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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Os diferentes tipos de relação entre as disciplinas permitem adotar determinadas terminologias. A interdisciplinaridade corresponde ao seguinte conceito:
A aproximação máxima entre as disciplinas sob um sistema totalizador, criando uma unidade complexa.
A organização de conteúdos escolares em matérias independentes umas das outras sem vinculação de conhecimento.
Interação de duas ou mais disciplinas com transferências de leis de uma disciplina para outra, podendo originar um novo campo de conhecimento.
A justaposição das disciplinas de forma somativa de modo a acumular os conteúdos curriculares.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A aprendizagem que consiste em uma relação estímulo-resposta e passível de controle, com conteúdos ministrados em pequenos blocos e controle da situação planejada representa uma:
Concepção construtivista.
Concepção comportamentalista.
Concepção interacionista.
Concepção humanista.
No início da vida e na primeira infância é através do ato motor que a criança se aproxima do mundo. O próprio corpo legal hoje afirma que uma criança não permanece parada, como ouvinte e com uma postura obediente às ordens de um professor, esperando que lhe entregue uma folha ou um brinquedo e aguardando que lhe diga o que fazer. Nessa perspectiva o professor, conjuntamente com o Diretor da instituição deve se preocupar, sobretudo, com
a organização do tempo, garantindo hora e local para correr ou ter aula de educação física, dança e natação..
os momentos de " rodinha", pois é grande o tempo que a criança passa sentada em cadeiras enfileiradas esperando, imóvel, que o adulto lhe dirija, distante, a palavras, como acontece no ensino fundamental.
a disponibilidade afetiva do educador para aceitar a aproximação da criança e saber ouvi-la, atendê-la.
o ambiente, visto em seus aspectos físico, social e emocional de forma integrada que possibilite liberdade para que a criança se movimente em busca de uma atividade e que possa interagir com outras crianças e com o adulto.
a exploração do meio ambiente, pois o conhecimento do mundo deve ser encarado como o fim último da educação
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Assinale a afirmação que caracteriza o processo ensino-aprendizagem na dimensão cognitiva.
Valoriza o conhecimento enquanto descoberta, sendo a experimentação planejada à base do conhecimento.
Considera que o sujeito é responsável pela sua própria aprendizagem.
Define o ensinar, enquanto um ato de planejamento e de reforço através dos quais os alunos aprendem.
Considera as emoções articuladas ao conhecimento, as formas de como as pessoas lidam com o ambiente e resolvem problemas.
Entende que a aprendizagem é um processo de construção de liberdades e de desalienação pedagógica e política.
Colocar os conhecimentos psicológicos a serviço da educação requer:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O texto, apresentado acima, refere-se:
à pedagogia de projetos.
ao conselho escolar.
à gestão escolar.
ao grêmio estudantil.
ao conselho de classe.
O processo de ensino através de seus componentes – conteúdos e ensino e aprendizagem
Desenvolvimento histórico dos métodos de ensino e aprendizagem.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
No contexto do currículo por competências o ensino- aprendizagem também está voltado para a administração de situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos. Dessa maneira, a noção de situação-problema compreende, dentre outras, as características apresentadas abaixo, exceto:
a organização em torno da resolução de um obstáculo pela classe.
a atividade trabalhada respeitando o alcance cognitivo dos alunos.
o estudo organizado em torno de uma situação de caráter concreto.
o trabalho didático que não estimula os conflitos sociocognitivos.
a concepção da situação proposta como um enigma a ser resolvido.
Atender a criança com profissionais especializados capazes de fazer a mediação entre o que a criança já conhece e o que pode conhecer, significa investir no desenvolvimento humano. Hoje se sabe que há períodos cruciais no desenvolvimento e a infância é um deles, durante os quais o ambiente, as interações e as intervenções didáticas dos profissionais de educação podem influenciar a maneira como o cérebro é ativado para exercer funções em áreas como a matemática, a linguagem, a música. A aprendizagem contribui para o desenvolvimento na medida em que aprender não é copiar ou reproduzir a realidade. Aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade. A aprendizagem tem um caráter ativo, é fruto de uma construção pessoal, mas na qual não intervém apenas o sujeito que aprende; os outros significativos, os agentes culturais, são peças imprescindíveis para essa construção pessoal, para esse desenvolvimento. Aprendizagem, hoje, segundo esta concepção é entendida como
construção social que envolve a pessoa como um todo e se fundamenta nas múltiplas interações entre os parceiros infantis e adultos, nos contextos educativos.
capacidade de assimilar os conhecimentos já elaborados historicamente.
capacidade de tomar conhecimentos dos saberes que são transmitidos pela escola e pela sociedade.
capacidade de reter na memória mediante o estudo, a observação ou a experiência.
construção individual de saberes que se fundamenta nos fatores genéticos e ambientais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta no que tange à gestão educacional.
A gestão educacional fundamentada nos princípios e proposições da administração científica de Taylor e gerencial de Fayol materializou-se na administração tecnicista da educação.
Um dos mecanismos de aplicação da gestão democrática da educação, é a implantação de conselhos escolares, dos quais participam, obrigatoriamente, as comunidades escolar e local.
O princípio constitucional da gestão democrática do ensino público foi regulado por lei federal que dispõe sobre a escolha de diretores das unidades escolares por concurso público ou por eleição.
A gestão democrática do ensino público se expressa, na escola, também pelos progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira que devem ser assegurados pelos sistemas de ensino aos estabelecimentos que os integram.
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