Questões de Pedagogia

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Ao final da unidade de ensino, de um trabalho numa perspectiva de avaliação formativa, o professor ao avaliar sua turma, identificou que um número elevado de alunos não apresentou bom desempenho. Preocupado, questionou a eficácia de seu trabalho didático tecendo as seguintes considerações:

Assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Devo redefinir os conteúdos programáticos.

( ) Preciso utilizar procedimentos mais eficazes para trabalhar os conteúdos

( ) Posso fazer um trabalho de recuperação contínuo e sistemático.

( ) Espero que a coordenação me dê elementos, e só então, redefino meu fazer pedagógico

( ) Devo concluir que meus procedimentos não foram de todo inadequados e que os alunos é que não estavam preparados para nova aprendizagens.

A seqüência correta é:

  • A.

    VVVFF

  • B.

    VFVFV

  • C.

    VFVFF

  • D.

    FVVFF

  • E.

    VFFVV

Abaixo se encontram alguns objetivos da utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem:

1. Situar no tempo e no espaço cada item do programa de Matemática.

2. Esclarecer idéias matemáticas que estão sendo construídas pelos alunos.

3. Sugerir caminhos de abordagem dos conceitos matemáticos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental estaria adequado:

  • A.

    apenas o objetivo 1;

  • B.

    apenas os objetivos 1 e 2;

  • C.

    apenas os objetivos 1 e 3;

  • D.

    apenas os objetivos 2 e 3

  • E.

    os objetivos 1, 2 e 3.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A escola pública necessita de uma gestão que, partindo da construção do projeto pedagógico, possibilite a escola alcançar sua finalidade, concretizando sua função social. Para concretizar o que pretende, necessitará de um planejamento que organize o trabalho escolar e a prática pedagógica. Portanto, quanto ao planejamento, podemos afirmar que:

  • A.

    é uma ação de inteira responsabilidade do gestor da escola, sendo um risco compartilhar com os demais segmentos da escola.

  • B.

    dificulta a identificação de prioridades, apesar de permitir a delegação de autonomia e buscar a unidade às ações.

  • C.

    é um processo que deve permear todas as atividades da escola, servindo de instrumento permanente na construção e desenvolvimento do projeto pedagógico.

  • D.

    é uma ação que define objetivos e metas, porém não facilita a organização sistemática dos recursos necessários para alcançar os resultados.

De acordo com a visão de Haydt (1997) sobre avaliação nas modalidades Diagnóstica e Formativa, analise as afirmativas abaixo indicando com (D) a(s) que se refere(m) à Avaliação Diagnóstica e com (F) a(s) que se refere(m) à Avaliação Formativa:

( ) É realizada no inicio do período letivo ou unidade de ensino com intenção de verificar se os alunos apresentam ou não os pré-requisitos necessários às aprendizagens.

( ) Visa a determinar se o aluno domina cada etapa antes de prosseguir o processo ensino-aprendizagem.

( ) É utilizada para caracterizar eventuais problemas de aprendizagem e identificar suas possíveis causas.

( ) É basicamente orientadora, pois orienta tanto o estudo do aluno como o trabalho do professor

A seqüência correta é

  • A.

    DFDF

  • B.

    FDFD

  • C.

    DFFF

  • D.

    DDDF

  • E.

    FDFD

De acordo com a literatura da educação, podemos afirmar que existem diferentes tempos de desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos. Um deles é destinado ao desenvolvimento de ações de busca, de construção de alternativas; outro é destinado a se ter o acesso aos conteúdos e informações científicas; e, finalmente, o último é destinado a uma análise crítica do processo, no qual ocorre um determinado nível de conscientização conquistado pelo próprio indivíduo. Diante do exposto, é possível concluir que

  • A.

    cada professor e cada aluno deve desenvolver-se, de forma separada e própria, ao seu momento, para fazer a síntese necessária.

  • B.

    o momento mais importante cada um é que define, para a concretização das ações a serem realizadas.

  • C.

    os tempos de aprendizagem devem ser nivelados e hierarquizados de forma a atender a todos da mesma maneira e a partir de um único padrão.

  • D.

    cada tempo se desenvolve dentro de um processo no qual os três estão estreitamente articulados.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, na abordagem dos números irracionais deve ser evitado que o aluno identifique o número irracional:

  • A.

    com um radical;

  • B.

    com um número de infinitas "casas" decimais não periódicas;

  • C.

    com um ponto na reta, situado entre dois racionais apropriados;

  • D.

    como um número que não pode ser expresso por uma razão de dois inteiros;

  • E.

    com um ponto na reta obtido por meio de uma construção com régua e compasso.

O intérprete em sala de aula é bem-vindo por um lado, já que favorece a interlocução entre todos, e incomoda por outro, já que há uma desconfiança a cerca de seus reais propósitos e do lugar que ele efetivamente deverá ocupar na sala de aula. A afirmação:

  • A.

    É completamente correta.

  • B.

    É completamente incorreta.

  • C.

    É parcialmente correta porque o intérprete nunca incomoda.

  • D.

    É parcialmente correta porque o intérprete nunca é bemvindo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O Projeto Pedagógico tem de partir, necessariamente, de uma concepção de educação que se constitua como o referencial teórico que norteará os procedimentos, processos, atividades, organização administrativa e pedagógica, estruturação curricular, organização de tempos e espaços da escola. Assim, uma vez definida a concepção de educação que subsidiará a elaboração do Projeto, passa-se a explicitar os princípios que devem orientar a sua construção. Sobre os princípios, é correto afirmar que:

I- a democracia deve ser um princípio substantivo da gestão da educação, enfatizado na Lei 9394/96.

II- é preciso que haja a ação coletiva, que envolva a participação de todos na análise dos problemas escolares, para que a discussão/reflexão não se dilua, perdendo a visão do todo.

III- na gestão, a autonomia da escola é relativa, impede que a escola construa seus próprios caminhos, sua trajetória, sua cultura, que a distinguem das outras escolas.

IV- a qualidade, na sua dimensão positiva, deve ser priorizada, pois é ela que garante a formação do indivíduo, enquanto cidadão.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    III e IV.

A respeito da EAD no Brasil, julgue os itens a seguir.

I Atualmente, encontram-se disponíveis várias plataformas virtuais de domínio público que podem ser utilizadas na EAD.

II A popularização do computador e da Internet tem contribuído bastante para a expansão de uma EAD de qualidade.

III Uma das maiores dificuldades para a expansão da EAD é a forma de avaliação, que deve ser, necessariamente, de forma presencial.

IV A EAD é um direito garantido na LDB e, por isso, só pode ser ministrada por instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    III e IV.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental é correto afirmar que:

  • A.

    a resolução de problemas não deve se limitar à aplicação de aprendizagens realizadas;

  • B.

    a representação fracionária dos racionais deve se apresentada antes da representação decimal;

  • C.

    o conceito de semelhança deve ser apresentado antes do teorema de Pitágoras

  • D.

    as noções de "ponto, reta e plano" devem ser tomadas como referência para o ensino da geometria

  • E.

    os conjuntos devem servir de base para a aprendizagem de números e operações.

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