Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O estudo é uma atividade cognitiva que se realiza por meio de tarefas e ações cuja finalidade é a assimilação consciente de conhecimentos. A partir dessa informação, assinale a opção correta.
Ensinar a pensar é uma das tarefas primordiais do professor, independentemente da área de atuação em que se concentre sua disciplina.
O trabalho docente se efetiva no ensino de conhecimentos e métodos que desenvolvam a capacidade de aprendizagem por meio do cumprimento de determinadas tarefas.
A repetição é um dos pontos primordiais para aquisição de conhecimentos e, por isso, deve ser constantemente incentivada pelos professores.
O fornecimento de respostas corretas é uma das principais funções dos que se propõem a educar crianças, posto que isso favorece a criação de hábitos saudáveis de conhecimento.
Eu só sou sujeito se os outros também o são e se eu possibilito que os outros o sejam.
Para se ter uma gestão democrática é preciso permitir que a Sociedade
Sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F(falso).
Indique a alternativa correta.
V V V F F.
V V F F V.
V F F V V.
V F V F V.
V V V V V.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Em sua obra, Paulo Freire (1996) explica "radicalidade" como atitude que implica
intransigência, ativismo, humildade.
passividade, comunicabilidade, criticidade.
ativismo, intransigência, imposição.
diálogo, criticidade, transigência.
ação, reflexão, imposição.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre o "Construtivismo em sala de aula" analise as afirmativas a seguir.
I. As construções de autoconceitos, representações e atribuições só poderão ser realizadas e sistematizadas no contexto da educação escolar.
II. Quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver o mundo e nos relacionar com ele. Como parte dessa aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.
III. Segundo Cool, atribuir significados aos conteúdos concretos é um processo que nos mobiliza em nível cognitivo e que nos leva a revisar e recrutar nossos esquemas de conhecimento, para dar conta de uma nova situação, tarefa ou conteúdo de aprendizagem, estabelecendo novos esquemas, conexões e relações.
Indique a alternativa correta.
Apenas a I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Autores, dentre eles, Paulo Freire (1996), defendem que a educação popular deve ter como objetivo a emancipação humana. Nessa perspectiva, a concepção de educação pressupõe um método
ativo, retórico e mnemônico.
dialógico, crítico e participante.
mnemônico, participativo, acrítico.
impositivo, retórico e crítico.
bancário, progressista, dialógico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Numere a coluna da direita procurando relacionar as Tendências Pedagógicas predominantes na Educação Infantil apresentadas na coluna da esquerda com as situações apresentadas à direita.
A seqüência correta de cima para baixo, está em:
A, A, B, C
B, B, C, A
C, A, C, B
B, A, B, C
De acordo com a Visão de Veiga (1996) sobre o Projeto Político Pedagógico da Escola, analise as proposições abaixo.
I. O PPP deve estar norteado pelos princípios da igualdade de condições de acesso à escola e de permanência nela, na qualidade da educação, na gestão democrática, na liberdade e valorização do magistério.
II. O PPP é um documento que revela as ações pedagógicas e políticas da escola, devendo ser elaborado pelos gestores e pela equipe técnica da escola.
III. O PPP se constitui num instrumento de gestão democrática que expressa o desejo coletivo de mudança, caracterizando-se como um documento que organiza o planejamento pedagógico da escola em sua globalidade, visando superar a fragmentação do trabalho, o autoritarismo e a centralização do poder.
Indique a alternativa correta.
Apenas I e II estão corretas
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa que descreve um objetivo correto dos Parâmetros Curriculares Nacionais:
posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos; tomar decisões subjetivas sem consultar outras esferas do conhecimento.
perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, sem, contudo, identificar seus elementos e as interações, a fim de garantir a melhoria do meio ambiente
utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos isoladamente para cada área do conhecimento, a fim de alcançar a unicidade temática;
conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e de outras nações, posicionando-se sem qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crença, de sexo, de etnia ou outras características individuais
questionar a realidade social formulando-se os problemas e tratando de resolvê-los, sendo que esse questionamento deve ficar restrito ao âmbito escolar sem visar à solução dos problemas sociais no qual o aluno encontra-se inserido.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
É condição essencial para favorecer as práticas de escrita:
Propor atividades de escrita que façam sentido para as crianças, isto é, que elas saibam para que e para quem estão escrevendo, revestindo a escrita de seu caráter social.
Propor atividades que permitam diversidade de estratégias nas formas de resolução encontradas pelas crianças.
Auxiliar as crianças a desenvolverem a habilidade de retornar ao texto escrito – reler o que está ou foi escrito – para reelaborá-lo, ampliá-lo, ou melhor, compreendê-lo.
Todas as alternativas anteriores estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...