

  • E.

    toda reflexão bem conduzida também comete erros, sobretudo no campo pedagógico que é essencialmente experimental.

Interdisciplinaridade é corretamente definida como

  • A.

    qualquer ramo de conhecimento considerado como objeto de ensino em escolas, tendo em vista a aprendizagem do aluno. Organiza-se por meio de conteúdos e metodologias específicas de cada área de conhecimento.

  • B.

    resultado de uma premissa comum a um conjunto de disciplinas que acaba provocando o surgimento de uma nova macrodisciplina dependente de todas as outras, mas que não se reduz a nenhuma delas.

  • C.

    interação e integração de conceitos, idéias e conteúdos das ciências, das terminologias, da metodologia de ensino e dos dados de organização dos conhecimentos.

  • D.

    justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas nos domínios do conhecimento. É também simbolizada por áreas que agrupam várias disciplinas afins que se complementam sem, no entanto, perder suas especificidades.

As medidas de adaptações curriculares devem considerar alguns aspectos. Quanto a esses aspectos, analise os itens abaixo:

I- Ser precedida de uma criteriosa avaliação do aluno, sem levar em consideração sua competência acadêmica.

II- Promover o registro documental das medidas adaptativas adotadas para integrar o acervo documental do aluno.

  • A.

    Apenas I está correto.

  • B.

    Apenas II está correto.

  • C.

    Ambos estão corretos.

  • D.

    Ambos estão incorretos.

Qual das alternativas abaixo não corresponde a um dos três elementos básicos como eixos da tarefa do professor?

  • A.

    Planejamento detalhado e rigoroso do ensino.

  • B.

    Observação e reflexão constante de e sobre o que acontece na aula.

  • C.

    Atuação diversificada e elástica em função tanto dos objetivos e do planejamento desenhado como da observação e da análise que vão sendo realizadas.

  • D.

    Despojamento do saber acumulado pelo professor e aluno.

É comum ouvir-se, hoje, a afirmação de que "para que haja aprendizagem não basta que haja ensino". Isto significa que:

  • A.

    há professores que ensinam pessimamente, mas os alunos aprendem assim mesmo.

  • B.

    que o processo pedagógico pode prescindir do professor, que aos poucos está sendo substituído pelas novas tecnologias educacionais

  • C.

    que ensino e aprendizagem não têm uma relação entre si, tudo dependendo do "ambiente pedagógico" e das "engenharias didáticas".

  • D.

    a aprendizagem é um processo complexo que implica amplamente o investimento do próprio aluno e a adequação dos conteúdos ao desenvolvimento cognitivo do educando.

  • E.

    a afirmação não tem sentido, pois sempre que se ensina "algo" é porque este "algo" foi aprendido por alguém.

Considerando a relação existente entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Sob qualquer hipótese, o método não pode ser convertido em conteúdo ou o objetivo, em uma ação pedagógica.

  • B.

    O conteúdo determina o método, pelo fato de ser a base informativa correta para atingir os objetivos.

  • C.

    Os objetivos expressam apenas a antecipação dos propósitos do educador e a conotação pedagógica dos conteúdos.

  • D.

    Uma vez definidos objetivos e conteúdos, os métodos se apresentam apenas como complemento para a execução da ação pedagógica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...