Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as seguintes afirmações sobre as funções da avaliação em Matemática:

1. Fornecer aos estudantes informações sobre o desenvolvimento das capacidades e competências que lhes são exigidas socialmente.

2. Fornecer aos professores as informações sobre como está ocorrendo a aprendizagem.

3. Fornecer ao professor informações sobre as competências de cada aluno.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental estariam corretas:

  • A.

    somente a afirmação 1;

  • B.

    somente a afirmação 3;

  • C.

    somente as afirmações 2 e 3;

  • D.

    somente as afirmações 1 e 2;

  • E.

    as afirmações 1, 2 e 3.

 

No referente ao tema abordado no texto, é correto afirmar que o ritual pedagógico

  • A. é monopólio burguês.
  • B.

    definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio deve ser ratificado na educação continuada dos professores.

  • C. não permite automatismos.
  • D.

    manifesta as estruturas mais amplas que o condicionam e o geram.

Constituem-se procedimentos auxiliares da avaliação escolar:

  • A. Questões de identificação.
  • B. Questões de ordenação.
  • C. Entrevista, observação e fichas.
  • D. Provas escritas.
  • E. Provas orais.

Segundo os Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental, a proporcionalidade apresenta fortes conexões com outras noções e conceitos da Matemática escolar. Das alternativas abaixo, segundo o documento, qual atividade não estaria relacionada ao trabalho com proporcionalidade?

  • A.

    Resolução de problemas multiplicativos.

  • B.

    Trabalho com porcentagem.

  • C.

    Estudo de semelhança de figuras.

  • D.

    Trabalho com Matemática Financeira

  • E.

    Resolução de equações do segundo grau

 

Ainda acerca do ritual pedagógico focado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na escola de organização burocratizada, o ritual pedagógico prescinde de exames, provas e argüições.

  • B.

    Em um contexto de burocratização da organização escolar, os métodos, locais e arrumações dos espaços visam à atividade dos alunos, com decorrente prazer no aprender.

  • C.

    O ritual pedagógico no qual o saber é imposto aos alunos configura-se, na visão de Paulo Freire, em caminho de domesticação.

  • D.

    Os caminhos de domesticação são expressões da própria cultura dos alunos, que se quer respeitada e retroalimentada.

A avaliação escolar numa perspectiva atual deverá ser vista como:

  • A. Ato de aplicar provas.
  • B. Atribuir notas aos alunos.
  • C. Classificar os alunos.
  • D. Parte integrante do processo de ensino e aprendizagem.
  • E. Selecionar os melhores alunos.

O Referencial Curricular para Educação Infantil, assim como as Diretrizes Curriculares, determina três grandes eixos em torno dos quais todas as atividades pedagógicas do currículo devem girar, a saber

  • A.

    o brincar com papéis ou de faz-de-conta, jogos de construção, jogos de regras.

  • B.

    a comunicação, a percepção, a reflexão mental.

  • C.

    a exploração do mundo físico, o conhecimento do espaço e o brincar.

  • D.

    artes visuais, língua oral, música.

  • E.

    o brincar; o movimento; o conhecimento de si e do outro.

Em relação aos conteúdos de Matemática a serem trabalhados no Ensino Médio, considere as seguintes recomendações:

1. O estudo das funções trigonométricas deve se ater às funções seno, cosseno e tangente.

2. Deve-se aprofundar o conhecimento dos alunos sobre números e operações.

3. É importante o trabalho com os números complexos desde que seja como uma ampliação dos conjuntos numéricos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio estariam corretas:

  • A.

    apenas a recomendação 1;

  • B.

    apenas as recomendações 1 e 2;

  • C.

    apenas as recomendações 1 e 3;

  • D.

    apenas as recomendações 2 e 3;

  • E.

    as recomendações 1, 2 e 3.

"O fracasso escolar é sempre relativo a uma cultura escolar definida, ou seja, a formas particulares de excelência, a programas e exigências" (Philippe Perrenoud). A respeito do racasso escolar, é correto afirmar que:

  • A.

    ele é sempre o resultado de uma relação pedagógica autoritária.

  • B.

    seu principal responsável é o professor que, por sua vez, é fruto de uma má formação.

  • C.

    há muitos e diferentes fatores que intervêm no fracasso escolar: fatores sociais, econômicos, culturais, pedagógicos, etc. Ele é, finalmente, o resultado do fracasso de muitas outras políticas públicas e não pode ser resolvido apenas pedagogicamente.

  • D.

    o fracasso escolar é inerente à instituição "escola", por isso a ação pedagógica do professor, tentando superá-lo, é inútil.

  • E.

    num sistema democrático e universal de acesso à escola elementar, como o nosso, o fracasso é de inteira responsabilidade de cada aluno.

 

A respeito do conceito apresentado no texto, assinale a opção correta.

  • A.

    O ritual pedagógico é tanto menos coercitivo quanto mais burocratizada for a instituição escolar.

  • B.

    A desburocratização da escola resulta na divisão social e técnica do trabalho.

  • C.

    A organização burocrática da escola submete a atividade docente a normas de conformidade, calendários, horários e carga horária.

  • D.

    Na organização escolar burocrática, os programas constituem planificações a posteriori, por considerar as necessidades discentes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...