Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere as seguintes afirmações sobre as funções da avaliação em Matemática:
1. Fornecer aos estudantes informações sobre o desenvolvimento das capacidades e competências que lhes são exigidas socialmente.
2. Fornecer aos professores as informações sobre como está ocorrendo a aprendizagem.
3. Fornecer ao professor informações sobre as competências de cada aluno.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental estariam corretas:
somente a afirmação 1;
somente a afirmação 3;
somente as afirmações 2 e 3;
somente as afirmações 1 e 2;
as afirmações 1, 2 e 3.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No referente ao tema abordado no texto, é correto afirmar que o ritual pedagógico
definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio deve ser ratificado na educação continuada dos professores.
manifesta as estruturas mais amplas que o condicionam e o geram.
Constituem-se procedimentos auxiliares da avaliação escolar:
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo os Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental, a proporcionalidade apresenta fortes conexões com outras noções e conceitos da Matemática escolar. Das alternativas abaixo, segundo o documento, qual atividade não estaria relacionada ao trabalho com proporcionalidade?
Resolução de problemas multiplicativos.
Trabalho com porcentagem.
Estudo de semelhança de figuras.
Trabalho com Matemática Financeira
Resolução de equações do segundo grau
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Ainda acerca do ritual pedagógico focado no texto, assinale a opção correta.
Na escola de organização burocratizada, o ritual pedagógico prescinde de exames, provas e argüições.
Em um contexto de burocratização da organização escolar, os métodos, locais e arrumações dos espaços visam à atividade dos alunos, com decorrente prazer no aprender.
O ritual pedagógico no qual o saber é imposto aos alunos configura-se, na visão de Paulo Freire, em caminho de domesticação.
Os caminhos de domesticação são expressões da própria cultura dos alunos, que se quer respeitada e retroalimentada.
A avaliação escolar numa perspectiva atual deverá ser vista como:
O Referencial Curricular para Educação Infantil, assim como as Diretrizes Curriculares, determina três grandes eixos em torno dos quais todas as atividades pedagógicas do currículo devem girar, a saber
o brincar com papéis ou de faz-de-conta, jogos de construção, jogos de regras.
a comunicação, a percepção, a reflexão mental.
a exploração do mundo físico, o conhecimento do espaço e o brincar.
artes visuais, língua oral, música.
o brincar; o movimento; o conhecimento de si e do outro.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação aos conteúdos de Matemática a serem trabalhados no Ensino Médio, considere as seguintes recomendações:
1. O estudo das funções trigonométricas deve se ater às funções seno, cosseno e tangente.
2. Deve-se aprofundar o conhecimento dos alunos sobre números e operações.
3. É importante o trabalho com os números complexos desde que seja como uma ampliação dos conjuntos numéricos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio estariam corretas:
apenas a recomendação 1;
apenas as recomendações 1 e 2;
apenas as recomendações 1 e 3;
apenas as recomendações 2 e 3;
as recomendações 1, 2 e 3.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"O fracasso escolar é sempre relativo a uma cultura escolar definida, ou seja, a formas particulares de excelência, a programas e exigências" (Philippe Perrenoud). A respeito do racasso escolar, é correto afirmar que:
ele é sempre o resultado de uma relação pedagógica autoritária.
seu principal responsável é o professor que, por sua vez, é fruto de uma má formação.
há muitos e diferentes fatores que intervêm no fracasso escolar: fatores sociais, econômicos, culturais, pedagógicos, etc. Ele é, finalmente, o resultado do fracasso de muitas outras políticas públicas e não pode ser resolvido apenas pedagogicamente.
o fracasso escolar é inerente à instituição "escola", por isso a ação pedagógica do professor, tentando superá-lo, é inútil.
num sistema democrático e universal de acesso à escola elementar, como o nosso, o fracasso é de inteira responsabilidade de cada aluno.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito do conceito apresentado no texto, assinale a opção correta.
O ritual pedagógico é tanto menos coercitivo quanto mais burocratizada for a instituição escolar.
A desburocratização da escola resulta na divisão social e técnica do trabalho.
A organização burocrática da escola submete a atividade docente a normas de conformidade, calendários, horários e carga horária.
Na organização escolar burocrática, os programas constituem planificações a posteriori, por considerar as necessidades discentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...