Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Telma Weisz:

  • A.

    As cartilhas não devem ser usadas na escola porque não empregam nenhuma metodologia.

  • B.

    As cartilhas só não são bem usadas na escola porque os professores não estão devidamente preparados.

  • C.

    A metodologia embutida nas cartilhas de alfabetização contribui para o fracasso na escola.

  • D.

    As metodologias empregadas nas cartilhas são contribuições determinantes para evitar o fracasso escolar.

Sobre a avaliação mediadora, analise as afirmativas a seguir.

I. As tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas professores e alunos de todos os níveis de ensino poderão estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de se debruçarem sobre sua produção de conhecimento, para compreender em que momento se encontram, qual a dimensão do seu entendimento.

II. Na concepção mediadora de avaliação, a subjetividade inerente à elaboração e correção de tarefas avaliativas não é um problema mas, um elemento a ser trabalhado positivamente, na medida que tanto os "erros" dos alunos como as dúvidas dos professores em interpretá-los deverão retornar à sala de aula para serem discutidos por todos.

III. O momento de correção das atividades avaliativas deverá existir como um momento de reflexão sobre as hipóteses que foram construídas pelos alunos e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas. As tarefas na escola deveriam ter um caráter problematizador e dialógico, deveria ser um momento de troca de idéias entre educadores e educandos na busca de um conhecimento aprofundado.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas a I está correta.

  • B.

    Apenas I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas I e III estão corretas.

  • E. I, II e III estão corretas.

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

Trata-se de gestão que desenvolve mecanismos de salvaguarda do conhecimento produzido pela organização, tais como: direitos de copyright, patentes, marcas e registros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Regina Scarpa a tarefa do professor é:

  • A.

    Fundamentalmente prática e marcada pelo contexto. Por isso a competência não é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • B.

    Fundamentalmente teórica e marcada, tão somente, pela decisão do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • C.

    Fundamentalmente prática e marcada pelos ditames de consciência do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

  • D.

    Fundamentalmente teórica e marcada pelo contexto. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.

Como instituição social, a escola está organizada em séries, por idade e por determinações de conteúdo, muito mais como forma de controle e de aumento de produtividade do que em razão dos fundamentos do processo de ensino-aprendizagem ou da construção de formas solidárias de viver a vida.

Uma teoria crítica,

  • A. deve propor a escola em tempo integral como direito de todos.
  • B. não pode ignorar as conexões entre educação e trabalho.
  • C. não deve agregar política ao processo de ensinoaprendizagem.
  • D. necessita analisar todos os condicionantes comportamentais da escola.
  • E. defende a organização em séries, como condição de qualidade do ensino.

Sobre a avaliação mediadora na visão de Jussara Hoffman, indique a alternativa que não corresponde aos seus princípios. Cabe ao educador

  • A.

    realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos.

  • B.

    avaliar o desenvolvimento do aluno, atribuindo notas ou conceitos ao seu desempenho em todas as atividades de forma processual.

  • C.

    ao invés de certo ou errado e da atribuição de pontos, fazer comentários sobre as tarefas dos alunos, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem melhores soluções.

  • D.

    oferecer aos alunos muitos momentos e oportunidades de expressar suas idéias.

  • E.

    transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção do conhecimento.

Ainda para Gadotti citando Melchior, a Autonomia Pedagógica:

  • A.

    É a autonomia frente à política educacional.

  • B.

    É a capacidade de definir o currículo da escola.

  • C.

    É a forma de operacionalizar objetivos político-filosóficos.

  • D.

    Refere-se às atividades de ensino-aprendizagem.

A avaliação da aprendizagem possui várias funções, dentre as quais a

  • A.

    Função de dialogar e interagir, promovendo a ética, a aprendizagem e a intervenção no contexto social.

  • B.

    Função de diagnosticar, selecionar e qualificar.

  • C.

    Função de verificar o grau em que as mudanças de aprendizagem estão ocorrendo.

  • D.

    Função de desenvolver competências e habilidades assim como aprimorar os conhecimentos existentes.

  • E.

    Função de formar cidadãos modificadores do contexto da realidade em que vivem.

Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:

  • A.

    Autonomia política.

  • B.

    Autonomia filosófica.

  • C.

    Autonomia didática.

  • D.

    Autonomia administrativa.

Ao entregar suas avaliações aos alunos, o professor corrige as questões no quadro e oportuniza a quem errou refazer a questão. Podemos afirmar que o modelo de avaliação desse docente orienta-se por uma perspectiva

  • A.

    emancipatória.

  • B.

    tradicional.

  • C.

    liberal

  • D.

    organizativa.

  • E.

    transpessoal.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...