Questões de Pedagogia

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Os diferentes tipos de relação entre as disciplinas permitem adotar determinadas terminologias. A interdisciplinaridade corresponde ao seguinte conceito:

  • A.

    A aproximação máxima entre as disciplinas sob um sistema totalizador, criando uma unidade complexa.

  • B.

    A organização de conteúdos escolares em matérias independentes umas das outras sem vinculação de conhecimento.

  • C.

    Interação de duas ou mais disciplinas com transferências de leis de uma disciplina para outra, podendo originar um novo campo de conhecimento.

  • D.

    A justaposição das disciplinas de forma somativa de modo a acumular os conteúdos curriculares.

A aprendizagem que consiste em uma relação estímulo-resposta e passível de controle, com conteúdos ministrados em pequenos blocos e controle da situação planejada representa uma:

  • A.

    Concepção construtivista.

  • B.

    Concepção comportamentalista.

  • C.

    Concepção interacionista.

  • D.

    Concepção humanista.

No início da vida e na primeira infância é através do ato motor que a criança se aproxima do mundo. O próprio corpo legal hoje afirma que uma criança não permanece parada, como ouvinte e com uma postura obediente às ordens de um professor, esperando que lhe entregue uma folha ou um brinquedo e aguardando que lhe diga o que fazer. Nessa perspectiva o professor, conjuntamente com o Diretor da instituição deve se preocupar, sobretudo, com

  • A.

    a organização do tempo, garantindo hora e local para correr ou ter aula de educação física, dança e natação..

  • B.

    os momentos de " rodinha", pois é grande o tempo que a criança passa sentada em cadeiras enfileiradas esperando, imóvel, que o adulto lhe dirija, distante, a palavras, como acontece no ensino fundamental.

  • C.

    a disponibilidade afetiva do educador para aceitar a aproximação da criança e saber ouvi-la, atendê-la.

  • D.

    o ambiente, visto em seus aspectos físico, social e emocional de forma integrada que possibilite liberdade para que a criança se movimente em busca de uma atividade e que possa interagir com outras crianças e com o adulto.

  • E.

    a exploração do meio ambiente, pois o conhecimento do mundo deve ser encarado como o fim último da educação

Assinale a afirmação que caracteriza o processo ensino-aprendizagem na dimensão cognitiva.

  • A.

    Valoriza o conhecimento enquanto descoberta, sendo a experimentação planejada à base do conhecimento.

  • B.

    Considera que o sujeito é responsável pela sua própria aprendizagem.

  • C.

    Define o ensinar, enquanto um ato de planejamento e de reforço através dos quais os alunos aprendem.

  • D.

    Considera as emoções articuladas ao conhecimento, as formas de como as pessoas lidam com o ambiente e resolvem problemas.

  • E.

    Entende que a aprendizagem é um processo de construção de liberdades e de desalienação pedagógica e política.

Colocar os conhecimentos psicológicos a serviço da educação requer:

  • A. Uma certa habilidade do futuro professor
  • B. Um comportamento exemplar dos alunos.
  • C. Dos alunos a apropriação do conhecimento.
  • D. Um entendimento claro de teorias educacionais
  • E. Do professor a preparação de um conjunto de práticas de ensino.

O texto, apresentado acima, refere-se:

  • A.

    à pedagogia de projetos.

  • B.

    ao conselho escolar.

  • C.

    à gestão escolar.

  • D.

    ao grêmio estudantil.

  • E.

    ao conselho de classe.

O processo de ensino através de seus componentes – conteúdos e ensino e aprendizagem

  • A. Escola e dinâmica das relações sociais
  • B.

    Desenvolvimento histórico dos métodos de ensino e aprendizagem.

  • C. Valorização dos profissionais da educação.
  • D. Interpretação dos conteúdos.
  • E. Objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar.

No contexto do currículo por competências o ensino- aprendizagem também está voltado para a administração de situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. Dessa maneira, a noção de situação-problema compreende, dentre outras, as características apresentadas abaixo, exceto:

  • A.

    a organização em torno da resolução de um obstáculo pela classe.

  • B.

    a atividade trabalhada respeitando o alcance cognitivo dos alunos.

  • C.

    o estudo organizado em torno de uma situação de caráter concreto.

  • D.

    o trabalho didático que não estimula os conflitos sociocognitivos.

  • E.

    a concepção da situação proposta como um enigma a ser resolvido.

Atender a criança com profissionais especializados capazes de fazer a mediação entre o que a criança já conhece e o que pode conhecer, significa investir no desenvolvimento humano. Hoje se sabe que há períodos cruciais no desenvolvimento e a infância é um deles, durante os quais o ambiente, as interações e as intervenções didáticas dos profissionais de educação podem influenciar a maneira como o cérebro é ativado para exercer funções em áreas como a matemática, a linguagem, a música. A aprendizagem contribui para o desenvolvimento na medida em que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade. Aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade. A aprendizagem tem um caráter ativo, é fruto de uma construção pessoal, mas na qual não intervém apenas o sujeito que aprende; os outros significativos, os agentes culturais, são peças imprescindíveis para essa construção pessoal, para esse desenvolvimento. Aprendizagem, hoje, segundo esta concepção é entendida como

  • A.

    construção social que envolve a pessoa como um todo e se fundamenta nas múltiplas interações entre os parceiros infantis e adultos, nos contextos educativos.

  • B.

    capacidade de assimilar os conhecimentos já elaborados historicamente.

  • C.

    capacidade de tomar conhecimentos dos saberes que são transmitidos pela escola e pela sociedade.

  • D.

    capacidade de reter na memória mediante o estudo, a observação ou a experiência.

  • E.

    construção individual de saberes que se fundamenta nos fatores genéticos e ambientais.

Assinale a opção incorreta no que tange à gestão educacional.

  • A.

    A gestão educacional fundamentada nos princípios e proposições da administração científica de Taylor e gerencial de Fayol materializou-se na administração tecnicista da educação.

  • B.

    Um dos mecanismos de aplicação da gestão democrática da educação, é a implantação de conselhos escolares, dos quais participam, obrigatoriamente, as comunidades escolar e local.

  • C.

    O princípio constitucional da gestão democrática do ensino público foi regulado por lei federal que dispõe sobre a escolha de diretores das unidades escolares por concurso público ou por eleição.

  • D.

    A gestão democrática do ensino público se expressa, na escola, também pelos progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira que devem ser assegurados pelos sistemas de ensino aos estabelecimentos que os integram.

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