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Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Telma Weisz:
As cartilhas não devem ser usadas na escola porque não empregam nenhuma metodologia.
As cartilhas só não são bem usadas na escola porque os professores não estão devidamente preparados.
A metodologia embutida nas cartilhas de alfabetização contribui para o fracasso na escola.
As metodologias empregadas nas cartilhas são contribuições determinantes para evitar o fracasso escolar.
Sobre a avaliação mediadora, analise as afirmativas a seguir.
I. As tarefas são elementos essenciais para a observação das hipóteses construídas pelos alunos ao longo do processo. Através delas professores e alunos de todos os níveis de ensino poderão estabelecer o diálogo com os educandos, no sentido de se debruçarem sobre sua produção de conhecimento, para compreender em que momento se encontram, qual a dimensão do seu entendimento.
II. Na concepção mediadora de avaliação, a subjetividade inerente à elaboração e correção de tarefas avaliativas não é um problema mas, um elemento a ser trabalhado positivamente, na medida que tanto os "erros" dos alunos como as dúvidas dos professores em interpretá-los deverão retornar à sala de aula para serem discutidos por todos.
III. O momento de correção das atividades avaliativas deverá existir como um momento de reflexão sobre as hipóteses que foram construídas pelos alunos e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas. As tarefas na escola deveriam ter um caráter problematizador e dialógico, deveria ser um momento de troca de idéias entre educadores e educandos na busca de um conhecimento aprofundado.
Assinale a alternativa correta.
Apenas a I está correta.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e III estão corretas.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.
Trata-se de gestão que desenvolve mecanismos de salvaguarda do conhecimento produzido pela organização, tais como: direitos de copyright, patentes, marcas e registros.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Regina Scarpa a tarefa do professor é:
Fundamentalmente prática e marcada pelo contexto. Por isso a competência não é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente teórica e marcada, tão somente, pela decisão do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente prática e marcada pelos ditames de consciência do professor. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Fundamentalmente teórica e marcada pelo contexto. Por isso a competência é um saber complementar; ela deve ajudar a definir e assegurar os objetivos norteadores do tratamento dos conteúdos de todas as áreas.
Como instituição social, a escola está organizada em séries, por idade e por determinações de conteúdo, muito mais como forma de controle e de aumento de produtividade do que em razão dos fundamentos do processo de ensino-aprendizagem ou da construção de formas solidárias de viver a vida.
Uma teoria crítica,
Sobre a avaliação mediadora na visão de Jussara Hoffman, indique a alternativa que não corresponde aos seus princípios. Cabe ao educador
realizar várias tarefas individuais, menores e sucessivas, investigando teoricamente, procurando entender razões para as respostas apresentadas pelos alunos.
avaliar o desenvolvimento do aluno, atribuindo notas ou conceitos ao seu desempenho em todas as atividades de forma processual.
ao invés de certo ou errado e da atribuição de pontos, fazer comentários sobre as tarefas dos alunos, auxiliando-os a localizar as dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem melhores soluções.
oferecer aos alunos muitos momentos e oportunidades de expressar suas idéias.
transformar os registros de avaliação em anotações significativas sobre o acompanhamento dos alunos em seu processo de construção do conhecimento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Ainda para Gadotti citando Melchior, a Autonomia Pedagógica:
É a autonomia frente à política educacional.
É a capacidade de definir o currículo da escola.
É a forma de operacionalizar objetivos político-filosóficos.
Refere-se às atividades de ensino-aprendizagem.
A avaliação da aprendizagem possui várias funções, dentre as quais a
Função de dialogar e interagir, promovendo a ética, a aprendizagem e a intervenção no contexto social.
Função de diagnosticar, selecionar e qualificar.
Função de verificar o grau em que as mudanças de aprendizagem estão ocorrendo.
Função de desenvolver competências e habilidades assim como aprimorar os conhecimentos existentes.
Função de formar cidadãos modificadores do contexto da realidade em que vivem.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Para Gadotti, citando Melchior, a autonomia da escola pode ser vista sob cinco perspectivas. Refere-se à capacidade de estabelecer valores que são transformados em fins e objetivos:
Autonomia política.
Autonomia filosófica.
Autonomia didática.
Autonomia administrativa.
Ao entregar suas avaliações aos alunos, o professor corrige as questões no quadro e oportuniza a quem errou refazer a questão. Podemos afirmar que o modelo de avaliação desse docente orienta-se por uma perspectiva
emancipatória.
tradicional.
liberal
organizativa.
transpessoal.
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