Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É recente, na discussão educacional brasileira, a questão do Projeto Político Pedagógico das escolas. Sobre ele podemos afirmar:

  • A.

    Trata-se de uma imposição dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

  • B.

    É um mecanismo importante de democratização das decisões escolares e pedagógicas que orientam a vida institucional das escolas.

  • C.

    É, na verdade, uma farsa, pois nem é cumprido nem fiscalizado.

  • D.

    Na verdade, ele é mais político que pedagógico, pois se constrói sob a influência direta e legítima de grupos eventualmente no poder.

  • E.

    Restringe radicalmente a autonomia do professor, que se vê na impossibilidade de inovar práticas.

A prática administrativa e pedagógica e a organização do currículo e das situações de aprendizagem dos sistemas de ensino deverão, de acordo com a LDB, estar em consonância com os fundamentos estéticos, políticos e éticos do novo ensino médio brasileiro. Estes fundamentos relacionam-se, respectivamente a:

  • A.

    sensibilidade, igualdade e solidariedade

  • B.

    sensibilidade, igualdade e identidade

  • C.

    igualdade, solidariedade e diversidade

  • D.

    identidade, diversidade e sensibilidade

  • E.

    criatividade, identidade e igualdade

Acerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

A co-gestão implica a divisão de responsabilidade de acordo com a estrutura hierárquica da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma preocupação inovadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's é a inclusão da Sexualidade como tema transversal.

"Sabe-se que as curiosidades das crianças a respeito da sexualidade são questões significativas para a subjetividade na medida em que se relacionam com o conhecimento das origens de cada um e com o desejo de saber. (...) A oferta, por parte da escola, de um espaço em que as crianças possam esclarecer suas dúvidas e continuar formulando novas questões contribui para o alívio das ansiedades que muitas vezes interferem no aprendizado dos conteúdos escolares".

Com base nisso, é correto afirmar que:

  • A.

    a abordagem da sexualidade só deve ser iniciada a partir da puberdade, para que a contextualização seja mais eficiente.

  • B.

    temas relacionados à sexualidade são de competência exclusiva de professores de Biologia, por envolverem conceitos morfo-fisiológicos.

  • C.

    a proposta de Orientação Sexual considera a sexualidade nas suas dimensões biológica, psíquica e sociocultural, e por isso reúne contribuições de diversas áreas como Antropologia, História, Economia, Sociologia, Biologia, Medicina, Psicologia, entre outras.

  • D.

    é importante que o professor manifeste suas experiências sexuais e opiniões pessoais no ensino do conteúdo de Orientação Sexual, a fim de estimular o debate e promover uma identificação do aluno com o mestre.

  • E.

    considerando-se o baixo nível de conhecimento por parte dos pais dos alunos, a escola deve evitar ao máximo a interferência de familiares na construção e acompanhamento dos temas trabalhados em Orientação Sexual.

Assinale a alternativa correta. Segundo Perrenoud:

  • A.

    Não cabe ao professor coibir a violência na escola e fora dela.

  • B.

    Cabe ao professor prevenir a violência na escola e fora dela.

  • C.

    Cabe ao professor coibir a violência apenas no âmbito da escola.

  • D.

    Não é função do professor coibir violência na escola, já que os alunos considerariam que ele tomou partido.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A teoria interdisciplinar da educação enfatiza o papel do professor como mediador, modificando a aula, o espaço onde esta se desenvolve e a forma de intervenção didática. Neste sentido, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, nos parênteses. Assinale depois, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:

( ) O novo papel do professor é de formar iguais, ou seja, formar-se professor-pesquisador para que nas práticas pedagógicas lance mão da pesquisa como princípio educativo e assim, forme novos sujeitos críticos e reflexivos.

( ) A aula modifica a postura do professor de "ensinante" para "estar com", de "transmissor" para "parceiro de troca", por meio de uma ação conjunta de grupo, que visa a formação do cidadão, do profissional, do pesquisador, e favorece a iniciativa, a criatividade e a participação no processo.

( ) O professor propõe atividades de pesquisa e estudo individual e juntos " professor e aluno " buscam informações e dados novos para os debates em aula. Desde o início, os alunos são colocados em situações concretas, e são orientados para aprender na ação.

( ) O espaço da sala de aula é o espaço privilegiado das construções e (re)construções. Deve constituir-se num ambiente de transmissão de valores socioculturais. A realidade social é o ponto de partida dos fenômenos educativos, desde que se observe a ordem social vigente.

( ) A (re)significação do espaço escolar em sintonia com o tempo criativo e com a escuta sensível, rompe com a dimensão temporal e constrói o desenho de formação do aluno e do professor.

A seqüência correta é:

  • A.

    F, V, V, F, V

  • B.

    V, V, V, F, V

  • C.

    F, V, V, V, F

  • D.

    V, V, F, V, F

Acerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

A gestão participativa significa a inserção do indivíduo ou do grupo em estruturas decisórias já existentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo os PCN's, "São traços gerais das Ciências buscar compreender a natureza, gerar representações do mundo — como se entende o universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida —, descobrir e explicar novos fenômenos naturais, organizar e sintetizar o conhecimento em teorias, trabalhadas e debatidas pela comunidade científica, que também se ocupa da difusão social do conhecimento produzido". Com base nesse argumento, assinale a alternativa que reflete corretamente as atividades práticas no ensino das Ciências:

  • A.

    O uso de experimentação não deve ser estimulado antes do ensino médio, uma vez que crianças muito pequenas não têm o embasamento cognitivo necessário para a interpretação dos resultados.

  • B.

    É fundamental que todas as etapas de um experimento no ensino das Ciências sejam executadas pelo professor, que é responsável pela segurança da turma.

  • C.

    Os princípios da experimentação científica podem ser explorados em qualquer nível, desde que sejam feitas as simplificações necessárias.

  • D.

    No nível cognitivo dos alunos do ensino fundamental, quanto mais fragmentada for a área do conhecimento, mais fácil será a compreensão e a contextualização do mesmo.

  • E.

    É fundamental que os alunos do primeiro e segundo ciclos do ensino fundamental sejam capazes de entender e utilizar equações matemáticas complexas, símbolos químicos e unidades de grandeza física, a fim de quantificar os conceitos trabalhados.

Com relação ao uso das novas tecnologias na educação, segundo Perrenoud:

  • A.

    Trata-se de um mal necessário.

  • B.

    É uma das dez novas competências.

  • C.

    Deve ser evitado.

  • D.

    Poupa em 60% o trabalho do professor em sala de aula.

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

A gestão do conhecimento pode ser definida como o processo pelo qual uma organização, consciente e sistematicamente, coleta, organiza, compartilha e analisa seu acervo de conhecimento para atingir sua missão.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...