Questões de Pedagogia

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A administração de disciplina é um aspecto de grande importância em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes.

I A autoridade máxima em sala de aula deve ser o professor, que, por meio de imposição, deve controlar todas as possíveis manifestações que possam colocar em risco a ordem do ambiente.

II A autoridade do professor deve-se manifestar no domínio do conteúdo, nos métodos de ensino, no trato com a classe e nas diferenças individuais entre alunos.

III A autoridade moral se manifesta no conjunto de qualidades do professor: dedicação profissional, sensibilidade, senso de justiça e traços de caráter.

IV A autoridade técnica constitui o conjunto de qualidades, capacidades, habilidades e hábitos pedagógicos necessários para a administração da disciplina em sala de aula.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Para Perlin, a identidade surda de quem nasceu ouvinte e com o tempo tornou-se surdo, pode ser chamada de:

  • A.

    Identidade surda de transição.

  • B.

    Identidade surda flutuante.

  • C.

    Identidade surda híbrida.

  • D.

    Identidade surda incompleta.

Sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, não é correto afirmar que:

  • A.

    a comunidade interna e externa à escola é convidada a participar.

  • B.

    o projeto apóia-se na autonomia, responsabilidade e criatividade.

  • C.

    o projeto é construído de forma interdisciplinar.

  • D.

    a gestão democrática da escola é uma exigência do projeto.

  • E.

    o projeto deve ser responsabilidade exclusiva da direção da escola.

O trabalho docente se caracteriza por um constante vaivém entre as tarefas cognitivas colocadas pelo professor e o nível de preparo dos alunos para resolverem as tarefas. À luz dessa assertiva, assinale a opção correta.

  • A.

    O professor precisa estabelecer objetivos e aprender a combinar severidade, respeito e aspectos socioemocionais, sem perder de vista as necessidades afetivas de seus alunos e o contexto em que estes estão inseridos.

  • B.

    Na maioria das escolas, existem alunos com muita deficiência de conteúdo, além de defasagem entre a idade cronológica e a série em que estão matriculados, o que dificulta a realização de um trabalho homogêneo.

  • C.

    Para que haja uma boa interação entre professor e aluno, o professor deve apresentar os objetivos, os temas e as tarefas de forma clara e compreensível, esforçando-se em formular questões compreensíveis para os alunos.

  • D.

    O professor precisa aprender a ouvir seus alunos, adequando os conteúdos ao que interessa a eles. Nesse sentido, a fala do aluno é mais importante que os conteúdos a serem trabalhados.

Ocupa-se dos valores:

  • A. A teoria epistemológica.
  • B. A teoria antropológica.
  • C. A teoria axiológica.
  • D. A teoria construtivista.
  • E. A teoria sociológica.

Perlin delineia três tipos de ouvintismo. Não é um deles:

  • A.

    Ouvintismo tradicional.

  • B.

    Ouvintismo natural.

  • C.

    Ouvintismo crítico.

  • D.

    Ouvintismo moderno.

Com referência ao conhecimento das condições de aprendizagem dos alunos, assinale a opção correta.

  • A.

    A motivação é uma das condições essenciais da aprendizagem, que depende exclusivamente da capacidade individual do aluno; assim, ela é uma ação que não pode ser proporcionada pelo professor em sala de aula, razão pela qual o professor deve conhecer as experiências de seus alunos.

  • B.

    Os fatores sociais não podem interferir na aprendizagem. As condições de vida e o ambiente sociocultural não oferecem requisitos para a vida escolar. Prova disso é o grande número de crianças que vivem em condições desumanas e conseguem alcançar sucesso na vida escolar.

  • C.

    Muitos professores contribuem para aumentar as desvantagens trazidas pelos alunos em decorrência de suas condições sociais de origem, tachando as crianças de burras ou convencendo seus pais de que elas não têm perfil para os estudos.

  • D.

    O ensino não pode se apoiar nas experiências do senso comum das crianças, pois, assim, corre o risco de tornar-se equivocado e fugir dos conhecimentos científicos. A principal função da escola é propiciar o acesso a conhecimentos elaborados e conservados pela humanidade, proporcionando a todos uma educação de qualidade.

Uma das alternativas abaixo não diz respeito à efetivação do princípio de gestão democrática na escola. Assinale-a.

  • A.

    Participação e envolvimento dos profissionais da educação na discussão e elaboração do projeto pedagógico.

  • B.

    Vinculação entre educação escolar, o trabalho, a prática social, inclusão e projetos de aceleração

  • C.

    Participação e envolvimento da comunidade escolar e local na composição dos conselhos escolares

  • D.

    Articulação entre família e comunidade criando processos de integração entre sociedade escola

  • E.

    Envolvimento da comunidade escolar e usuária na tomada de decisões e enfrentamento dos desafios da realidade escolar.

Recusando a idéia de que o professor é um mero expectador das políticas educacionais − um mero técnico ou burocrata que apenas executa as diretrizes político-pedagógicas vindas dos órgãos superiores, sem refleti-las e participar de alguma forma de sua elaboração − continuo a acreditar que a formação continuada possa ser uma formação verdadeiramente profissional, alicerçada na coresponsabilidade, na capacidade e no poder de mudança pelos professores de cada uma das escolas...

A concepção acima, pressupõe que a inovação e a atualização do Professor serão atingidas através de:

  • A. cursos e seminários organizados por sindicatos e associações de classe.
  • B. grupos de trabalhos para elaboração coletiva de material didático e textos de apoio ao aluno.
  • C. grupos de estudo-reflexão e projetos de formaçãoação- investigação.
  • D. movimentos de reivindicações de melhores condições de trabalho e salários dignos, compatíveis com sua profissionalização.
  • E. reuniões sistemáticas com a Direção, para elaboração de diretrizes e metodologias do Projeto da Escola.

Assinale a alternativa correta. Segundo Gladis T. T. Perlin (do livro "A Surdez"):

  • A.

    É inadequado o uso de termos como deficiência e diferença para classificar o surdo.

  • B.

    O surdo tem diferença e não deficiência.

  • C.

    O surdo tem deficiência e não diferença.

  • D.

    O surdo tem deficiência e diferença.

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