Questões de Pedagogia

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A língua de sinais deve ser:

  • A.

    Considerada e desenvolvida como a primeira língua dos surdos.

  • B.

    Considerada e desenvolvida como a segunda língua dos surdos.

  • C.

    Considerada como a primeira língua dos surdos e desenvolvida como a segunda língua dos surdos.

  • D.

    Desenvolvida como a primeira língua dos surdos e considerada como a segunda língua dos surdos.

Ainda com referência à EAD, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A EAD é uma forma de democratização da educação e, por isso, deve ser valorizada em sua singularidade, incentivando-se a pesquisa e os estudos específicos acerca dessa metodologia de ensino.

  • B.

    As modernas tecnologias de informática constituem atualmente os únicos meios que possibilitam uma EAD de qualidade. Por isso, essas tecnologias devem ser popularizadas.

  • C.

    Um dos papéis importantes do governo é proporcionar políticas públicas que possibilitem o acesso de um número cada vez maior de pessoas a essa metodologia de ensino.

  • D.

    Atualmente existem vários níveis de EAD no Brasil, inclusive na EJA e na educação profissional.

Para Carlos Sánchez, democratização:

  • A.

    Significa auto-encaminhamento do surdo frente ao não surdo e aos seus professores.

  • B.

    Significa condicionamento do não surdo à realidade dos alunos especiais.

  • C.

    É sinônimo de revolução.

  • D.

    É sinônimo de igualdade de oportunidades.

Dentro de um enfoque crítico, a escola é entendida como uma instituição social permeada pela manifestação das contradições existentes dentro da sociedade brasileira, que é uma sociedade desigual em distribuição de rendas e de acessibilidade às oportunidades. Essas características determinam uma situação na qual podem ser identificadas duas tendências: formar grupos de resistência e pressão para mudar os rumos das coisas através de um processo de conhecimento dos determinantes sociais; e/ou a acomodação de todos os envolvidos no processo àquelas determinações. Nesse sentido, um projeto político-pedagógico deve se propor a

  • A.

    reproduzir a lógica social vigente no meio da instituição escolar e extrapola-la para a comunidade externa para consolidar mais.

  • B.

    fortalecer cada um dos efeitos da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existentes pelas limitações de mudança.

  • C.

    reduzir as repercussões da divisão social do trabalho, do controle hierarquizado e da fragmentação existente através do acesso ao saber.

  • D.

    administrar a organização do trabalho técnicopedagógico de maneira a ser indiferente às contradições existentes porque não dizem respeito à educação.

A educação a distância (EAD) é uma metodologia de ensino cada vez mais popularizada no Brasil. A grande extensão territorial do país tem sido um dos motivos mais fortes no convencimento dos educadores sobre a necessidade do fortalecimento da oferta de educação de qualidade nos vários níveis de ensino proporcionados pela EAD.

A partir das idéias do texto acima, assinale a opção correta acerca da EAD.

  • A.

    De acordo com os estudiosos no assunto, a EAD é uma metodologia de ensino que deve apresentar vida curta no Brasil. Uma de suas principais desvantagens é que oferece o risco de acabar com o modelo de escola tradicional e com a profissão de professores.

  • B.

    A transformação de professores em tutores é uma forma de degradação daquela categoria profissional, uma vez que, para o exercício da atividade de tutor, a exigência de formação é menor que para a de professor.

  • C.

    O tutor de EAD deve atuar como um autor de obras de fundamentação teórica ao escrever os conteúdos oferecidos na modalidade a distância. Com o passar do tempo, os conteúdos de EAD devem substituir os livros tradicionais.

  • D.

    A EAD exige dos profissionais da educação uma nova postura diante das metodologias de ensino e do desenho pedagógico dos cursos. Atenção especial deve ser focada nos padrões de qualidade e por isso deve haver grande investimento na capacitação de professores nessa metodologia de ensino.

Para Nídia Regina Limeira de Sá, escola inclusiva é sinônimo de escola:

  • A.

    Argumentativa.

  • B.

    Significativa.

  • C.

    Evocativa.

  • D.

    Holística.

A literatura da área da educação coloca, como condição para desenvolver um projeto pedagógico de forma democrática dentro da escola, alguns pressupostos que podem ser expressos através dos seguintes princípios:

  • A.

    contextualização, gestão participativa, flexibilidade, identidade e autonomia.

  • B.

    interdisciplinaridade, gestão participativa, hierarquia bem definida e produtividade.

  • C.

    gestão promissora de indivíduos, publicização de resultados e humildade pessoal.

  • D.

    laborabilidade, democracia, flexibilidade e interdisciplinaridade nas ações a serem realizadas.

O controle da aprendizagem passa pelo controle das ações dos alunos. O trabalho docente deve considerar a ajuda aos alunos na realização das tarefas. Nesse contexto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na maioria das vezes, o mais importante é controlar as ações dos alunos. Alunos bem doutrinados têm maior facilidade para absorção de conhecimento.

  • B.

    O mais importante é a inexistência de regras, uma vez que as crianças são capazes de se organizar de acordo com seus hábitos individuais. Por isso, o papel primordial do professor deve ser o de fornecer conhecimentos científicos.

  • C.

    O controle das ações dos alunos não compete à escola e sim, aos pais. O papel da escola é repassar aos alunos os conhecimentos acumulados pela humanidade.

  • D.

    Dosar as ações de ajuda e controle constitui uma boa medida para que a aprendizagem aconteça com sucesso. Normas claras e explícitas contribuem para a manutenção de um bom clima de trabalho.

Favorece o trabalho com as comunidades surdas:

  • A.

    Apenas o encontro e o diálogo.

  • B.

    O encontro, o diálogo e o retorno pelo estranhamento.

  • C.

    Apenas o diálogo.

  • D.

    Nenhuma das alternativas anteriores.

Sobre a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) ou F (falso).

( ) A construção do PPP implica envolvimento direto e vontade política dos poderes públicos Estaduais, Municipais e Federal, com a participação indireta da comunidade escolar.

 ( ) Para construir o PPP, é necessário realizar uma análise e avaliação diagnóstica, para criar soluções às situações-problema da escola, dos grupos e dos indivíduos.

 ( ) Para construir o PPP, é necessário definir claramente os princípios e as diretrizes contextualizadas, que projetem o vir a ser da escola.

 ( ) Na construção do PPP, a equipe técnica da escola tem a responsabilidade de elaborar o documento com base nas sugestões da comunidade escolar.

( ) Para a construção do PPP, é necessária a prática do planejamento participativo que aprofunde compromissos, estabeleça metas claras e realizáveis, criando uma consciência coletiva com base nos diagnósticos: geral, das áreas, por componente curricular, por setor escolar, por grupos de professores e por pessoas nos grupos.

Indique a alternativa correta.

  • A.

    VVFFV.

  • B. FFVFV.
  • C. FVFVV.
  • D. VFVFF
  • E. FVVFV
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