Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando direcionado ao contexto familiar, o processo avaliativo deve focalizar, exceto:
O apoio propiciado ao aluno e à sua família.
A dinâmica familiar.
As possibilidades e pautas educacionais.
As orientações éticas e morais.
Pedagogia - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O projeto SACI do Movimento de Educação de Base – MEB, colocado em funcionamento por D. Eugênio Sales, em Natal-RN, é um modelo de educação a distância de:
segunda geração;
primeira geração;
terceira geração;
quarta geração.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
As alternativas abaixo apresentam considerações sobre a Avaliação Escolar no Processo de Construção do Conhecimento. Assinale a que está incorreta
É um processo em si mesmo, que busca o domínio da aprendizagem e as competências adquiridas.
Deve assumir um caráter coerente com a concepção que orienta a ação educativa
É considerado como elemento de diagnóstico permanente.
Os resultados da avaliação devem favorecer a reorganização do processo de ensino-aprendizagem.
Deve tornar-se uma situação de encontro entre o aluno e o objeto do conhecimento mediado pelo professor
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A aula expositiva dialogada é ainda hoje muito utilizada pelos professores. ZÓBOLI (2004) nos apresenta alguns procedimentos que devemos considerar. Analise as afirmativas abaixo indicando (V) Verdadeiras e (F) Falsas
( ) Estabelecer claramente seus objetivos.
( ) Procurar manter os alunos numa atitude de reflexão.
( ) Explorar as vivências dos alunos para enriquecer a exposição.
( ) Utilizar uma linguagem, compatível com sua formação, afinal os alunos precisam aprender a falar
( ) Deve ser usada na educação infantil de modo prioritário.
Assinale a seqüência correta:
VVVFF
VVFFV
FVFVV
FFVVV
FVVVF
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Vygotsky sustenta que é relevante para a educação conhecer a zona de desenvolvimento proximal de cada criança, conceituando-a como sendo à distância entre dois níveis: o de desenvolvimento atual, avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas sozinha e o nível de desenvolvimento avaliado pela capacidade da criança para resolver problemas auxiliada por alguém. Qual a importância dessa afirmação para o ato pedagógico?
Auxiliar a compreender o potencial social, cognitivo e afetivo da criança.
Apontar para a mediação sociocultural, uma vez que irá sempre existir a interação aluno-professor.
Valorizar a transdisciplinaridade e a multiculturalidade.
Realizar a integração entre professor, aluno, comunidade, sempre na percepção do todo.
Organizar os saberes, de acordo com o planejamento previamente estabelecido.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Existe muita polêmica dos educadores quanto ao ato de avaliar, sob uma ótica contemporânea, a avaliação deve considerar:
A eficiência do professor no encaminhamento da práxis de ensino.
Os conteúdos conceituais (capacidades cognitivas), os elementos procedimentais (aplicação dos saberes e transposição para a prática) e os quesitos atitudinais (aspectos comportamentais).
O mérito pessoal do aluno no desempenho escolar.
Os elementos sancionadores e qualificadores da prática educativa em que principal foco é o aluno.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um professor estabeleceu como um objetivo a ser atingido por seus alunos em geografia o seguinte: Conhecer a divisão político-administrativa e regional do Brasil Esse objetivo por ser amplo pouco pode auxiliar o professor na escolha das estratégias de ensino e na avaliação. Vamos ajudá-lo escolhendo a alternativa que traz a solução para sua prática nas afirmativas abaixo:
1. Definir os objetivos de forma mais específica.
2. Explicitar nos objetivos os comportamentos a serem demonstrados pelos alunos, como resultado das aprendizagens.
3. Formular objetivos explicitando os conhecimentos e as informações a serem adquiridas e habilidades a serem desenvolvidas.
4. Utilizar verbos que descrevam o comportamento do professor ao ensinar e os critérios da avaliação.
Assinale a alternativa correta
somente as alternativas 1, 2 e 3 auxiliam a prática do professor.
somente as alternativas 1, 2 e 4 auxiliam a prática do professor
apenas a alternativa 4.
apenas a alternativa 3.
apenas a alternativa 2.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Para adequar-se às necessidades contemporâneas relacionadas com as formas de aprendizagem, a didática precisa fortalecer a investigação sobre o papel mediador do professor na preparação dos alunos para o pensar. Então, pode-se afirmar que:
O conhecimento supõe o desenvolvimento do pensamento e que desenvolver o pensamento supõe metodologia e procedimentos sistemáticos do pensar.
O ensino pode impulsionar o desenvolvimento das competências intuitivas mediante a formação de conceitos empiristas.
A ação educativa independe da concepção pedagógica adotada pelo educador o que confere um caráter transmissivo ao seu trabalho.
O estímulo das capacidades aprioristas dos alunos ajudando-os a desenvolver competências e habilidades motoras.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Dentre as afirmativas abaixo que tratam de questões relativas à aprendizagem, assinale a alternativa correta:
Problemas na família do aluno, tais como: alcoolismo, má nutrição, ausência paterna ou violência familiar provocam, necessariamente, dificuldades de aprendizagem na escola
São características comuns do aluno com dificuldade de aprendizagem: nível de inteligência muito abaixo da média e deficiências de ordem visual ou auditiva.
Muitos problemas de aprendizagem poderiam ser chamados de problemas escolares já que resultam da má qualificação do professor, de dificuldades de relacionamento entre colegas ou mesmo da resistência às normas escolares
Cabe, exclusivamente, aos pais e especialistas a busca de soluções para as dificuldades de aprendizagem.
O aluno com dificuldade de aprendizagem é aquele que apresenta problemas em todas as áreas do conhecimento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Conforme as abordagens desenvolvidas por Philips,
a afetividade docente não é compatível com o desempenho da profissão de professor
a afetividade docente deve atuar de forma harmoniosa no ensino.
o professor deve priorizar a afetividade na sua prática docente.
Philips não trata de afetividade na prática docente.
o professor não deve considerar as questões afetivas na sua prática docente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...